Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 07/01/2021

O aumento ´abortado´

Gangorra

Balanço do ano de eleição municipal nos quadros partidários, divulgado pelo jornal O Globo, mostra que o partido Novo apresentou queda de 15% no número de filiados entre janeiro e novembro, a maior entre os mais de 30 partidos do país.

Na outra ponta, siglas como PSL e PSD estão entre as que mais ganharam filiados em números absolutos.

O detalhe

De acordo com o TSE, o país tem hoje 16,6 milhões de filiados a partidos políticos.

Da boca de…

“… As redes sociais mostram-se mais eficientes para manter a mobilização de convertidos do que para atrair adesões…” (Marco Antonio Carvalho Teixeira, professor de sociologia da Fundação Getúlio Vargas).

´Batismo´

“Passei 12 anos para chegar nesta casa. Uma caminhada que não foi fácil. Nada foi fácil”.

Foi o que disse Rubens Nascimento ao assumir ontem uma cadeira no Legislativo de Campina Grande pelo Democratas.

Memória

Ele recordou a infância de dificuldades financeiras, próprias da origem familiar humilde.

“Só com a educação poderia me livrar de um destino comum”, assinalou.

Perseverança

Rubens chega à Câmara após disputar quatro vezes um mandato parlamentar.

“Assim como na educação, há também muita desigualdade na largada”, comentou se referindo à disputa por um mandato popular.

Novo horário

Todas as unidades do Ministério Público da Paraíba, informou a sua assessoria, funcionarão em novo horário unificado, a partir de hoje, após retorno do recesso forense iniciado no último dia 20.

O detalhe

O expediente passa a ser das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, em todos os municípios.

Indicativo

A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) prevê um crescimento da demanda diária do produto, o que sinaliza reaquecimento de economia mundial.

Projeção

A estimativa é de uma venda diária de 95,9 milhões de barris (cada barril equivale a cerca de 160 litros).

 Casa nova

O jornalista Suetoni Souto Maior, que trabalhava na Rede Paraíba de Comunicação, vai atuar na coordenação de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa.

´Apagão´

O site da Câmara Municipal de Campina Grande estava fora do ar no dia de ontem.

Lacunas

Antes desse ´sumiço´ não havia sido publicada nenhuma das nomeações já feitas pela atual mesa diretora.

Meia volta

“Confusão ontem, você viu? Que eu falei que o Brasil estava quebrado. Não, o Brasil está bem, está uma maravilha. A imprensa sem vergonha, essa imprensa sem vergonha faz uma onda terrível aí”.

Bolsonaro, ontem, em conversa com populares.

Adiamento

A direção nacional do MDB informou que ficou para a próxima semana a aguardada filiação ao partido do senador Veneziano Vital (ex-PSB), da Paraíba.

Esticada

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, setores econômicos que ainda não retomaram totalmente as atividades na pandemia pressionam o Ministério da Economia pela prorrogação do benefício de redução da jornada de trabalho, encerrado pelo governo em dezembro.

Radiografia

Desde abril último, o benefício (redução) foi pago a 9,8 milhões de trabalhadores.

Interinidade

“As expectativas são as melhores possíveis. Daniella Ribeiro já faz um excelente trabalho. Diego Tavares veio fazendo um excelente trabalho. E eu, apesar de ser por um tempo mais curto (menos de 1 mês), vou fazer de tudo para honrar a cadeira que estou assumindo”.

Foi o que disse a suplente de senadora Nailde Panta (PP-PB), ao assumir ontem uma cadeira no Senado.

Mantido

O ex-deputado Renato Gadelha (PSC) permanecerá à frente da Secretaria de Agricultura de Campina Grande.

Remanejado

O economista Joab Pacheco, secretário de Finanças no governo Romero, foi designado para o cargo de diretor financeiro do Ipsem.

Tema recorrente

Ao lançar a sua candidatura ontem à presidência da Câmara Federal, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) defendeu a continuidade do auxílio emergencial.

A caminho

Mais um reajuste no preço do gás de cozinha.

Da boca de…

“… Nem conheço essa máquina e nem o uso dela. Eu vou é cuidar de João Pessoa. Essa é a minha preocupação. Isso é para advogado responder…” (prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, acerca da ação eleitoral que pede a cassação do seu mandato).

Por pouco

Na reta final das atividades na Câmara Municipal de Campina Grande, em dezembro último, por pouco a legislatura que findava não embarcou na aprovação – fora de época – do aumento na remuneração dos próprios edis para a legislatura seguinte.

Origem desconhecida

Detalhe adicional e relevante: o projeto seria colocado em pauta, dentro do tal ´esforço concentrado´, em SEGUNDA votação, sem que tenha havido qualquer divulgação sobre a suposta apreciação em 1º turno.

APARTE já enfatizou que os arquivos da ´Casa de Félix Araújo´ – documentos e conteúdos hospedados virtualmente –, nos últimos tempos, padecem de confiabilidade.

Começando o ´muro de lamentações´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube