Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 13/06/2016

O ´mago´ fustiga prefeito

Enviado precursor

O professor Thompson Mariz, presidente do PSB em Campina Grande, deu início formalmente às tratativas com o Partido Progressista acerca da eleição para prefeito em outubro próximo.

Ele foi recebido pelo ex-deputado Enivaldo Ribeiro, sábado último, em sua granja no vizinho município de Lagoa Seca.

Outro patamar

Nesta segunda-feira será a vez de o deputado/prefeitável Adriano Galdino (PSB-CG) se encontrar com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que sempre dá a ´palavra final´ no PP da Paraíba.

Preto no branco

A revista Veja publicou que o presidente Michel Temer “se acertou” com a cúpula do PSDB até a realização das eleições de 2018.

O PMDB deverá apoiar o presidenciável ´tucano´.

Tensionamento

Para o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, o Brasil “vive um momento de tensão e confronto”, e isso “é extremamente grave”.

Comedimento

Ainda conforme CCL, “o momento pede cautela, prudência”.

Sem “espetáculo”

O ´tucano´ acrescentou que “vamos continuar apoiando a Operação Lava Jato, mas sem que isso vire um espetáculo”.

Da boca de…

“… Ricardo Coutinho não faz falta à campanha de Veneziano…” (vereador Pimentel Filho – PSD/CG).

Déficit

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, informou que a Paraíba carece da contratação imediata de, pelo menos, mais 70 juízes.

O detalhe

O concurso público em curso deverá resultar na contratação, em breve, de 20 novos magistrados.

Ressuscitar

Deputados da região Nordeste pretendem se articular para buscar o fortalecimento do antigo Finor – Fundo de Investimento no Nordeste, que despencou de prestígio (e de recursos) com o passar dos anos e dos governos.

Uma mão

O presidente do PR em Campina, Bruno Roberto, informou que a legenda terá “entre 5 e 6 candidatos” à vereança este ano.

DEM

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) reafirmou, no final de semana, a sua confiança em contar com o Democratas na coligação que apoiará a sua tentativa de reeleição.

Marginalidade

É condenável e absurda a anônima ação feita neste final de semana de espalhar óleo diesel em alguns trechos da linha férrea entre Campina e o distrito de Galante, na insana intenção de boicotar o passeio forroviário, que embutiu o risco de um grave acidente.

“Atentado”

Para Charliton Machado, presidente licenciado do PT/PB, “o que temos visto” no Governo Temer “é um atentado direto às conquistas democráticas”, como também “um desmonte das políticas sociais”.

 

Fisiologismo

Segundo o petista, “o desgaste da classe política é profundo” e as “cooptações estão ocorrendo de forma absurda”.

Pauta comum

Machado sublinhou que “as eleições municipais deste ano têm uma característica: serão extremamente nacionalizadas. Os grandes temas nacionais estarão em debate”.

Instabilidade

Ele observou ainda que “o cenário político até outubro é muito instável”.

Proibir o…

O governo federal pretende enviar ao Congresso Nacional uma proposta para impedir o acúmulo de benefícios sociais.

 …Acúmulo

Pelo projeto que está sendo estruturado no Executivo, segundo o jornal Folha de São Paulo, uma mesma pessoa poderá obter, no futuro, um tipo de auxílio.

Como é

Atualmente, é possível receber, simultaneamente, repasses do Bolsa Família, do abono salarial e do seguro-defeso.

Escolha…

Ao comentar o ensaio do PMDB com o PP para a formação de uma aliança oposicionista sem a sua influência, em Campina, o governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que “cada um sabe o seu caminho, que por ventura queira tomar”.

… Pessoal

“Agora, nós temos alternativas para Campina Grande. Uma alternativa numa visão diferenciada de gestão; baseada no presente e no futuro, e não no passado. Campina precisa, mais do que nunca, dialogar com o futuro. Mas de verdade, não é no discurso. Um discurso de que é a cidade é grande, é grande, e a cidade caindo, caindo. Essa é a tônica de todos esses anos”, discorreu.

Declínio

O governador observou ainda que “há um declínio econômico, politico, porque o poder foi se fechando em torno de famílias. Essa é a verdade, isso não é contra ninguém, mas a favor do povo, que tem sido usado simplesmente para eleger e perpetuar poderes”.

Acolhida

O socialista confirmou que irá recepcionar a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que deverá visitar João Pessoa na próxima quarta-feira para participar de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa.

Derivação

Sobre o recente encontro com o senador José Maranhão (PMDB), RC disse que “conversamos sobre várias coisas, conjuntura nacional, conjuntura local. Vamos aguardar as coisas. Está muito cedo para falar”.

Tiro direto

Por fim, Ricardo Coutinho foi incisivo ao falar sobre o prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PSD): “Ele pinotou do PT. É um oportunista!”

O PR hesita no apoio em Campina?..
Simple Share Buttons