Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 28/07/2016

O ´mago´ pega no tacape

Testa ´franzida´

Quem tem acompanhado de perto as costuras políticas relacionadas à escolha do candidato a vice-prefeito, na chapa do prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PSD), garante que o semblante do deputado Rômulo Gouveia (presidente estadual do partido) fica ´sisudo´ diante da hipótese de a vaga ser entregue ao PMDB ou PSDB.

Ruído

Ainda sobre a sucessão pessoense. Já existe quem assegure que o PP está crescentemente queixoso com Cartaxo, pelo desmedido empenho do prefeito para atrair o PSDB, o PSC e o PMDB, sem ouvir nem dar a mínima satisfação à legenda.

Lembrete

O primeiro ´sinal de alerta´ foi emitido anteontem pelo presidente da Câmara, Durval Ferreira: “É justo que o PP possa indicar o vice ou participar dessas discussões”.

Sem carta marcada

Ainda conforme Durval, “para se escolher um vice tem haver uma discussão, não é um convite dirigido”.

Nada impede

Ninguém se espante se o PP – que adora surpreender de última hora – avançar em entendimentos com o PSB.

Vinculação

Também nada inibe de o PP tentar ´casar´ as decisões partidárias nas duas maiores cidades do Estado.

Bom lembrar

O Democratas está de olho nessa vaga de vice da prefeitável Cida Ramos (PSB-JP).

Quer entregá-la ao vereador Raoni Mendes.

Da boca de…

“… Acho praticamente descartada a hipótese de o PMDB se unir ao PSB em João Pessoa…” (deputado Efraim Filho, presidente do Democratas na Paraíba).

Fim do privilégio

Ainda sobre Efraim. Vai caber a ele a relatoria do projeto que pretende reduzir substancialmente o chamado ´foro privilegiado´, atualmente conferido a milhares de pessoas no País.

O seu parecer será favorável.

No Vaticano

O bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson, se encontra em Roma.

Regressa à cidade no próximo final de semana.

Sutileza

Com relação à nota publicada na coluna de ontem – sobre a ´insurreição´ do PSD de Campina quanto às coligações proporcionais -, o vereador João Dantas, presidente do PSD-CG, respondeu que “preocupação, sim; rebelião, não!”

Sola de sapato

Diante da real possibilidade de ser indicado como companheiro de chapa do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP) intensificou as visitas aos amigos e correligionários em várias áreas de Campina Grande.

 

E aí?

A reação – revelou Enivaldo a interlocutores – tem sido muito positiva.

Definição

Sobre a consumação da aliança, Enivaldo disse que espera o retorno ao Estado do deputado Aguinaldo Ribeiro.

Sem intervir

Presidente do PMDB paraibano, o senador José Maranhão sinalizou que não deverá ser alterada a decisão da direção municipal de João Pessoa, que pretende apoiar a reeleição de Luciano Cartaxo: “O PMDB, em obediência à decisão do diretório nacional, sempre respeita a decisão dos diretórios municipais”.

Ruído à vista

Um grupo de executivos da empreiteira Mendes Júnior está em fase final de negociação de uma delação premiada com procuradores da República.

O detalhe

As ´confissões´ vão envolver obras realizadas pelo Dnit (antigo DNER) e o Dnocs (obras de convivência com a estiagem).

Quem vem lá

O ministro do Desenvolvimento Social, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), visita a Paraíba, a partir da noite desta quinta-feira, começando por Campina Grande.

Da boca de…

“… Se a eleição fosse secreta, até o PT votaria pela cassação da presidente Dilma…” (senador Cristovam Buarque – PPS/DF).

Pediu…

Lembra que APARTE indagou ontem o que o deputado Gervásio Maia (PSB) achava da desistência do deputado Manoel Júnior (PMDB) de concorrer à Prefeitura de João Pessoa?

… Recebeu

A resposta veio imediata: “Ele dividiu o partido. E estava muito claro que estava trabalhando em causa própria”.

Diga lá

“Estou curioso para entender qual será a posição dos demais integrantes do PMDB”, enfatizou Maia.

Cobrança

O deputado socialista, “como integrante de uma aliança”, lançou duas perguntas à cúpula estadual do PMDB: “Nós temos ou não temos a aliança? Essa aliança existe ou não existe?”

E o mago?

A reação igualmente esperada era a do governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Eu não digo é nada. Você acha que eu vou perder tempo dizendo alguma coisa sobre a retirada de Manoel Júnior? Pelo amor de Deus, eu tenho mais coisas a fazer”, derivou à primeira tentativa.

Oposição destruidora

Mas RC queria falar e esgrimir o clima do ´todos contra um´ – ou seja, frente de partidos contra Ricardo Coutinho, cuja face na urna eletrônica deste ano é a prefeitável Cida Ramos (PSB-JP).

“Como alguém pode se juntar para derrotar o outro? Você se junta, na nossa concepção, para construir algo edificante, construtivo; você não se junta para ser o negativo. É isso que eles fazem. Eles se juntam em função da destruição, e não da construção”, argumentou.

Zennedy Bezerra, um vice dos sonhos de Cartaxo...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube