Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 03/10/2017

O dilema ´tucano´ e serrano

Quem cabe nesse figurino?

A pesquisa do instituto Datafolha sobre a sucessão presidencial recolheu, entre os entrevistados, quatro características predominantemente desejáveis para o sucessor do presidente Michel Temer.

Ei-las, pela ordem de intensidade das citações: que nunca tenha se envolvido em casos de corrupção; tenha experiência administrativa; tenha um passado político conhecido; e tenha experiência empresarial.

Desplugados

Outro dado relevante: 60% dos entrevistados que pertenciam às classes D e E não têm acesso à internet e não possuem smartphone.

Da boca de…

“… Desde o dia em que Ricardo Coutinho me escolheu (para o cargo), eu me senti já na obrigação de estar preparada para trabalhar por este Estado…” (vice-governadora Lígia Feliciano, PDT).

Novo…

O novo procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, tomou posse em Brasília, ontem, perante a procuradora geral da República, Raquel Dodge.

… Comando

Igualmente foi empossado o novo procurador regional eleitoral, Victor Carvalho Veggi.

O detalhe

Os substitutos eventuais dos dois são, respectivamente, os procuradores Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro de Pinto e Rodolfo Alves Silva.

Vinculados

“Os temas da corrupção e dos Direitos Humanos são indissociáveis. O desvio de recursos impede a prestação de políticas públicas de qualidade, afetando diretamente a inclusão social, a defesa do meio ambiente e os serviços públicos essenciais, garantidores da dignidade do cidadão”, declarou Marcos Alexandre.

Atenção redobrada

Na solenidade, em referência aos procuradores eleitorais que estavam sendo empossados, Dodge afirmou que “a corrupção na área do financiamento eleitoral, que ainda é elevada no Brasil, é um tema de interesse direto de cada um dos procuradores eleitorais que tomam posse”.

Tudo vira…

Um almoço de confraternização realizado no final de semana, na residência do casal senador José Maranhão/desembargadora Maria de Fátima Bezerra, em torno do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, foi transformado em fato político na Paraíba que desconhece a existência de calendário eleitoral.

… Especulação

O casal ex-senador Cicero Lucena (PSDB)/Lauremília Lucena foi convidado e aí logo houve a interpretação automática de que o casal ´tucano´ estaria cogitando ingressar no PMDB.

Afago

Prontamente, o vice-prefeito pessoense Manoel Júnior (PMDB) incensou a conjectura: “O PMDB é a origem de Cícero, e não tenha dúvida de que nós nos sentiríamos muito felizes com esse ingresso”.

Nada de ´profano´

“Só fizemos rezar, porque precisamos muito de oração. Ninguém falou em política, foi almoço para dar boas-vindas ao nosso pastor maior. Não existe nenhum problema dentro do PSDB. É tanto que estarei sendo reconduzida à presidência do diretório municipal nas convenções que virão”, esclareceu Lauremília.

Bênção

Para felicidade dos amigos – e certamente para estancar a sua ansiedade de retornar ao batente -, o jornalista campinense Josusmar Barbosa retomou as atividades profissionais, ontem, após um período de afastamento para tratamento médico.

Debate

A advogada campinense Danielle Patrícia Guimarães Mendes, especializada em direito tributário, é a entrevistada de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que começa às 22h15 na TV Itararé – canal 18.1 (HD) e 19 (analógico), como também na internet pelo endereço www.tvitarare.com.br

A caminho

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, anunciou ontem – ao divulgar o edital do concurso público para a contratação de servidores técnico-administrativos – que ainda este ano será divulgado o edital para o concurso de professores.

Fronteira…

“Eu confio profundamente no Supremo Tribunal Federal como o guardião da nossa Constituição. Mas o Supremo não é o redator da Constituição”.

… Legal

Eis o argumento verbalizado pelo senador Cássio, ontem, sobre o impasse entre o Congresso Nacional e o STF com relação à situação do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Avançaram…

Ele entende que ministros do STF extrapolaram as suas atribuições: “Se para ter a prisão em flagrante de um parlamentar é preciso a autorização do Congresso Nacional, é preciso que essa regra seja obedecida para as chamadas medidas cautelares, que são prisões disfarçadas”.

… O sinal

O senador anunciou que pessoalmente tomou a iniciativa – “já pedi o auxilio da Consultoria Jurídica do Senado” – visando fazer propostas para que a Constituição “passe a prever medidas cautelares contra parlamentares e também prever o afastamento momentâneo”.

Premissas

“Você para exercer o mandato tem que ter duas condições: estar no exercício dos seus direitos políticos e ter votos. E, portanto, só se pode suspender o mandato se atingir uma das duas coisas. E o Supremo não fez uma coisa nem outra. Tomou uma decisão incompleta”, observou CCL.

Processo…

Sobre a política paroquial, Cássio disse na ´Campina FM´ que as pesquisas e a opinião dos partidos oposicionistas vão ajudar a construir a chapa majoritária no ano que vem.

… Decisório

“Esse conjunto de informações vai resultar numa conversa final comigo, com Romero (Rodrigues) e outros aliados”, frisou.

Pode caber os dois

Ainda conforme o senador, “tenho dito, de forma muito clara, que não é excludente Romero ser candidato a governador e eu estar compondo uma chapa majoritária para o Senado, ao lado dele”.

– Mas, se preciso for, numa composição, posso deixar de disputar uma eleição. Não será o fim do mundo – acrescentou.

Abril: mês de muitas posses...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube