Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 27/02/2019

O ´dedo´ da Paraíba na Ford

´Pintura´ já arranhada

Passados praticamente dois meses da ´era Bolsonaro´, saiu a 1ª pesquisa nacional sobre o atual governo, divulgada ontem pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

A proporção de pessoas que considera a atual gestão ótima é de 11%. Outros 28% avaliaram o início de governo como bom.

A avaliação negativa ficou em 19%. O governo é considerado péssimo para 12% dos entrevistados e ruim para 7%. A avaliação “regular” ficou em 29%.

 

Situando

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas entre quinta-feira (21) e sábado (23) em 137 municípios de 25 unidades federativas.

´Voltei´

Para ´matar as saudades´ da Casa, o deputado federal Frei Anastácio (PT) apareceu na sessão de ontem da Assembleia Legislativa.

´Confissão´

O petista externou o seu desapontamento com o governador João Azevedo (PSB): “Eu esperava que o PT estivesse sendo mais respeitado no governo. É um posicionamento pessoal, não é algo que eu conversei com o partido. Acho que o trato deveria ser diferenciado. Acho que o governo tratou o PT com indiferença”.

´Avisa lá´

O frei ainda cunhou uma frase para o futuro: “Daqui a quatro anos ele (João) vai querer voltar ao governo”.

Desfecho

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) concede entrevista hoje pela manhã no Ipsem para informar a decisão da PMCG acerca do contrato que tem com a empresa pernambucana Aliança (envolvida numa recente operação da Polícia Federal), que executa o Maior São do João Mundo.

O detalhe

Tudo indica que o contrato será desfeito.

Queda livre

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) divulgou um levantamento mostrando que há 18 semanas consecutivas o preço da gasolina tem caído na maior parte do Brasil.

Da boca de…

“… Pra mim, está cada vez mais claro que o Lula está sequestrado, e não preso…” (deputado federal Carlos Zarattini – PT/SP).

Pulsação

Na quinta-feira da próxima semana, por solicitação do deputado Raniery Paulino (MDB), a Assembleia Legislativa promoverá uma audiência pública para tratar da fusão de vários órgãos da administração estadual.

Todos à mesa

O Senado agendou para a 3ª semana de março um debate com os 27 governadores, representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com os prefeitos das capitais para discutir o pacto federativo.

Destravado

Ainda sobre o Senado. Com a participação direta do senador Veneziano (PSB), foi aprovada ontem a autorização para que o Governo da Paraíba contrate um empréstimo no valor de US$ 50 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Finalidade

“O dinheiro será usado para o programa Paraíba Rural Sustentável, que tem como objetivo a melhoria de acesso a água potável e a introdução de tecnologias e práticas agropecuárias modernas e adaptadas às condições climáticas do semiárido. A meta é atender 150 mil pessoas”, assinala o texto que tramitou em plenário.

Dever…

“A Paraíba ao longo desses últimos anos, tendo passado as demais outras unidades, manteve-se em higidez econômica e fiscal. Nós passamos a estar entre os estados brasileiros como a décima unidade com melhor capacidade competitiva.

… De casa

“Nós passamos por muita luta, com muito esforço, num período mais cáustico e duro da crise nacional, a Paraíba chegou a essa condição de hoje pleitear empréstimos”, enfatizou o senador.

Efeito

O recente anúncio do fechamento da fábrica da Ford localizada em São Bernardo do Campo (SP) tem um alcance que vai muito além do já expressivo impacto na economia e na disponibilidade de postos de trabalho na região.

Desembarque

A chegada da montadora americana ao País teve a participação do ilustre paraibano e ex-presidente da República Epitácio Pessoa, que atraiu o investimento para cá, em meados da década de 20 do século passado.

´Grifes´

Na fábrica desativada há poucos dias foram montados veículos que marcaram a história dos automóveis no País, a exemplo Corcel, Del Rey, Escort e por último o Fiesta.

Sangria

De acordo com cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas), a desativação da fábrica implica na supressão de aproximadamente 24 mil postos de trabalho, considerando toda a cadeia produtiva (indústria de autopeças).

Mal acostumado

É bom lembrar que a GM também está ameaçando desativar as suas unidades do País, caso o governo não acene com incentivos fiscais – uma ´injeção na veia´ que permeia o segmento automotivo no País desde os seus primórdios, e que já carreou para o segmento centenas de bilhões de reais.

No jogo

O grupo CAOA, com origem em Campina Grande (empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade), já manifestou publicamente a intenção de comprar as instalações da fábrica da Ford.

Antigos parceiros

Em nota divulgada, a CAOA salienta que há quatro décadas tem uma “forte parceria” com a Ford, por ser até os dias atuais a maior distribuidora da marca norte-americana na América Latina.

“Dessa forma, é natural que a Caoa e a Ford conversem sobre futuros negócios, assim como ocorre com outras empresas sempre que há uma boa oportunidade”, frisa o comunicado.

Parece que o deputado Tovar Correia Lima não vai demorar muito no PSDB...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube