Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 17/08/2020

O ´mago´ afia as garras

Ladeira abaixo

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostram o tremendo impacto que a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus provocou nos empregos do comércio.

A pesquisa, divulgada dias atrás pelo IBGE e destacada pelo ´Estadão´, aponta um corte de 2,1 milhões de vagas no setor no último trimestre.

Maior pancada

Os números demonstram que todos os setores analisados perderam empregos, mas o comércio foi o mais castigado com um recuo de 12,3% em relação ao trimestre passado.

Outras baixas

A construção civil perdeu 1,1 milhão de vagas. Nos serviços domésticos, houve perda de 1,3 milhão de postos.

Breque

No final de semana, a Executiva Municipal do PT atuou, mais uma vez, para tentar estancar os ´ataques especulativos´ dos quais tem sido vítima a pré-candidatura a prefeito de João Pessoa do deputado Anísio Maia.

Sem volta

“A candidatura é irreversível. Ela foi aprovada pela instância municipal do PT, por unanimidade, e tem tido grande aceitação junto às bases partidárias e à sociedade pessoense”, assinala a Resolução divulgada.

Do outro lado

O documento também pontifica que “o PT municipal faz oposição ao governo Luciano Cartaxo, a exemplo de nossa bancada na Câmara Municipal, que se posicionou contra projetos de caráter antipopular de autoria do prefeito, a exemplo da Reforma da Previdência Municipal, altamente nocivo aos servidores”.

Aliados indesejados

O texto petista grifa ainda que “somos uma opção democrática e de esquerda contra a atual gestão, que durante todo segundo mandato esteve coligada a partidos de direita e personalidades do atraso da política pessoense”.

Da boca de…

“… Eu não tenho tempo para estar ouvindo esse tipo de besteira!… Estou me concentrando em trabalhar e fazer o que for possível. Eu não tenho tempo para este tipo de asneira…” (prefeito Romero Rodrigues, PSD/CG, sobre críticas à sua gestão de prefeitáveis oposicionistas).

Volta às origens

Também no final de semana, o MDB de Guarabira (coligado com o Cidadania do governador João Azevedo) oficializou que o ex-governador Roberto Paulino será o candidato a prefeito.

Na retaguarda

“Nós teremos uma chance única de ter um governador prefeito de Guarabira, que é Roberto Paulino. É ele que vai administrar a nossa cidade. É Roberto Paulino, porque o acessório acompanha o principal. Serei seu cabo eleitoral”, verbalizou o deputado Raniery Paulino.

O detalhe

O candidato a vice será o ex-vereador Beto Meireles, do Cidadania.

Desconhecido

A mais recente pesquisa do instituto Datafolha comprovou que 90% dos brasileiros não sabem quem é o ministro interino da Saúde.

Apenas 10% dos entrevistados mencionaram o nome do general Eduardo Pazuello.

Corretivo

Presidente do Avante em João Pessoa, o deputado estadual Felipe Leitão criticou a postura ´precoce´ de vereadores da legenda no tocante à sucessão municipal.

Destino

O recado tem endereço certo: Chico do Sindicato e Raíssa Lacerda, que declararam apoio à pré-candidata do PV, Edilma Freire.

Sem respaldo

“Nós fomos pegos de surpresa com essa posição unilateral. É uma posição temerária, haja vista que isso pode incorrer em uma flagrante infidelidade partidária”, observou Felipe.

Sintonia

O deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL) declarou, em recente entrevista, que “tenho um pensamento totalmente alinhado ao do presidente Bolsonaro. Inclusive, me sinto sem partido e afirmo que vou me filiar ao partido que Bolsonaro se filiar”.

A força da grana

Ao comentar a recente adesão do deputado Raniery Paulino (MDB), ex-líder do bloco de oposição, à base governista na Assembleia Legislativa, Moacir disse que “isso só mostra a força do governo, a força do dinheiro. Isso ainda atrai e ainda existe, infelizmente, na nossa política”.

Em tempo

Estão avançadas as conversações para que o ´capitão´ promova a sua ´refiliação´ ao PSL.

Patriotada

A primeira informação dava conta de que a direção nacional do Patriota havia usado recursos públicos para comprar 1 carro de luxo.

Atolou o pé

Na verdade, a legenda (antigo PEN e que agregou o PRP) usou R$ 644 mil de dinheiro público para comprar cinco carros, entre os quais uma Mitsubishi Pajero Sport.

Instrumental

Questionado pelo jornal Folha de São Paulo acerca dessas aquisições, o presidente nacional do partido, Adilson Barroso, respondeu que “toda empresa que queira ter resultado em seu trabalho tem que ter as ferramentas necessárias”.

Em tempo

A carta programática do Patriota defende a “eficiência na gestão pública” como uma de suas principais bandeiras, bem como a “austeridade fiscal com busca ao déficit nominal zero”.

Da boca de…

“… Eu penso que, estrategicamente, as duas pré-candidaturas são importantes para a oposição. A de Inácio (Falcão, do PCdoB) está mais para a esquerda. A de Ana Cláudia (Podemos) é mais para o centro, propositivo, equilibrado…” (senador Veneziano Vital, do PSB).

2ª feira filosófica

“Em qualquer homem autêntico existe uma criança querendo brincar”.

Nietzsche, filósofo alemão.

´Ex-amigo´

Em boa parte da live que realizou no final de semana, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) fustigou um ´sujeito oculto´, facilmente identificável como o governador João Azevedo.

– Tem gestão por ai que pegou as coisas tudo no ´bem bom´, com dinheiro em caixa. E se enrolou toda. Não consegue desenvolver nada, é de uma incapacidade terrível – bradou RC.

E se uma prefeitável virar vice-prefeitável?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube