Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 02/02/2021

O ´mutirão´ em favor do ´V´

Sem anestesia

Merece ser passado a limpo o episódio do roubo de um veículo que estava estacionado no Hospital de Trauma Dom Luís Fernandes, domingo último, contendo vacinas para imunização contra a Covid-19.

O automóvel (localizado ainda no domingo) é de propriedade de uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde.

Remanescem muitas dúvidas, a começar pelo fato de as vacinas não estarem sendo transportadas em veículo oficial da PMCG.

Muito caro

O Congresso Nacional custa, por dia, aos cofres públicos, pouco mais de 30 milhões de reais.

Desmentido

De maneira inesperada, o presidente do PSB em Campina Grande, ex-vereador Anderson Maia, disse ontem à TV Itararé (canal 18.1) que “não há rompimento” entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o presidente do PSB/PB, deputado Gervásio Maia.

Orquestração

“Nós caminharemos juntos. O que está acontecendo é pura especulação. Nada mais é do que a ´máquina´ do ´Palácio da Redenção´ agindo, porque sabe que terá inúmeras dificuldades para a reeleição do traidor que hoje detém a caneta”, asseverou o dirigente socialista.

Mais adesões

No dia em que foi oficializado como novo líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Wilson Filho (PTB) verbalizou o propósito da expansão: “A bancada governista ainda vai conversar com outros deputados e vai continuar crescendo”.

Deu o esperado

Sem surpresas as eleições de ontem na Assembleia Legislativa.

Por 24 a 11, o deputado João Gonçalves (Podemos) foi eleito 1º secretário disputando com a também governista Pollyanna Dutra (PSB).

Quase unânime

Com a exceção de uma abstenção, Tovar Correia Lima (PSDB) foi eleito para a 2ª vice-presidência da ALPB.

Resistência

O ex-líder governista Ricardo Barbosa (PSB) não conseguiu, ontem, pavimentar a sua indicação para a liderança do ´blocão´ governista e para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Espere

O entrave surgiu dentro da própria bancada do PSB.

“Isso aqui é bronca. A nossa bancada vai se reunir para definir essa questão, deputado Ricardo”, reagiu a deputada Cida Ramos diante do pedido de RB para que ela subscrevesse a sua indicação.

Da boca de…

“… (defendo) um novo pacto político, sem as lentes embaçadas dos interesses individuais ou de grupos, sem as barganhas políticas que fizeram invisíveis milhões de brasileiros…” (senadora Simone Tebet, do MDB/MS, que disputou ontem a presidência do Senado).

Estigma

O PSDB anunciou há alguns dias o apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara Federal.

No final de semana, recuou. E ontem (antes da eleição) estava rachado.

O detalhe

Um sujeito ´oculto´ criou essa instabilidade: deputado Aécio Neves (MG).

Garimpo

“Não tenho dúvidas de que a ciência vencerá o vírus; a prudência vencerá perturbação; e a racionalidade vencerá o obscurantismo…” (presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, ontem, na abertura do ano no Judiciário, tendo ao lado o presidente Bolsonaro).

Da boca de…

“… Um juiz de passagem marcante por essa e outra corte. Mas, sobretudo, um irmão muito querido, de quem recebo, a cada dia, sucessivas lições de vida e múltiplas razões de orgulho…” (advogado Solon Benevides, ontem, ao saudar em nome da OAB/PB a posse de seu irmão, desembargador Saulo Benevides, na presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba).

Disponibilidade

Na mesma ocasião, o desembargador Márcio Murilo, que deixava a presidência, comentou sobre o seu sucessor: “É esse o Saulo que sempre gostei de conviver: falante, atencioso, perspicaz e que vai somar muito. Estou torcendo por Vossa Excelência e pronto para trabalhar em conjunto”.

Apelo à…

O novo presidente do TJ-PB afirmou em seu discurso de posse que “tenho a inabalável confiança de que será possível realizar uma administração humana, moderna e eficiente”.

… Unidade

“Para atingir tais metas, é preciso ambiente de colaboração, união e diálogo institucionais com todos os desembargadores, juízes e servidores”, acrescentou.

Demais cargos

Com a esperada e folgada vitória do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a presidência, as atenções no Senado se voltam para as eleições dos demais cargos da mesa diretora, especialmente a 1ª vice-presidência.

Conterrâneo

Esse capítulo diz respeito diretamente à Paraíba, porque o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) está na disputa para a 1ª vice-presidência, como antecipou APARTE há vários dias.

Incógnita

Desde que se filiou no mês passado ao MDB, o senador paraibano, em nenhum momento, de forma pública, se posicionou favorável à então candidatura partidária à presidência – a da senadora Simone Tebet.

O mesmo se aplica à sua mãe, senadora Nilda Gondim (MDB).

Situando

Minada dentro de seu partido, Tebet converteu a candidatura partidária numa postulação independente.

Articulação

No começo da noite de ontem, o canal de notícias CNN Brasil informou que o governo federal estava se mobilizando para convencer o PSD a não concorrer com o MDB pela disputa da 1ª vice-presidência do Senado.

Reforço oriundo do TCU

Por sua vez, o site de notícias O Antagonista noticiou que dois ministros do Tribunal de Contas da União estavam na ofensiva pedindo votos para Veneziano.

Os ministros seriam Vital Filho (irmão do senador) e Bruno Dantas.

Tempo ´baldeado´ para deputados federais paraibanos...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube