Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 07/08/2020

O dilema de quem decide

O ´capitão´ hesitou

De acordo com a revista Piauí, o presidente Jair Bolsonaro, durante reunião no dia 22 de maio último, cogitou enviar tropas ao Supremo Tribunal Federal para destituir os 11 magistrados e nomear novos substitutos.

A medida foi discutida, ainda conforme a publicação, entre o presidente e ministros próximos após o decano do STF, o ministro Celso de Mello, consultar a Procuradoria-Geral da República acerca da possibilidade de apreensão do celular do filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Interlocutores

A revista acrescenta que estavam presentes na reunião o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.

Crédito…

Mais 10.526 servidores públicos na Paraíba receberam indevidamente o auxílio emergencial e foram detectados pela Controladoria Geral da União.

… Irregular

No balanço parcial da CGU na Paraíba, 36.775 servidores tiveram o crédito do auxílio indevidamente, o que convertido em reais passa de 48 milhões e 400 mil.

´Arrotar´

“Vamos envidar esforços no sentido de que esses valores retornem aos cofres públicos o quanto antes”, enfatizou Severino Queiroz, superintendente da CGU.

Inadimplência

Na ´virada´ do 1º para o 2º trimestre deste ano – começo da pandemia -, 3,2 milhões de brasileiros deixaram de contribuir para a Previdência Social, informou ontem o IBGE.

Fim de uma era

Foi arrematada ontem, na Justiça do Trabalho, por R$ 7 milhões 540 mil, para quitação de dívidas trabalhistas, a área onde funcionava no município do Conde, o “Condomínio Residencial Mussulo Beach Resort”, equipamento que marcou época no turismo do litoral paraibano.

O detalhe

A empresa Alliance João Pessoa 23 Construções SPE Ltda., foi quem arrematou a área de 85 mil metros quadrados.

´Chego já´

Em contato telefônico no dia de ontem com o prefeito Romero Rodrigues, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que está planejando para os próximos dias uma visita à Paraíba, conforme divulgou APARTE esta semana.

Da boca de…

“… A classe empresarial tem todo interesse em colaborar para a aprovação da reforma tributária que, há muito tempo, está sendo aguardada com grande expectativa pelos industriais paraibanos…” (Francisco Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias da Paraíba).

Limite

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem que é legal a acumulação de aposentadoria e pensão no serviço público, desde que o valor não ultrapasse o teto de vencimentos no funcionalismo: R$ 39.200,00

Negativa

O vereador licenciado Nelson Gomes Filho negou que tenha feito um entusiástico pronunciamento em defesa do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), terça-feira última, durante reunião de lideranças políticas com o prefeitável ´tucano´.

 

Tanto faz

“Estou pronto para apoiar o candidato que será indicado por Romero. Sou amigo tanto de Bruno quanto de Tovar”, declarou Nelson.

Retaguarda

Nelson Gomes não tentará a reeleição nas eleições deste ano, mas vai lançar na disputa a sua esposa, Fabiana Gomes.

Risco…

Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde, mostram que, dos 5.547 casos de pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus em uma unidade médica, 2.426 morreram.

… Evidente

Esse número equivale, segundo o jornal O Globo, a uma taxa de mortalidade de 43%, mais alta que a de pacientes que pegaram a covid-19 fora do ambiente hospitalar e são internados por conta da doença, de 30%.

A céu aberto

O vereador campinense Olímpio Oliveira (PSL) denunciou o que chamou de “intervenção agressiva” de uma empresa de telefonia nas padronizadas calçadas da área central de Campina Grande.

Improviso

Quando eventuais serviços são realizados e existe a necessidade de remoção do pavimento, a reposição do piso está sendo executada com cimento bruto, “um trabalho tosco e grosseiro”.

“Estão esburacando as calçadas”, bradou o vereador, ontem, na Rádio Caturité FM.

Situando

A padronização dessas calçadas foi realizada na década de 90 e há uma lei (de 06.08.99) que disciplina sobre a conservação das benfeitorias.

Casal

O pré-candidato a prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) anunciou ontem o apoio de Manoel Ludgério (deputado estadual) e de Ivonete Ludgério (presidente da Câmara campinense) à sua postulação.

Motivações

“Bruno pode trabalhar como o prefeito Romero trabalhou e é alguém que a gente pode confiar a cidade, pela juventude, pela capacidade intelectual. Com ele, nós teremos um prefeito com a cabeça avançada, que vai fazer a cidade crescer, que pode continuar nesse ritmo forte que Romero imprimiu”, justificou Ivonete.

´Desonerou´

Esse processo prolongado de escolha do candidato governista em Campina, com risco de deixar sequelas na base aliada, é o que os rurícolas chamam de ´angu encaroçado´, quando se perde o ´ponto´ de algo em elaboração.

Simples assim

Os últimos movimentos apontam uma clareza solar: o prefeito Romero, última palavra nesse processo, busca construir um discurso e/ou conseguir argumentos para fundamentar a sua opção – perceptível em favor de Tovar Correia Lima (PSDB) -, que difere da opção lastreada por critérios objetivos (Bruno Cunha Lima).

É um dilema atual, mas com um horizonte bem delineado à frente: eleições 2022.

Desenha-se um ´encontro marcado´ nas urnas em JP: Cícero e Ricardo...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube