Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 31/12/2018

O ´batismo´ de João

Para a história

Nessa última coluna do ano – e véspera da posse do novo governador paraibano – aproveito para resgatar trechos do discurso de João Azevedo (PSB) na recente solenidade de diplomação promovida pelo TRE/PB.

Suas palavras indicam como será a sua postura no cargo e os compromissos de campanha que solenemente renovou. Confira a seguir.

A arte de…

“O magistério é o mais solene dos ofícios. De suas nobres entranhas nascem magistrados, lideranças políticas, produtores, empreendedores, profissionais consagrados em todos os campos, além de professores e professoras que materializam a essência humanitária de seus ditames, modelando sonhos alheios como se fossem seus. Portanto, cuidando do amanhã.

… Ensinar

“Somos todos e todas, portanto, folhas, flores, frutos da mesma raiz, canalizando os nutrientes que mantêm forte e saudável o tronco social com os seus galhos multifacetados.

Vanguardistas

“Professores orientam deputados; professores formam senadores; professores lapidam governadores. Professores falam em nome de muitos, ressoando aquilo que muitos não podem ou não sabem como dizer. A voz dos saberes, o eco das memórias – livres e sem amarras.

Coletivo

“Na grande escola chamada Paraíba, milhares de professores conduziram alguns de nós até aqui, com destemor e energia suficientes para alcançar as notas mais altas na escalada das provas submetidas  ao longo de nossas caminhadas.

Marco

“Passar pelo teste das urnas requer aptidão, determinação, paixão e disciplina. Exige desprendimento e respeito às diversidades. Hoje nos formamos. Estamos prontos para o futuro. Antes, porém, de pendurarmos os diplomas e assumirmos nossas responsabilidades específicas, precisamos celebrar e lembrar esse momento como um dos mais memoráveis de nossas vidas.

Transitórios

“Aqui a liberdade é plena, patrimônio inalienável. E é essa liberdade democrática o elo que nos une a essa corrente formada por homens e mulheres escolhidos pela expressa e soberana vontade popular. Zelar por esse legado é o juramento que devemos firmar nesse momento. Somos guardiões, por alguns anos, de mandatos que não nos pertencem, mas ao povo da nossa terra. Não esqueçamos disso!

Aprendizado

“Mantendo o arraigado hábito de professor, antes da posse formal de governador, digo nesse instante que a maior riqueza daqueles que enfrentam a vida ensinando é saber, por experiência própria, que sempre estamos apreendendo e revendo formas e conteúdos.

Aprimorar

Não sabemos de tudo, e tudo tem que ser melhorado em algum momento. É assim na casa, na escola, no trabalho de cada um. É assim também na Paraíba de todos nós.

Desafio

“Como governante, a partir de 1º de janeiro de 2019, o meu compromisso será, ao mesmo tempo, o maior desafio: melhorar o que foi construído com tanta eficiência e visão de futuro. Ampliar as bases modeladas pelas mãos engenhosas do governador Ricardo Coutinho irá exigir da futura administração eficácia redobrada para manter nos trilhos o vagão do desenvolvimento, usando sensibilidade e inventividade como molas propulsoras de um movimento crescente e constante.

Reafirmação

“O que foi dito antes é reafirmado agora: a Paraíba não vai retroceder! Porque não há mais espaços para a manipulação, o oportunismo, a demagogia, o cabresto, a dependência, a ignorância.

Página virada

“Além de tudo o que foi construído em obra; além de tudo o que foi realizado em ações e programas, as aulas de democracia e protagonismo popular disseminadas pela escola dirigida pelo mestre Coutinho é a melhor e mais duradoura garantia de que os maus exemplos do passado ficaram lá – lá no passado.

Reciprocidade

“Em 2010 a Paraíba votou na esperança. Oito anos depois, estou aqui para representar a realidade de uma nova Paraíba. Na Paraíba aprendemos e ensinamos mutuamente.

Prioridade

“Se conseguimos tirar dezenas de cidades do isolamento geográfico, agora precisamos retirar outras tantas do isolamento econômico.

Sem recuo

“A liberdade dos paraibanos não sofrerá retrocesso. Palavra de quem é fruto dessa prática saudável e imprescindível.

Mandamento

“Nos próximos quatro anos mudam os personagens, mudam estilos, mudam métodos. Mas as posturas e práticas permanecem as mesmas, porque o povo aprendeu, gostou e quer mais do que vivenciou e ajudou a construir. Essa é a lição simples e direta extraída das urnas. Esse é o ensinamento que devemos todos levar às funções para as quais nos diplomamos. Hoje, sejam governistas ou oposicionistas, só temos um caminho a seguir: sempre em frente.

Significação

“Mais do que um diploma, o que recebemos hoje é bem mais do que um documento de valor jurídico, político e histórico. Esse certificado é uma carta de compromissos, assinada por milhares de paraibanos, a quem devemos prestar contas todos os dias, a partir de agora.

Ofertório

“Se os outros diplomas que recebi durante a minha trajetória profissional dediquei aos meus pais, minha mulher, meus filhos e netos, esse, particularmente, pelo aprendizado, amizade e confiança nele contido, dedico com muito orgulho ao povo da Paraíba. A todos que ajudaram a construir essa caminhada. Uma caminhada pela democracia, de forma contagiante, alegre e, acima de tudo, comprometida.

Ensinamento

“Dedico especialmente ao amigo e companheiro Ricardo Coutinho, que me disse certa vez que ´o melhor político não é o que tem mais eleições no currículo, mas aquele que mais trabalhou em benefício do povo´.

Condução

“Dentro de mais alguns dias, ao sentar na cadeira do governador, agirei com todo empenho e determinação para que a Paraíba continue equilibrada; e o crescimento seja ampliado”.

Compromisso com a história

Ainda João Azevedo: “A alegria que nos enlaça só será maior se, daqui a quatro anos, pudermos olhar o trajeto percorrido e anunciar, com a alma leve e o coração tranquilo, que o povo continuou no poder. Essa é a tarefa, a meta, o compromisso irrevogável. É isso que diz esse diploma nas entrelinhas; é isso que a história nos cobrará, com certeza”.

Um 2019 de paz, alegria e prosperidade para todos!...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube