Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 19/01/2021

O ´mão de gato´

Os poetas não morrem

Numa das provas aplicadas neste domingo no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feita uma referência a um poema do poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, publicado no ano de 2004 no site Migalhas, publicação que enfoca questões inerentes ao direito.

Retrovisor

Os versos remontam à década de 50 do século passado (1955) e têm como origem a apreensão de um violão que estava em poder de um grupo de boêmios em Campina Grande.

Precondição

O juiz encarregado de apreciar o pedido de devolução do instrumento musical – algo que era muito valioso à época – disse que liberaria o violão se a petição fosse feita em verso.

Foi nessa circunstância que foi concebido o poema batizado de ´Habeas Pinho´.

´Queda e coice´

Acontece que os responsáveis pelo Enem incorreram em dois erros deploráveis: alteraram o poema e omitiram a sua autoria.

Dupla…

Posteriormente, nas redes sociais, o ex-senador Cássio Cunha Lima externou (merecidamente) o seu desapontamento com essa conduta: “Claro que é honroso ver o poema/petição usado como uma das questões do Enem”.

… Sensação

“Mas em respeito à produção intelectual do meu pai, esclareço que a citação foi adulterada e lamento a não menção ao autor”, acrescentou CCL.

Recordar…

“Um violão, doutor, que na verdade

Não matou nem feriu um cidadão.

Feriu, sim, a sensibilidade

De quem o ouviu vibrar na solidão.

… É viver

“O violão é música e é canção,

É sentimento vida e alegria,

É pureza é néctar que extasia,

É adorno espiritual do coração.

Clamor

“Mande soltá-lo pelo amor da noite

Que se sente vazia em suas horas,

P’ra que volte a sentir o terno açoite

De suas cordas leves e sonoras.

Indagação

“Será crime, e afinal, será pecado,

Será delito de tão vis horrores,

Perambular na rua um desgraçado

Derramando na rua as suas dores?”

Decisão

Despacho do juiz Arthur Moura sobre a petição:

“Para que eu não carregue

Remorso no coração

Determino que se entregue

Ao seu dono o violão”.

A volta

O governo estadual deverá divulgar nos próximos dias um protocolo para a retomada das aulas na rede estadual de ensino.

Proporção

A intenção preliminar é que o recomeço aconteça no dia 1º de março, com 70% do conteúdo sendo ministrado remotamente e os outros 30% presencialmente.

Vetada

O governo federal fez chegar às lideranças do segmento empresarial que a compra de vacinas para imunização de funcionários será proibida.

Procon

O advogado Rivaldo Rodrigues foi formalmente reconduzido à Coordenação da Procuradoria do Consumidor em Campina Grande.

´Prata de casa´

Outro ato do prefeito Bruno Cunha Lima (BCL), formalizado no Semanário Oficial da PMCG, designa o funcionário da Urbema João Batista da Silva Santiago para presidir a empresa.

´Geral´

BCL está executando uma mudança substancial nos cargos de confiança da estrutura da Secretaria de Saúde.

Lacuna

Ainda está pendente a titularidade da Secretaria de Ação Social da PMCG.

Por tabela

O projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, que subtrai poderes dos governadores perante as polícias, também afeta a Polícia Federal.

Repasse

Em seu texto, são transferidos da PF para as polícias militares de cada estado o credenciamento e a fiscalização das empresas privadas de segurança.

Sósias

A rede de ´fast food´ (lanches rápidos) Burger King vem aí com uma peça publicitária que vai dar o que falar.

São quatro homônimos do ministro Paulo Guedes (Economia) usados para lançar uma linha de sanduíches com preço promocional de R$ 9,90.

Fonte

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, tem postado nas redes sociais que a continuidade da obras do canal ´Vertentes Litorâneas´ na Paraíba é assegurada por “por aporte de recursos do governo federal”.

´Limpa´

O acervo de documentos do Legislativo campinense, referente ao ano passado, literalmente ´sumiu´ na fase de transição de mesa diretora e de legislatura.

Não reeleitos

Alguns vereadores da legislatura passada na Câmara campinense informaram à Coluna que também não receberam a remuneração final do ano passado.

Efetivação

Jane Panta (Progressistas) foi empossada, ontem, como deputada titular na Assembleia Legislativa, sucedendo ao ex-deputado João Henrique (PSDB), que morreu na semana passada.

Coalizão

A parlamentar – médica cardiologista e esposa do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta – era a 1ª suplente da Coligação “A Força da Esperança II”, composta (em 2018) pelo PV / PSD / PP / PTC / PHS / PSC / PSDB.

O detalhe

Jane obteve 21.099 votos.

Desmistificação

Declaração do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) em conversa com o ex-ministro da Educação e ex-dirigente petista Tarso Genro (RS): “Lula é muito mais generoso e bondoso do que a burocracia do PT”.

Ciro emendou: “O Lula tem essa mania: ele faz tudo com a mão do gato. Só que o Lula pode ser mito para alguém, para mim é um velho camarada de longa data, a quem eu acho que, de fato, faltou grandeza nesse momento do Brasil”.

A presidência da Câmara campinense está virando uma ´junta governativa´...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube