Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 24/05/2019

O ´mago´ instiga o ´capitão´

´Peteleco´

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) repudiou as farpas de Jair Bolsonaro na direção do Congresso Nacional: “Vivemos em um regime democrático em que ninguém pode impor a sua vontade. Essa imposição cheira a autoritarismo”.

 

Da boca de…

“… Enquanto eu estou sonhando, ele está com pesadelo. O pesadelo da Operação Calvário…” (prefeito Romero Rodrigues sobre o desejo de concorrer ao governo estadual e se reportando ao governador João Azevedo).

Porta fechada

O Superior Tribunal de Justiça, através de um de seus órgãos ´fracionários´ (1ª Seção), decidiu que contribuintes e a Fazenda pública não podem mover ações rescisórias de processos já encerrados (transitado em julgado) em caso de posterior mudança de jurisprudência.

Briga de gigantes

A empresa Centauro ofereceu uma proposta 40% superior à apresentada pelo Magazine Luíza para comprar a Netshoes.

Apesar de apalavrado, o negócio com o Magazine ainda não foi formalizado.

Da boca de…

“… O governador (João Azevedo) vai acabar com essa questão de receber G10 (grupo de dez deputados) e blocão. Ele vai receber todo mundo, até porque na cabeça do governador João todos são da base e todos são governo…” (deputado-presidente Adriano Galdino, do PSB).

´Reunião´

Não por acaso, o ex-presidente Lula recebeu ontem (simultaneamente) a visita de dois líderes de importantes partidos ditos de esquerda – Ricardo Coutinho (PSB) e Carlos Lupi (PDT).

´Divorciadas´

Essas siglas estão ´desgarradas´ da influência direta do PT desde o processo eleitoral do ano passado.

Aglutinar

E existe uma ação incisiva de Lula para restabelecer efetivamente as relações entre as três legendas visando fazer frente ao ´tsunami´ chamado Governo Bolsonaro.

Incenso

“Só os justos têm as convicções que Lula possui”, proclamou à saída da PF Lupi, presidente nacional do PDT e ex-ministro dos governos petistas.

Disposto

“Lula está sendo vítima de um grande injustiça. Mesmo assim vi ele muito bem, forte, lúcido, olhando para o futuro do Brasil, para os mais pobres e fragilizados que estão sofrendo muito com este desgoverno”, discorreu Lupi sobre a conversa.

´Até logo´

“Lula é um homem que está firme e forte para a luta e que mostra a sua inconformidade diante da injustiça que está sofrendo. Afirma categoricamente que não vai descansar enquanto não provar a sua inocência (…) Antes de sair eu virei para Lula e disse: até breve. E lá fora”, relatou Carlos Lupi.

Caindo na real

Dirigente da Fundação João Mangabeira, vinculada à direção nacional do PSB, o ex-governador paraibano declarou após a visita que “as pessoas começam a perceber claramente que não há caminho. O Brasil de hoje não tem diálogo com o seu povo. Até os mais fanáticos, que ainda não dão o braço a torcer, começam a perceber que este país está cada vez pior”.

Motivado

Sobre o contato com o petista, Ricardo disse que “a motivação dele para sair daqui inocentado e compor ao lado da sociedade está no semblante do ex-presidente. Lula também disse várias vezes que ele tem um interesse básico hoje: a questão da soberania nacional. O país está sendo vendido por ’30 dinheiros’. Lá no Nordeste venderam a concessão de 12 aeroportos pelo preço médio de um avião novo”.

Na mídia

Na edição de hoje do ´Estadão´ está sendo publicado um artigo de Ricardo Coutinho, tendo como mote a visita inicial de Jair Bolsonaro, como presidente, à região Nordeste.

Leia trechos.

Reação

“O anúncio da primeira viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste provocou uma campanha de internautas da região contrários à visita.

A ´ilha´

“Não sem motivo. O Nordeste foi a única região do país onde Bolsonaro perdeu as eleições: ele conquistou apenas 30,3% dos votos, contra 69,7% dados ao candidato Fernando Haddad (PT).

Conceito…

“Muitos poderiam interpretar essa rejeição à visita presidencial como uma atitude antidemocrática; afinal, Bolsonaro chegou ao Planalto de maneira legítima, referendado pela maioria da população em um pleito cuja lisura não foi contestada, embora a campanha tenha sido manchada por ações antidemocráticas como a disseminação de fake news pelos bolsonaristas.

… Democrático

“Só que a democracia não é apenas o consenso da maioria; ela implica também o direito da minoria de se opor, dentro dos limites da lei, ao projeto vitorioso nas urnas.

Origem

“Mas por que a ‘hostilidade’ dos nordestinos a Bolsonaro? Porque já é evidente que as medidas que seu governo vem adotando representarão um retrocesso nas conquistas recentes da região.

Provocador

“Na verdade, não é apropriado falar em ´hostilidade´ do Nordeste a Bolsonaro. Ao contrário, foi o presidente quem sempre afrontou os nordestinos. Ainda como candidato, ele cansou de repetir clichês preconceituosos contra os habitantes da região.

Estagnação

“O povo brasileiro no Nordeste reage a um presidente que entra no sexto mês de governo e não tem um investimento sequer para uma região historicamente discriminada, mas que tem um potencial extraordinário em várias áreas.

´Namoro´ perigoso

Ainda Ricardo Coutinho: “A maioria do povo nordestino, portanto, se une a amplos setores democráticos na luta contra um governo que se mostrou inepto, intolerante e abertamente hostil às conquistas e à inclusão social e que, acima de tudo, tem flertado perigosamente com o autoritarismo”.

O que deduzir do sumiço do senador Maranhão?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube