Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 15/12/2017

Nossa pequenez

Desconfiança

Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, esta semana, na Rede Globo, o juiz federal Marcelo Bretas (RJ) – responsável pelos processos da Lava Jato no Rio de Janeiro – revelou temer alguma “manobra” de políticos ainda neste ano contra o combate à corrupção no País.

O temor dele é quanto a eventual aprovação de uma lei “entre um Jingle Bells (Natal) e uma rabanada (Ano Novo)”.

Outro naco

O PP vai indicar o novo titular da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades.

O orçamento dessa secretaria para o ano que vem vai girar em torno de R$ 6 bilhões e 200 milhões.

Da boca de…

“… Eu fiquei muito chateado com PCdoB, porque acho que a legenda foi muito irresponsável com meu mandato na eleição passada. Acho que o PCdoB teve responsabilidade direta pelo resultado, embora tenha sido o 10º mais votado na cidade…” (Napoleão Maracajá, sobre a sua não reeleição no pleito do ano passado em Campina Grande).

Respirando

Dados oficiais do setor automobilístico mostram a venda de 204.180 veículos no mês passado no Brasil, um aumento de 14,63% em comparação ao mesmo mês do ano de 2016.

Escalada

Este ano já ocorreram mais de 170 assaltos a postos de abastecimento em Campina Grande.

A dúvida

Não seria o momento adequado para os postos adotarem a iniciativa do Sitrans e só atenderem clientes à noite por intermédio de cartão de crédito?

Sedentos

Para o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), “existe uma sede do cidadão brasileiro de mudança, de ruptura; de um jeito novo de tocar a coisa pública”.

Pouco provável

PCL ´desidratou´ a hipótese de concorrer a um cargo majoritário nas eleições do ano que vem: “Existem vários outros nomes com enorme potencial. Eu praticamente descarto meu nome numa composição majoritária”.

Sucessão fora…

O executivo Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, divulgou ontem uma nota informando o seu afastamento do comando executivo da empresa. Ele alegou ter atingido os 70 anos.

… Da família

A Globo passa a ser comandada pelo administrador de empresas Jorge Nóbrega, que era o seu ´braço direito´.

Da boca de…

“… Há queixa de que a denúncia foi muito rápida, mas acho que a gente não pode inverter as coisas. Justiça boa é a rápida. Ela falha é quando demora…” (Ciro Gomes, PDT, ao comentar a reclamação dos petistas de que o recurso judicial contra Lula está tramitando muito rapidamente no Judiciário).

Não está na hora

Vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB) declarou à TV Itararé que as definições, em termos de candidaturas, nas oposições paraibanas surgirão naturalmente.

´Xerox´

“O tempo será o senhor da razão. As oposições pensam em favor da Paraíba. 2018 será uma cópia autêntica das eleições municipais de 2016, quando a oposição venceu na maioria das grandes cidades”, discorreu o peemedebista, apostando adicionalmente que o senador José Maranhão “estará no palanque das oposições”.

O piloto sumiu

A gigante do setor de fabricação de aeronaves Airbus anunciou o desenvolvimento de tecnologias para que (em breve) os aviões comerciais se desloquem mediante a condução virtual, isto é, não tripulada.

A intenção é explicita: reduzir custos operacionais.

‘Pra torar’

É salgada a ação que o Ministério Público Federal protocolou contra o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB), na qualidade de ex-prefeito de Patos.

Burla

O MPF considera que a contratação de uma organização social para gerir áreas como saúde e educação da Prefeitura de Patos foi uma maneira de evitar a realização de concurso público e contratar pessoas de maneira equivocada, abrindo espaço para a troca por votos e o nepotismo.

Devolução

O ressarcimento solicitado para os cofres públicos pelo MPF passa dos R$ 13 milhões e 700 mil.

Gesto cidadão

Se o consumidor refletir um pouco mais, encontrará renovadas e relevantes razões para prestigiar o comércio local, deixando as compras pela internet como secundária opção.

Vantagens

Nessa opção pelas compras presenciais, além do prazer indiscutível inerente ao ato de comprar, o consumidor faz girar um ´círculo virtuoso´ que passa pela geração de empregos; circulação de riquezas no próprio Estado; reinvestimento na economia regional, bem como deixa de ´exportar tributos´ para outras localidades.

Debutância

Recente reportagem publicada no jornal Valor Econômico (SP) mostrou que a renomada marca Silhouette (austríaca) passou a fabricar armações de óculos de luxo à base de óleo de mamona.

Diferencial

O produto é resistente, antialérgico, não mancha, não oxida e é muito leve.

Desigualdades

Números divulgados pelo IBGE dimensionam a brutal concentração de renda no País, também sob o aspecto geográfico.

Concentração

Os dados mais recentes, de 2015, apontam que sete cidades brasileiras agrupam 25% da economia nacional, num universo de 5.560 municípios, mesmo só abrigando 14,3% da população nacional.

A saber

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Porto Alegre.

Metade

Numa escala maior, 64 cidades atingem 50% do PIB (produto interno bruto), que é a soma de bens e serviços produzidos no País.

Subsolo

Na ´parte de baixo´ do levantamento do IBGE existem 1.353 cidades que – somadas – geravam 1% do PIB.

Nesse rol, estão 59,6% dos municípios da Paraíba.

Desnível brutal

O IBGE mostrou esse quadro de desigualdades noutra angulação: os 557 municípios com as maiores fatias no PIB geraram 94,1 vezes mais renda que os 3.342 municípios mais pobres.

Ciro Gomes vai ´botar a sua colher´ na política paraibana?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube