Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sexta-feira, 07/07/2017

O jeito Enivaldo de ser (e ver)

Quase a fórceps

A força inercial dos fatos e do desgaste do presidente Temer está – literalmente – empurrando o PSDB para ´descer a rampa´ do governo, até porque a eleição de 2018 já está bem ali.

Na ´contabilidade´ de ontem, seis dos 11 senadores ´tucanos´ defendem o desembarque da base governista.

A maioria da bancada na Câmara Federal também quer distância do governo.

´Zagueiro´

A resistência principal está no presidente licenciado do partido, o desmoralizado Aécio Neves (MG).

Última etapa

A tendência ontem era o anúncio do rompimento após a votação da reforma trabalhista, na próxima semana.

Demarcação

“O posicionamento é pelo desembarque, não é de oposição ao governo”, sublinhou o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (CE).

Referencial

O senador Cássio avaliou que “a manifestação, sobretudo do relator, do pedido de denúncia contra Temer na Câmara será de fundamental importância. Se o relator entender que o processo deve seguir, é porque o presidente perdeu o apoio até do seu partido”.

Indecoroso

Vergonhosamente, o Conselho de Ética do Senado confirmou o arquivamento do pedido de cassação do senador Aécio Neves.

Crepuscular

“Acho que hoje o instituto da ética e do decoro parlamentar pode ser sepultado. Não faz mais sentido ter Conselho de Ética desse jeito”, lamentou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Desculpa

“Um senador que recebeu mais de sete milhões de votos não pode ser jogado assim na opinião pública”, ponderou o presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA),

Advento

O ´supersecretário´ de Infraestrutura do Estado, João Azevedo, disse ontem que até novembro o PSB anunciará o nome de seu candidato a governador no ano que vem.

Régua e compasso

Apesar de ser apontado como o provável nome a ser escolhido pelo governador para essa disputa, Azevedo declarou que “ninguém prepara ninguém para ser candidato, até porque não sou marionete e tenho minhas próprias vontades e minha compreensão”.

Companheirada

Lula esteve reunido ontem com os presidentes dos diretórios estaduais do PT no Nordeste.

Ele quis ´tirar a pulsação´ do ambiente político em cada Estado e programar a visita que fará à região, a partir da segunda quinzena de agosto.

Quem está vivo…

O ex-senador Ney Suassuna reapareceu ontem na Paraíba e reafirmou que está à disposição para concorrer às eleições de 2018, desde que seja para tentar retornar ao Senado.

… Sempre aparece

“Se o cavalo passar selado eu monto. Mas depende de ele passar”, grifou Ney, descartando uma eventual postulação à Câmara Federal.

Enxugamento

O Banco do Brasil avisou que desativará, nos próximos dias, o posto de serviço existente no Shopping Luíza Motta, bairro Catolé, em Campina Grande.

PDV

O Banco do Nordeste iniciou um programa de demissão voluntária, autorizado pelo Ministério do Planejamento.

A adesão poderá ser feita até o dia 14 próximo.

Alerta

A meteorologia está prevendo chuvas muitos fortes para hoje e amanhã em algumas regiões do território paraibano.

Problema a menos

O senador Raimundo Lira, novo líder do PMDB no Senado, disse considerar uma “questão resolvida” a reforma trabalhista, em fase conclusiva de tramitação no Senado.

Só pagando

A vereadora-presidente da Câmara campinense, Ivonete Ludgério (PSD), disse que “todas as despesas” do Legislativo “estão em dia”, mas ressalvou que até o presente, diante do passivo herdado da gestão anterior, “não houve nenhum tipo de investimento na estrutura física” da Casa de Félix Araújo.

Precondição

Para o presidente da Associação dos Docentes da UEPB, Nelson Júnior, a retomada plena das negociações para a volta às aulas passa pela divulgação de um documento garantindo a não redução de campis e a não redução do número de alunos para ingressar na instituição.

Recado

O dirigente da Aduepb avisou aos professores substitutos que “se eles insistirem em dar aulas a partir da próxima 2ª feira, nós não vamos aceitar, de forma alguma”.

Gesto

Secretário executivo de Planejamento, o professor Fábio Maia declarou que o Estado “dialoga tranquilamente” com a Aduepb e a Reitoria, “desde que a greve termine e os alunos possam concluir o semestre (2016.2)”.

Sem…

Em entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, ontem, o deputado Efraim Filho (PB), líder do DEM na Câmara Federal, disse que “o que se pode dizer é que o Democratas não terá fechamento de questão” acerca do pedido de investigação do presidente Temer.

… Imposição

“Cada deputado terá a opção de votar de acordo com a sua convicção pessoal. Claro que haverá orientação de bancada, que será dada após a apresentação do parecer do relator”, acrescentou.

Desconfiança serrana

Com a sua linguagem singular, o vice-prefeito campinense Enivaldo Ribeiro (PP) externou a sua desconfiança com relação ao precoce anúncio de Ricardo Coutinho (PSB) de permanecer no governo e não concorrer às eleições do próximo ano.

– Ele é malandro. Ele deve estar preparando uma artimanha para depois dar uma jogada. A gente não sabe o que esperar e não sabe o que ele quer. Se ele vir dar o bote, a gente dá um maior – comentou Enivaldo.

Qual o vice mais ansioso: Enivaldo ou Manoel Júnior?...
Simple Share Buttons