Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 08/09/2020

O ´guru´ do PT reaparece

O peso da toga

Reportagem do jornal O Globo, no final de semana, mostrou que as despesas do Poder Judiciário no país superaram, pela primeira vez, os R$ 100 bilhões no ano passado.
O Judiciário custa R$ 479,00 (por ano) para cada brasileiro.

É mais do que a média do custo do Judiciário por habitante na União Epopeia, bloco que tem uma renda per capita quatro vezes maior do que a do Brasil.

Dito de outro jeito

A Justiça consome das receitas públicas do Brasil 1,5% do PIB (produto interno bruto), fatia que extrapola o de qualquer outro país, ainda conforme o jornal.

´Medalha de ouro´

Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul calculou que o Brasil tem o Judiciário “mais caro do hemisfério ocidental”.

Comedimento

Em sua edição de ontem, o ´Globo´ publicou pesquisa do Ibope mostrando que 72% dos brasileiros defendem a volta às aulas apenas depois da vacina contra a Covid-19.

Pendência

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou as pautas de suas sessões de hoje e do dia 11, e não incluiu a continuidade dos julgamentos relacionados à campanha para governador da Paraíba em 2014, cujo desfecho poderá implicar na inelegibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que cogita disputar a Prefeitura de João Pessoa este ano.

O detalhe

O prazo para a realização de convenções vai até o dia 16 próximo.

Da boca de…

“… A PEC (emenda constitucional) da reforma administrativa não mexeu exatamente onde existem privilégios mais abusivos. Caberá ao Congresso Nacional ampliá-la…” (deputado Rubens Bueno, do Cidadania-PR, relator do projeto que regulamenta os pagamentos ´extrateto´ do funcionalismo público).

Eleições 2020

No programa Ideia Livre de hoje na TV Itararé – 22h, após o Jornal da Cultura, canal 18.1 ou pela internet – www.tvitarare.com.br – uma discussão sobre as eleições municipais deste ano, com as participações de professores da pós-graduação da UFCG e UEPB, Fábio Machado e Cidoval Morais, respectivamente.

Concentração

A região Sudeste tem 54,1% dos médicos brasileiros, com 42% da população nacional.

A caminho

O PSL deve oficializar esta semana a desistência da candidatura própria em João Pessoa e o consequente apoio ao prefeitável Raoni Mendes, do Democratas.

O ´capitão´

“Muitos médicos dizem que as máscaras não protegem bulhufas”.

Jair Bolsonaro, em recente live.

Protocolo

Existem mais de 76 mil ações tramitando na Justiça Federal com pessoas reivindicando o acesso ao auxílio emergencial.

O detalhe

Em 44% dos lares brasileiros existem beneficiários do auxílio emergencial.

Movimento…

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou Nota enfatizando que o setor tem sofrido “forte pressão” por aumentos de preços de itens da cesta básica.

… Especulativo

Esse cerco foi, conforme o documento, informando dias atrás à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

´Vilões´

A Abras detalhou que a maior pressão está em itens como arroz, feijão, leite, carne e óleo de soja, “com aumentos significativos”.

Causas

O ´imprevisto´ é explicado pela entidade como uma convergência de fatores como aumento das exportações em período de alta do dólar; queda das importações e elevação no consumo interno, com os consumidores passando a se alimentar mais em casa; além da receita extra em algumas faixas populacionais devido ao auxílio emergencial.

Da boca de…

“… Temos dialogado com vários partidos e temos certeza de que, na hora certa, iremos apresentar esse nome (para a vaga de vice) de uma pessoa que vem para fortalecer a nossa chapa. A minha pré-candidatura é pra valer…” (prefeitável Edilma Freire – PV/JP).

Garimpo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reapareceu ontem, Dia da Independência.

Por intermédio das redes sociais do PT, divulgou um pronunciamento.

Veja alguns trechos.

“Pesadelo”

“Jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim (…) Com ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas.

Deram ´cria´

“Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras pariram um monstrengo que agora não conseguem controlar, mas que continuarão a sustentar enquanto seus interesses estiverem sendo atendidos.

Repactuação

“(precisamos de) um novo contrato social que defenda os direitos e a renda do povo trabalhador. O alicerce desse contrato social tem que ser o símbolo e a base do regime democrático: o voto.

Na urna

“É através do exercício do voto, livre de manipulações e fake news, que devem ser formados os governos e serem feitas as grandes escolhas e as opções fundamentais da sociedade.

Aviso aos…

“Nenhuma solução, porém, terá sentido sem o povo trabalhador como protagonista. Assim como a maioria dos brasileiros, não acredito e não aceito os chamados pactos ´pelo alto´, com as elites.

… Interlocutores

“Não apoio, não aceito e não subscrevo qualquer solução que não tenha a participação efetiva dos trabalhadores. Não contem comigo para qualquer acordo em que o povo seja mero coadjuvante”

Banalização da vida

“Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa”.

“O maior crime”

Ainda Lula: “O mais grave de tudo isso é que Bolsonaro aproveita o sofrimento coletivo para, sorrateiramente, cometer um crime de lesa-pátria. Um crime politicamente imprescritível, o maior crime que um governante pode cometer contra seu país e seu povo: abrir mão da soberania nacional”.

O PSB segue hesitante na Paraíba...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube