Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 23/10/2019

O bisturi na folha

No subsolo da compostura

É pavorosa a mensagem que os integrantes do PSL na Câmara Federal emitem à opinião pública nacional.

O (ainda) partido do presidente da República tem propagado, quase que diariamente, a sensação atemorizante de que o País está representado na sua principal instância parlamentar, em alguma medida, por um amontoado de lideranças sem qualquer afinidade de natureza ideológica nem comportamental, e que perderam até mesmo o mínimo de pudor – para nem falar em serenidade – em expor suas vicissitudes, limitações e/ou imperfeições à luz do sol.

Ameaça…

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que gravou a reunião da bancada dias atrás – cuja ´elegância´ ímpar das expressões foi mostrada no final de semana neste espaço -, voltou à tona para mandar um recado aos seus colegas (é assim que se chama no Legislativo) que estão cogitando detoná-lo no conselho de ética do partido.

O PSL tem um conselho de ética, sim senhor!

… Explícita

Eis o recado: “Alerto sobre a tentativa de pedir cassação de mandato. Garanto que não estão acostumados com alguém como eu. Tenho muita coisa para fo… o parlamento inteiro. Eu vou bagunçar o coreto de todo mundo, vou sacudir o Brasil”.

Protagonistas

No programa Roda Viva de anteontem à noite (Rede Cultura/TV Itararé), a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou com todas as letras que os três filhos do presidente Bolsonaro (Carlos – vereador no RJ; Eduardo – deputado federal; e Flávio – senador) lideram uma rede especializada em campanhas de difamação e notícias falsas usando aplicativos de mensagens.

Arsenal

Ainda conforme Joice, além do Instagram, WhatsApp e Twitter, existem 1.500 perfis falsos no facebook para alimentar o que ela qualificou como “milícia digital”.

Dentro do Palácio

De sua parte, o deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) confirmou à Rede Jovem Pan de Rádio (SP), ontem, que a estrutura denunciada por Joice é verdadeira, e que um dos coordenadores é Tercio Arnaud Tomaz, assessor da Presidência da República.

´Importação´

Presidente da Agência Executiva de Gestão de Água da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro informou ontem que a estimativa da Paraíba para 2020 é a reserva de 117 milhões de metros cúbicos d´água do Rio São Francisco, o que assegura com tranquilidade o atendimento às demandas do Cariri, de Campina Grande e do chamado ´Baixo Paraíba.

Na mão

“Quero tranquilizar a população de que temos tudo sob controle”, assegurou Porfírio.

Para escutar

Mais um comentário para você escutar nas redes sociais, deste colunista.

Tema: Por que devemos nos preocupar com as eleições 2020?

Serviço:

Acesse aqui.

Tóquio 2020

Os atletas que disputarão as Olimpíadas do ano que vem no Japão serão transportados por veículos ´autônomos´ – sem motorista.

De volta

O deputado estadual Branco Mendes (Podemos) retornou ontem ao seu mandato parlamentar, após quatro meses de licença.

Trocolli Junior (Podemos) voltou à condição de suplente.

Obstáculo

Devido a entraves de natureza regimental, na ALPB, talvez o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) não mais assuma um cargo no secretariado do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), fato que abriria vaga para o suplente da vez – Claudio Regis (PP).

Desproporção

Estudo produzido pelo Ministério da Economia mostra que apenas 5% dos servidores em atividade no governo federal custam 12% da folha de pagamentos da União e têm um salário médio acima de R$ 340 mil por ano.

´Descasadas´

O levantamento constatou igualmente que 80% das 440 rubricas remuneratórias (acréscimos feitos ao salário-base) que existem no governo federal não têm equivalência no setor privado.

Nova prioridade

O jornal O Estado de São Paulo noticiou que está sendo acelerada no governo federal a proposta de reforma administrativa, que passará à frente – do ponto de vista da cronologia– da reforma tributária.

No curto prazo

Enquanto as mudanças da reforma não fazem efeito, depois da sua aprovação, ainda conforme a publicação, será proposta a ´PEC (emenda constitucional) dos gatilhos´, cuja intenção é a suspensão da progressão dos atuais servidores, como também a vedação de novos reajustes para as categorias que estão no ´topo´ das remunerações.

Está sendo em análise a reformulação do sistema de avaliação do servidor e a regulamentação do desligamento por baixo desempenho.

Veneziano aceitaria indicar o (a) vice do prefeitável Geraldo Medeiros?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube