Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 18/11/2019

O ´fantasma´ da esfinge

Um prefeitável à deriva

O vereador Olímpio Oliveira, que pretende disputar a prefeitura campinense no ano que vem, disse que até agora não foi procurado pela médica Tatiana Medeiros, nova presidente do MDB/CG, desde que ela foi nomeada para o cargo.

Incluso

O secretário do PSL na Paraíba, advogado André Freitas, informou à Coluna que o nome do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) constava da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se deslocaria de Brasília para Campina Grande na última semana.

Da boca de…

“… Governo eleito legitimamente não deve manter o perdedor diariamente na primeira página. Deve se consolidar com equilíbrio, práticas políticas honestas, transparência e resultados. Sem extremismo irracional e conflito permanente, como se tivesse sempre uma eleição na semana que vem…” (general Santa Cruz, ex-ministro do Governo Bolsonaro, ao criticar a importância dada pelo governo à libertação do ex-presidente Lula).

Pitaco

O prefeito de Boa Vista, André Gomes (PDT), optou por também ´botar a sua colher´ na sucessão campinense.

Habilitado

“Gustavo Feliciano é uma pessoa extremamente inteligente e está fazendo um belíssimo trabalho à frente da Secretaria de Turismo”, credenciando-se, por conseguinte, como prefeitável, enfatizou o boa-vistense.

Da boca de…

“… Quem está fazendo a reforma administrativa do governador João Azevedo é a Polícia Federal…” (deputado Anderson Monteiro, PSC).

Estradas

O deputado-presidente Adriano Galdino (PSB) enfatizou que o governador João Azevedo irá autorizar, em breve, a pavimentação das rodovias que ligam as cidades de São José dos Cordeiros; e Cabaceiras a Boa Vista, na região caririzeira.

´Isonomia´

O deputado/prefeitável Inácio Falcão (PCdo-B/CG) disse que a regra tem que ser a mesma para os envolvidos nas operações Calvário (Estado) e Famintos (PMCG): “Punam-se os culpados e inocente quem for inocente”.

2ª feira filosófica

“A prudência é a filha mais velha da sabedoria”.

Victor Hugo, romancista e poeta francês.

Podcast

Publiquei um comentário em áudio sobre a nova realidade política brasileira, após o ex-presidente Lula ser solto.

Escute aqui.

Da boca de…

“… Eu acho que a democracia corre risco de termos de novo a ditadura, agora pelo voto. Porque nós temos como presidente uma pessoa absolutamente desequilibrada. Tenho muito receio de um retrocesso nas conquistas democráticas que tivemos nos últimos 30 e tantos anos…” advogado José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça no Governo FHC).

 

Garimpo

Merece leitura (e reflexão) o novo artigo do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado neste final de semana no PARAIBAONLINE.

Destaco a seguir alguns trechos.

Indispensável

“A atuação estatal, não sendo a única e nem mesmo a principal mola do crescimento econômico, continua a ser necessária para evitar que a desigualdade mine a democracia e o crescimento.

Vulnerabilidade

“Na prática, o risco maior do liberalismo conservador, de caráter autoritário, é o de derrapar para formas abertamente não democráticas de decidir e assim aumentar o fosso entre dirigentes e dirigidos, abrindo espaço para manifestações populares antagônicas ao poder.

Outro extremo

“Já o risco do progressismo é se transformar em populismo e, com o propósito ou o pretexto de servir ao “povo”, desorganizar as finanças públicas, levar à inflação e ao desemprego.

Novo…

“Havendo comunicação em rede, as faíscas que se acendem num ponto se propagam para os demais e o protesto atravessa os limites entre classes e segmentos sociais, contaminando amplos setores da sociedade.

… Tempo

“Essa dinâmica do protesto e a velocidade da sua expansão já eram perceptíveis em 1968. Foi somente quando a TV e o rádio passaram a cobrir as manifestações estudantis que estas entraram em contato com as negociações sindicais, que antes se davam à parte e à distância.

Frase reescrita

“Que dizer agora, quando a internet e as redes conectam as pessoas e saltam as organizações? Se Descartes dizia cogito ergo sum (penso, logo existo), hoje a frase síntese é outra: estou conectado, logo existo.

Robotização

“Mais ainda: as forças produtivas contemporâneas, com robôs e inteligência artificial, aumentam a produtividade, concentram a renda e não geram empregos na proporção da procura por trabalho, a despeito da redução da taxa de crescimento da população.

Poder moderador

“É do interesse da maioria existir um governo ativo e com rumo. Capaz de respeitar as regras do mercado, mas também os interesses e necessidades do povo. E estes não se resolvem automaticamente na pauta econômica, requerem ação política e ação da sociedade”.

Procura-se

Ainda FHC: “Na vida política não basta ter ideias, é preciso que alguém as encarne. Ou aparece quem tenha competência para agir e falar em nome dos que mais precisam ou a esfinge nos devora”.

Serviço:

Para ler a coluna de FHC inteira, clique aqui.

João Azevedo deu ´sinal verde´ ao secretário/prefeitável Geraldo Medeiros?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube