Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 01/07/2020

Novamente sem unidade

Expulsão

A terça-feira foi um dia para ser esquecido pelo movimento ´Girassol´, a lírica denominação do agrupamento político em torno do ex-governador Ricardo Coutinho.

O ex-procurador geral do Estado (e ex-secretário de Administração do Estado e de João Pessoa) Gilberto Carneiro foi impedido de exercer a advocacia, a partir de uma decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

A sua carteira da OAB foi cassada, ao cabo de insucesso nos recursos que apresentou à instituição.

Origem

O ´marco zero´ do processo foi uma representação apresentada em 2012 pelo advogado José Horácio Ramalho (já falecido), quando Carneiro assumiu o cargo de procurador do Estado.

Cupular

Mais recente, no rastro devastador da Operação Calvário, Gilberto foi apontado com um dos ´cérebros´ do esquema de fraudes envolvendo organizações sociais (OSs), notadamente a Cruz Vermelha Brasileira.

Monitorado

Após uma temporada na prisão, o ex-procurador foi libertado, mas obrigado a utilizar uma tornozeleira eletrônica.

Indisponibilidade

O outro ´capítulo´ do dia foi uma decisão do juiz da 3ª Vara Criminal de João Pessoa, Wolfram da Cunha Ramos, que bloqueou bens do ex-governador, entre os quais imóveis e o saldo de uma previdência privada, da ordem de R$ 2.492.194,00.

´Rei posto´…

Com a precoce ´demissão´ de Carlos Decotelli da Pasta da Educação – ao pé da letra não caberia a expressão demissão -, na noite de ontem dois nomes lideravam a ´bolsa de apostas´.

Cotados

Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e Gilberto Garcia, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, reitor da Universidade Católica de Brasília.

O detalhe

O primeiro nome tem a simpatia da chamada ´bancada evangélica´ no Congresso Nacional.

´Por fora´

A terceira alternativa especulada era o professor campinense (e ex-reitor da Pro-Reitoria de Interior da UFPB) Benedito Aguiar, dirigente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e também evangélico.

Preliminares

O prefeitável Bruno Cunha Lima disse ontem na Rádio Caturité FM (104.1) que a sua recente filiação ao PSD “foi precedida de conversas muito receptivas” com o prefeito Romero Rodrigues no tocante à indicação de seu nome para disputar a PMCG.

Aliados

Bruno avalia que a maioria dos partidos que provavelmente integrarão a coligação governista na cidade tem uma posição favorável à sua postulação.

´Plebiscito´

“Inevitavelmente (durante a campanha), serão comparados oito anos” dos governos de Veneziano e de Romero. Mas vamos fazer algo além disso”, enfatizou o pré-candidato.

Desafios

Ele entende que o ano em curso é atípico “em diversos sentidos”, e que ações de adequação à nova realidade são mais do que necessárias, tornando-se indispensáveis, não somente para a cidade e o próximo prefeito, mas para o país inteiro.

Régua para…

“Eu quero, de pronto, dizer que o nosso processo decisório é devido aos atributos do candidato Ruy Carneiro (PSDB), que é jovem, tem muita energia. Não é neófito na política”.

… A escolha

Foi o que comentou ontem o suplente de deputado Leonardo Gadelha (PSC), sobre o apoio de seu partido à candidatura do ´tucano´ à Prefeitura de João Pessoa.

Sem reparos

Ele ressaltou que “não há nenhum tipo de crítica à atual administração do prefeito Luciano Cartaxo, muito pelo contrário. Nós temos muito orgulho de ter votado em Cartaxo em 2012 e em 2016, e inclusive de ter apoiado a candidatura do irmão Lucélio Cartaxo em 2018 ao governo do Estado”.

Suplência

Leonardo – que é suplente de Ruy – comentou que “eu seria hipócrita em não dizer que isso (a eleição de Ruy) me traria um efeito colateral benfazejo, além de ser importante constitucionalmente para o PSC, uma legenda que vem se fortalecendo no plano nacional”.

Pelotão de frente

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho, afirmou que “nos próximos 10 anos o Brasil estará entre os cinco maiores produtores de petróleo do mundo, com 5,5 milhões de barris de petróleo por dia”.

Aliança já

Um grupo de filiados ao PT em Campina Grande lançou, ontem, um manifesto em desacordo com o lançamento de candidatura própria a prefeito – leia-se professor Márcio Caniello – e em apoio ao nome do prefeitável e deputado “camarada” Inácio Falcão (PCdoB), já no 1º turno da disputa.

Inviável

O texto do documento sublinha que “uma candidatura que não tenha sido construída anteriormente e que não esteja cotada em pesquisas já realizadas pelas instituições de renome ficará impossibilitada”, sem mencionar que pesquisas fazem referência.

Risco

Adiante, os subscritores grifam que com “uma candidatura sem expressão poderíamos colocar em xeque alguns possíveis postulantes à vereança”.

Logo ali

A reunião da direção municipal do PT/CG para deliberar sobre a eleição majoritária será (online) no próximo domingo.

Outra…

Um estudo em desenvolvimento no Brasil pretende verificar os efeitos do uso do extrato de própolis no tratamento da covid-19.

… Luz

Dados preliminares, noticiados pelo jornal Valor Econômico, mostram resultados positivos com a utilização do produto em pacientes infectados.

Retaguarda

O estudo é realizado pelo médico nefrologista Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com Andresa Berretta, presidente da Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Ribeirão Preto (SP).

Chegará a hora

A prefeitável do Podemos em Campina Grande, Ana Cláudia Vital do Rêgo, disse ontem que “no momento oportuno o Cidadania (partido do governador) fará a discussão” sobre quem apoiará no pleito majoritário local.

Sem jeito

Em entrevista dada ontem ao colunista, na Rádio Caturité FM, Ana avaliou que considera praticamente inevitável que as oposições tenham mais de uma candidatura no 1º turno da disputa, numa menção à pré-candidatura do deputado Inácio Falcão.

– Será um debate saudável, que engrandecerá o processo democrático – enfatizou.

Decotelli colocará no seu currículo que foi ministro da Educação?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube