Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 13/04/2019

O câncer evitável

Vai em frente

Cada vez mais pré-candidato a prefeito de Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão disse que a direção nacional do PCdoB “tem um interesse muito forte, não só na Paraíba, mas no Nordeste”, em termos de disputas majoritárias nas eleições do ano que vem.

“As esquerdas devem estar fortalecidas no país, pois as conquistas do povo brasileiro aconteceram através da esquerda”, enfatizou o parlamentar em entrevista à ´Correio FM´.

 

Candidatura…

Inácio avaliou que no momento “a oposição entende que a união é necessária para que Campina volte a ser o que era”.

…Única

“Campina precisa resgatar a sua história. É importante as oposições estarem unidas e de mãos dadas para termos uma chapa competitiva em 2020”, acrescentou.

Combate…

Em audiência esta semana na Câmara Federal, a ministra de Direitos Humanos, Damares Alves, disse que 11% dos crimes de abuso sexual contra mulheres e crianças são cometidos por líderes religiosos.

… Ao abuso

“Isso nós não vamos permitir mais. Vamos ter de fazer esse enfrentamento. O líder religioso não pode abusar de uma mulher que vai procurá-lo por ajuda. Vou fazer esse enfrentamento, e que a pena seja agravada quando o crime for praticado por eles”, comentou a ministra.

Da boca de…

“… Vou comemorar os 100 dias de nada…” (deputado Wellington Roberto, PR/PB, sobre os 100 dias do governo Bolsonaro)

Subjetividade pura

O Supremo Tribunal Federal decidiu que pode haver o sacrifício de animais em rituais e cultos religiosos, desde que “sem excessos ou crueldade”.

Excluída

A direção do PRB em Campina Grande sinalizou que não participou das conversações que culminaram com a indicação do vereador pastor Josimar para a Secretaria de Ciência e Tecnologia da PMCG.

Só lembrando

O PRB/CG é presidido por Tertuliano Maracajá, pai do vereador Renan Maracajá, que indiretamente assumiu o controle da legenda na cidade desde que deputado federal Hugo Mota ocupou a presidência estadual.

Remendos

A medida provisória que reformou a estrutura do governo federal – com a redução de 29 para 22 ministérios – já recebeu 539 emendas em sua tramitação no Congresso Nacional.

Da boca de…

“… Se os homens engravidassem esse problema já estaria resolvido há muito tempo…” (ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que defende uma revisão na legislação sobre o aborto).

Mosca…

O cantor e compositor Capilé está ´assanhadíssimo´ para adentrar no mundo da política nas eleições do ano que vem e tentar um mandato de vereador em Campina Grande.

… Azul

Ou seja, Capilé desfilaria por outra ´paixão´ desmedida da espécie humana, uma vez que antes do mundo da música já transitou pelo esporte, como jogador de futebol.

´Conversão´

Do jogador Marcelinho Paraíba (45 anos), que está de volta ao Treze para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro: “Muita coisa mudou na minha vida. Há algum tempo eu me converti e aceitei Jesus como meu único salvador. Isso tem sido maravilhoso na minha vida.  As coisas têm melhorado muito, até mesmo na convivência em casa, com a família, questão de descanso, tudo isso.

Pretérito

“Antes eu era do mundo, vivia em farra, em festa, e isso me atrapalhava. Não sei como consegui jogar até essa idade fazendo tudo que eu fazia. Mas daqui para frente é só bênção”, adendou o atleta.

Da boca de…

“… Em vez de as universidades do Nordeste ficarem aí fazendo sociologia, fazendo filosofia no agreste, (devem) fazer agronomia, em parceria com Israel…” (economista Abraham Weintraub, novo ministro da Educação, empossado esta semana).

´Quina´

Apenas cinco parlamentares participaram da sessão de anteontem na Assembleia Legislativa: Galego Souza (PP), Jeová Campos (PSB), Raniery Paulino (MDB), Walber Virgolino (PATRI) e João Gonçalves (PODE).

Sábado é dia de poesia

“Sem querer fui me lembrar/ De uma rua e seus ramalhetes/ O amor anotado em bilhetes/ Daquelas tardes…” (grupo Roupa Nova, que este mês se apresenta na Paraíba).

Prevenção

Uma nova pesquisa divulgada sobre as doenças oncológicas – realizada em parceria pelas universidades de São Paulo (USP) e de Harvard (EUA) calcula que ao menos 63 mil mortes por câncer que ocorrem no Brasil por ano poderiam ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar e praticar atividades físicas.

Efeito

Também seria possível evitar 114 mil novos casos da doença, o que corresponde a 27% dos registros anuais.

Correlação perversa

Para fazer o levantamento, os pesquisadores cruzaram dados da Agência Nacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de levantamentos feitos por instituições nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Existe um consenso que tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade e má alimentação estão relacionados com 20 tipos de câncer. Sabendo desses fatores de risco, usamos bancos de dados do IBGE para ver como é a distribuição deles na população”, explicou ao ´Estadão´ Leandro Rezende, pesquisador da USP e um dos autores do estudo.

 

O prefeito Romero já escolheu o seu candidato à sua sucessão?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube