Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 08/08/2018

O ´balé´ das subcoligações

Caixas penalizados

Reportagem publicada ontem no jornal O Estado de São Paulo mostra que a recessão custou R$ 278 bilhões para os Estados entre 2015 e 2017, segundo cálculos do economista Raul Velloso, especialista em contas públicas.

“Os Estados contariam com esses recursos a mais se não tivesse ocorrido a recessão. Daria para pagar o aumento com a Previdência”, afirmou Velloso.

 

´Presente´

Ainda conforme o especialista, “muitos (dos futuros governadores) vão encontrar caixas quebrados e fila de pessoas com quantias a receber. Mesmo que haja melhora na arrecadação neste ano, será difícil, pois há um acúmulo de outros três anos de crise”.

Da boca de…

“… É inegável que a chegada de Daniella Ribeiro (PP) vai dar uma baldeada na coisa. Em Campina Grande a baldeada é maior porque é o reduto eleitoral deles, dos Ribeiro. Eles têm uma forma peculiar de fazer política…” (Pedro Cézar, consultor da empresa 6 Sigma de pesquisas, sobre a candidatura da deputada ao Senado).

Tesourada

Vai estar na pauta de hoje do Tribunal de Justiça a questão da desativação – “desinstalação” na expressão oficial – de 15 comarcas na Paraíba, devido à pouca demanda de prestação jurisdicional.

´Guilhotina´

Cidades que poderão ser prejudicadas: Araçagi, Bonito de Santa Fé, Cabaceiras, Cacimba de Dentro, Caiçara, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Malta, Paulista, Pilões, Santana dos Garrotes, São Mamede e Serraria.

´DNA´

O 2º suplente do candidato a senador Luiz Couto (PT), Alexandre Santiago, foi uma indicação do PRP, e não do PTB, como estava inicialmente sendo cogitado.

Caseiros

No dia de ontem foram divulgados os suplentes do candidato a senador pelo MDB Roberto Paulino: Igor Fialho (MDB), que é economista e advogado, e Celso Alves (MDB), assessor parlamentar do deputado Raniery Paulino.

´Exorcizou´

O PPL (Partido da Pátria Livre) ´deu ré´ na coligação com Lucélio Cartaxo (PV), por determinação da direção nacional.

Pendente

O Avante é outra legenda que se rege pela indefinição na eleição paraibana.

O sujo e…

O PSDB vai apoiar a candidatura de Fernando Collor de Mello (PTC) a governador de Alagoas, por imposição do PP.

… O mal lavado

E o PT vai respaldar a reeleição do senador Renan Calheiros (MDB-AL) por determinação do ex-presidente Lula.

Só respirar

Sete – dos 13 – presidenciáveis terão menos de 15 segundos diários no guia eleitoral: Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota, antigo PEN), José Maria Eymael (DC, antigo PSDC), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL), João Amoêdo (Partido Novo) e Jair Bolsonaro (PSL).

 

 

Da boca de …

“… Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem. Nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Então, esse é o nosso caldinho cultural…” (general da reserva Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro).

Consulta

O prefeito Romero Rodrigues, o deputado Manoel Ludgério, vice-presidente do PSD/PB, e o vereador campinense Pimentel Filho (PSD) estiveram ontem com o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, presidente de honra do PSD.

Futuro incerto

Até ontem permanecia instável a situação do partido Rede de Sustentabilidade na Paraíba, com o ´cabo-de-guerra´ entre as coligações de João Azevedo (PSB) e Lucélio Cartaxo (PV).

Autônomos

“Primeiro, Marina presidente. Essa é minha maior preocupação. E a nível estadual estamos abertos ao diálogo com os interlocutores tanto do PV quanto do PSB. A Rede prega o diálogo e nós em Campina fomos liberados para irmos para o caminho que acharmos melhor”, declarou o professor Eduardo Gomes, da Rede.

Na Capital

A Academia Paraibana de Ciência da Administração promoverá no próximo sábado, em João Pessoa, uma homenagem às emissoras de TV existentes na Paraíba, por inspiração do transcurso do ´Dia da Televisão´ (11 de agosto).

Simbolizado

No caso da TV Itararé (afiliada da Rede Cultura de Televisão), a homenagem tem como foco o programa de debates ´Ideia Livre´, apresentado nas noites de terça-feira (22h15).

Posses

Na mesma solenidade serão empossados três novos diretores (professores/administradores): Edmilson Azevedo Lima, César Emanoel Barbosa Lima e Lúcio Mariano Albuquerque Melo.

A APCA é presidida por Mário Tourinho.

Sem transferir

A assessoria do deputado Damião Feliciano (PDT) garantiu, ontem, que não houve a ´cessão´ de bases políticas por parte do candidato a senador Luiz Couto (PT).

Cativo

O ex-senador Efraim Morais, presidente do Democratas na Paraíba, foi reconduzido ao cargo da Secretaria de Governo do Estado.

O ´mosaico´ dos acordos

Com a antecipada ressalva de que mudanças poderão ocorrer até o dia 15 próximo, eis como ficaram as coligações proporcionais na Paraíba.

MDB, PR e Patriota – deputado federal

MDB e PR – deputado estadual

Patriota – sem coligação para deputado estadual

PSDB, PSD, PP, PTC, PHS e PSC – deputado estadual

PSDB, PSD, PSC, PV e Solidariedade (SD) – deputado federal

DC (ex-PSDC), PRTB e PSL – deputado federal

SD, PRTB, DC e PSL – deputado estadual

PP, PHS, PPL e PTC – Câmara Federal

PSB, PTB, PRB, PT, DEM, PDT, PCdoB e Podemos – federal

PSB, PTB, Podemos, PRB, PDT, PCdoB e PRP – deputado estadual

PT, Avante e Pros – deputado estadual

PPS, Avante, PRP, Rede, PMN e Pros – Câmara Federal

PPS, PMN, Rede e DEM – deputado estadual

PSTU – sem coligação

PSOL – sem coligação

Benjamin Maranhão não para de fazer contas de votos ...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube