Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 06/10/2020

O Ibope e o ´caldeirão´ pessoense

Prefeitáveis na tela

Começa hoje à noite a ampla cobertura da campanha eleitoral deste ano em Campina Grande por parte da TV Itararé (canal 18.1), com uma série de entrevistas no programa Ideia Livre, que vai ao ar todas terças-feiras, às 22h15, logo após o Jornal da Cultura.

O primeiro entrevistado será o candidato (e deputado) Inácio Falcão (PCdoB), conforme ordem de sorteio realizado com as assessorias de todas as legendas e/ou coligações envolvidas no pleito.

A seguir

A TV Itararé também programou para as próximas semanas entrevistas com os candidatos a prefeito (a) e a vice, como também dois debates já no 1º turno: dias 23 de outubro e 13 de novembro – último evento relevante da campanha.

Sem filtro

De acordo com levantamento atualizado do portal UOL, mais de 500 candidatos na eleição deste ano, com patrimônio maior que R$ 1 milhão, receberam uma ou mais parcelas do auxílio emergencial ou do Bolsa Família em 2020.

A promessa…

“Se Deus quiser teremos lá dentro um pastor. Imaginemos as sessões daquele STF começarem com uma oração. Tenho certeza de uma coisa: isso não é mérito meu, é a mão de Deus”.

… Do ´capitão´

Jair Bolsonaro, em evento na igreja Assembleia de Deus, ontem, em São Paulo, ao falar sobre a escolha do sucessor do ministro Marco Aurélio de Mello, no Supremo, em julho do ano que vem.

Óbice

Foi protocolado na justiça eleitoral em Campina Grande um pedido de impugnação da candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo empresário Artur Bolinha (PSL), médica Annelise Meneguesso (PSL).

A iniciativa foi do advogado Victor de Freitas Oliveira.

Fundamento

O embasamento do pedido diz respeito ao possível descumprimento do prazo de desincompatibilização, uma vez que a médica atuaria junto ao poder público e também teria cargo no Conselho Federal de Medicina.

Causa

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica informou que para 75% das empresas do segmento, a desvalorização cambial é o principal fator que gerou aumentos expressivos de componentes e matérias-primas.

O detalhe

Um exemplo de preços descontrolados no segmento é o de fios e cabos elétricos, que em alguns casos chegaram a triplicar.

Deferimento

O juiz titular da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Fábio Leandro de Alencar Cunha, encarregado de apreciar os pedidos de registro de candidaturas, legitimou a candidatura do deputado Anísio Maia (PT) a prefeito.

Subtração

Por conseguinte, o magistrado determinou a retirada do nome do advogado Antonio Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

Fator externo

“Pelas justificativas apresentadas pelo Diretório Nacional do PT, a anulação ocorreu em face da confirmação da candidatura do ex-governador da Paraíba, Sr. Ricardo Coutinho ao cargo de prefeito da capital, e não por descumprimento de qualquer diretriz do partido quanto à coligação com o PCdoB”, entendeu o juiz.

Impositiva

O magistrado observou que a direção nacional anulou parcialmente a convenção pessoense “sem ao menos ouvir a parte interessada, o filiado e candidato a prefeito pelo PT, Anísio Maia, impondo-se, dessa maneira, reconhecer a ilegalidade do ato de anulação parcial perpetrado pelo Diretório Nacional do PT”.

 

Recorrer

Antonio Barbosa comentou o seu afastamento da disputa anunciando que “vamos enfrentar essa decisão com os recursos cabíveis, pois o estatuto partidário e as resoluções internas são claras em afirmar que é prerrogativa do partido, em sua instância nacional, decidir sobre coligações nas capitais”.

Intromissão

À ótica dele, “não cabe à justiça eleitoral se imiscuir nas decisões partidárias”.

Barbosa afirmou que a cúpula petista adotou uma “decisão política irreversível”.

Fragilidade

“Naturalmente que o diretório nacional (PT) irá recorrer e creio que irá derrubar essa decisão. Não vejo muita consistência”, reagiu Ricardo Coutinho.

Minutos a menos

Dessa maneira, salvo a obtenção de alguma medida emergencial junto ao TRE-PB ou ao TSE, Ricardo Coutinho não poderá contar com o que mais desejou (e precisa) do PT: o generoso tempo no guia eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Sacola vazia

A Confederação Nacional do Comércio divulgou uma projeção estimando em R$ 1 bilhão e 800 milhões a queda nas vendas no período natalino, em comparação com o Natal de 2019.

Ponto de…

A primeira panorâmica acerca da sucessão em João Pessoa, ultrapassada a etapa das alianças e das convenções partidárias, veio à tona na noite de ontem com a divulgação da pesquisa pioneira do Ibope, contratada pela TV Cabo Branco.

… Partida

Essa pesquisa deve ser entendida como a ´fotografia de momento´ de uma corrida de média distância, nos instantes após a sua largada.

Na memória

Historicamente, esse levantamento inicial reflete a memória (´recall´) que têm alguns concorrentes no imaginário popular ou a visibilidade midiática desfrutada.

Embolados

À primeira vista, existe a perspectiva de a disputa para o 2º turno se concentrar nas candidaturas de Cícero Lucena (PP), Nilvan Ferreira (MDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota), sem perder de vista o potencial estrutural da candidata Edilma Freire (PV).

Banda…

Os parâmetros técnicos da pesquisa – variação de quatro pontos percentuais para mais ou para menos – levam a essa imprevisibilidade, adicionado ao fato de o importante horário gratuito no rádio e na TV sequer ter começado.

… Larga

O 1º local na pesquisa (Cícero) e o 4º colocado (Wallber) ´se tocam´ no limite da margem de erro, assim como Ricardo (3º colocado) e Edilma (6ª colocação).

Serviço

Clique aqui para acessar os números da pesquisa do Ibope.

Luz amarela

Bem mais emblemáticos desse levantamento inicial são os índices de rejeição aferidos para Ricardo (43%) e Cícero (30%), uma adversidade a ser enfrentada o quanto antes por esses dois concorrentes e suas respectivas assessorias.

Em Campina, ´sobram´ candidatos ´de Bolsonaro´ e ainda não apareceram os ´de Lula´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube