Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 16/07/2019

O ´dia D´ das universidades federais

Inconfiável até atrás das grades

A nota que segue saiu no jornal O Globo, no final de semana: Começou na semana passada um campeonato de futebol na penitenciária de Bangu, onde parte da turma da Lava-Jato (RJ) está presa. Os dois presos mais famosos, no entanto, não participam do torneio.

Sérgio Cabral (ex-governador do Rio de Janeiro) não foi escalado para jogar. Segue em isolamento até o final do mês por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária.

Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara Federal) se apresentou para atuar como juiz. Mas foi vetado pelos times, sob o argumento de que não confiavam em sua lisura.

 

Melhora

O ex-governador Wilson Braga deixou ontem a UTI do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

“Estou quase bom e logo irei para casa”, comentou com amigos.

Da boca de…

“… No momento, estou bastante focado em meu mandato e nas tarefas que me foram designadas. Defendo o nome de Ricardo Coutinho como candidato a prefeito. Mas o time também tem nomes muito fortes. Quanto ao meu nome, estou à disposição do partido sempre…” (deputado Gervásio Maia, do PSB, sobre a sucessão pessoense de 2020).

Afivelando as malas

É pouco provável a continuidade do vereador campinense Olímpio Oliveira nos quadros do MDB.

Na tela

O prefeito Romero Rodrigues (PSD) é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé, que começa às 22h15, após o Jornal da Cultura – canal 18.1 e pela internet: www.tvitarare.com.br

Interação

Um dos assuntos em pauta é a convivência pós-eleitoral entre Romero e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).

O ´príncipe´

“Do exterior, dá a sensação de os políticos brasileiros estarem engalfinhados na pequenez: uns sugerem filhos para funções impróprias. Outros confundem interesses públicos com eleitorais”.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nas redes sociais.

Transferido

O ex-candidato a governador e atual secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, foi levado ontem para um hospital em São Paulo.

O detalhe

Conforme a família, esse procedimento já estava programado.

Faça ´capitão´

“O Brasil precisa de uma quimioterapia para que ele não pereça. Estamos fazendo essa quimioterapia juntos”.

Jair Bolsonaro, ontem, numa sessão especial da Câmara Federal em homenagem ao aniversário do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.

Contabilidade

Nos cinco dias iniciais de julho, o governo federal liberou R$ 2,5 bilhões em emendas parlamentares.

Vento…

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, essa fonte de energia representará, ainda este ano, “em torno de 10% da matriz elétrica brasileira e vai se consolidar como a segunda maior fonte do parque gerador do País”.

… A favor

No ano passado, a geração de energia eólica (ventos) já produzia o equivalente à produção de Itaipu – a maior hidrelétrica do Brasil.

Overdose

Em seu programa semanal de rádio, ontem, o governador João Azevedo (PSB) anunciou que a empresa aérea Azul terá (ainda nesse semestre) 21 novos voos para a Paraíba (aeroportos de Santa Rita e Campina Grande).

Captação

“Já estamos tratando também com outras companhias para ampliar o número de voos aqui para a capital”, acrescentou João Azevêdo, sem envolver Campina nesse ´apêndice verbal´.

O detalhe

A maior parte dos voos visa a interligação entre as duas maiores cidades da Paraíba e o aeroporto dos Guararapes, no Recife (PE).

A interrogação

Não se sabe se essas negociações já envolveram a empresa espanhola que ganhou, por 30 anos, a concessão de 12 aeroportos – entre os quais os de CG, JP e Recife.

Placar

Conforme pesquisa informal do jornal O Estado de São Paulo, a reforma da Previdência já conta com o apoio de 42 dos 81 senadores – são necessários 49 votos favoráveis.

Sinceridício

“Eu falei para quem que o time era bom? Eu falei que o time era bom? Eu disse que tinha qualidade individual. O time não é bom, porque o time não ganha p…a nenhuma. Como é que o time é bom?”

Luizinho Lopes, técnico do Treze sobre a vergonhosa campanha da equipe na Série C do Campeonato Brasileiro.

Negativa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, negou que as universidades federais passarão a cobrar mensalidades dos seus alunos de graduação.

Anúncio

“Dia 17 apresentaremos a reformulação das universidades federais, que continuarão públicas e os estudantes não pagarão pela graduação, como hoje. Haverá mais liberdade para pesquisa e trabalho!”, escreveu o titular do MEC nas redes sociais.

Situando

O governo federal promete para amanhã o lançamento de um novo programa voltado ao ensino superior, batizado de “Future-se”, de acordo com o jornal Valor Econômico.

Incógnita

Nas palavras do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, esse programa terá como objetivo o “fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”.

Uma frase adicional Arnaldo fez acender a ´luz amarela´: “Não há cursos gratuitos, os pagadores de impostos pagam por esses cursos”.

PSL e PP terão candidaturas próprias a prefeito de Campina?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube