Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 04/11/2019

O dia em que o banqueiro chorou

Mudanças em gestação

Enquanto a maioria do País se preocupa – ou se diverte – com as imprevisibilidades e inconsequencias do presidente Jair Bolsonaro, o mundo econômico avança, muitas vezes sem o acompanhamento e atenção merecidas.

Por exemplo: a Federação Nacional de Saúde Suplementar apresentou propostas para alteração do sistema no país.

Entre essas modificações, está a possibilidade de os reajustes dos planos individuais passarem a ser definidos pelas empresas e de serem criados planos segmentados.

Igualmente é sugerido o fim do limite de reajuste por faixa etária.

Fim do limite

Pelas regras atuais, o último aumento por idade considera o Estatuto do Idoso e é feito aos 59 anos.

É cogitada igualmente a possibilidade de se rever o modelo de pagamento por procedimento.

Da boca de…

“… Não estou preocupado se ser aliado de Jair Bolsonaro vai dar ou me tirar votos…” (empresário Artur Bolinha Almeida, quando se filiava ao PSL na última sexta-feira).

Isolamento

Legendas de esquerda se reuniram no final de semana, em Campina Grande, para tratar das eleições do ano que vem.

Estavam lá PDT, PT, PCdoB e PSOL. Não foi registrada a participação do PSB.

Reposição

A chamada ´PEC paralela´ (emenda constitucional) que pretende ajustar algumas pendências remanescentes da reforma previdenciária, teve como acréscimo em sua tramitação uma proposta do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que obriga o Tesouro Nacional a arcar com os custos – perante o INSS – das isenções asseguradas a entidades filantrópicas.

Filtro

Essa proposta, se aceita em plenário, levará o governo federal a ser muito mais rigoroso para a concessão e/ou renovação do caráter filantrópico de instituições pelo País.

Prolongamento

O jornal Valor Econômico noticiou que a reforma administrativa em preparação no governo federal deve definir que o período de estágio probatório no serviço público será considerado parte do processo seletivo do funcionário que passou no concurso, sem que ele tome imediatamente posse como servidor ao assumir as funções.

Na mídia

Em recente edição, o mesmo jornal fez menção ao desenvolvimento experimental da tecnologia de telefonia ´5G´ em Campina Grande, com a participação da UFCG, em parceria com a Tim.

´Foguete´

Nessa área tecnológica, muito tem sido divulgado (e comentado) sobre o chamado computador ´quântico´ desenvolvido pela empresa Google: a máquina é capaz de realizar em 3 minutos e 20 segundos um cálculo que os computadores de ponta atuais mais avançados levariam cerca de 10 mil anos.

Da boca de…

“… O Brasil vive uma epidemia de violência e corrupção. O que justificaria o STF reverter o entendimento que produziu resultados relevantes e adotar posição que vai dificultar o enfrentamento dessa dramática situação? De que lado da história nós estamos?…” (ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal).

Comodidade

O aplicativo de entregas Ifood divulgou os números parciais de 2019 (de janeiro a setembro): foram processados 159 milhões e 300 mil pedidos.

2ª feira filosófica

“Há amor quando nos sentimos à vontade para revelar as nossas fragilidades tendo certeza de que o amado não se aproveitará disso para revelar as suas forças”.

Theodore Adorno, filósofo alemão do século passado.

Desiderato

“Ser presidente da Caixa Econômica Federal é uma missão de vida”.

Foi dessa maneira que o presidente da CEF, Pedro Guimarães, começou o seu discurso na noite da última quinta-feira, durante a solenidade de instalação da superintendência de Campina Grande.

Relato

Logo em seguida, anunciou aos presentes que faria um discurso introspectivo e emocionado, contando um pouco de sua trajetória até chegar à presidência desse imenso banco social brasileiro.

Ainda jovem

Ele citou a forma prematura como perdeu o pai, ainda na condição de estudante: ex-atleta, seu genitor foi a óbito por conta da Aids, há algumas décadas, momento histórico no qual estar com essa enfermidade era sinônimo de imediato (e precipitado) preconceito.

Recolhimento

Por essa razão – revelou publicamente – somente 10 anos após o falecimento é que se permitiu abordar a causa da morte de seu pai.

Orfandade

A mãe também se foi vítima de câncer. E a orfandade o deixou atônito e perplexo, sem rumo e sem perspectivas.

Mergulho

Conseguiu posteriormente a aprovação para uma pós-graduação nos Estados Unidos. E mergulhou pesado nos estudos. Em muitos dias chegou a estudar até 22 horas, quase ininterruptamente, por ter a necessidade de ultrapassar essa etapa e refazer a vida.

De uma turma de mais de 30 alunos, apenas ele e mais três chegaram ao fim.

Retorno

Vencida essa etapa, entendeu que apesar das oportunidades surgidas nos Estados Unidos, tinha a necessidade de retornar ao Brasil para devolver, na primeira ocasião que surgisse, o investimento que o País fez na sua vida, por intermédio da ajuda governamental à atividade acadêmica no exterior.

Aceitação…

Na sequência, Pedro Guimarães disse que estava atuando na direção de um banco privado, quando surgiu o convite para a presidente a Caixa.

… Imediata

Não hesitou e aceitou de imediato o convite, mesmo com prejuízo em termos de  remuneração, por considerar que era o momento da ´contrapartida social´ que imaginara nos EUA.

Duas faces

Entre lágrimas, o presidente da Caixa proclamou que “tudo o que um pai quer é que o filho tenha orgulho dele. Eu tive do meu pai e espero que daqui a 20 anos os meus filhos tenham orgulho do pai deles”.

Veneziano terá legenda para eventualmente disputar a PMCG pelo PSB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube