Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 23/04/2021

“Nos ferrou”

Duplo sentimento

O jornal O Estado de São Paulo publicou esta semana um Editorial que nos enche de orgulho, enquanto paraibanos, mas de outra parte desnuda o desdém do governo federal para a com a vital área educacional.

“A mediocridade como método” é o título do texto.

A seguir, alguns trechos.

Nada de mérito

“A nova crise na área educacional, com a inesperada substituição do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o professor (paraibano) de engenharia Benedito Guimarães Aguiar Neto, pela advogada Cláudia Mansani de Toledo, é mais uma demonstração de que o método de escolha do governo Bolsonaro para ocupantes de cargos públicos se baseia na mediocridade.

Abismo

“A disparidade entre os currículos de quem sai e de quem entra é tanta que, horas após o anúncio da troca de comando, a Sociedade Brasileira de Física divulgou uma nota de protesto, afirmando que o futuro da Capes está ameaçado.

Tradição

“Criada em 1951, a Capes sempre exerceu um papel fundamental na formação de recursos de alto nível no País, sendo responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, pela articulação dos acordos internacionais nesse nível de ensino e pela expansão de pesquisas e inovação tecnológica no Brasil.

Conterrâneo

“Para ter ideia da discrepância entre o ex-presidente da Capes e sua sucessora, o primeiro é mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor pela Technische Universität Berlim, na Alemanha, e pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos. Foi reitor da Universidade Mackenzie (SP) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

Sucessora

“Já sua sucessora é bacharel em direito pela Instituição Toledo de Ensino, pertencente à sua família. Fez o mestrado na PUC-SP e coordenou a pós-graduação do empreendimento familiar antes de fazer o doutorado, o que é insólito.

Vínculos

“Após obter o título de doutor no curso que dirigia, hoje é reitora da instituição, onde se formaram o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o Advogado-Geral da União (AGU), André Mendonça.

Descredenciamento

“Na última avaliação da Capes, que é feita a cada quatro anos, o curso de mestrado por ela dirigido recebeu nota 2, sendo descredenciado (…) A instituição pediu reconsideração e não teve sucesso.

Na véspera

“No governo Bolsonaro, apresentou novo recurso. No dia anterior ao da saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação, o curso obteve a nota 4 e pode voltar a funcionar”.

Pé na…

Líder mundial na produção de cimento e outros materiais de construção, a multinacional LafargeHolcim anunciou que deixará de atuar no Brasil.

… Estrada

Vai vender as suas 10 unidades industriais, além de centros de distribuição, terminais de mistura e algumas unidades de mineração, conforme noticiou o jornal Valor Econômico.

Por aqui

O grupo franco-suíço tem uma unidade na Paraíba (Caaporã) e atua através das marcas Mauá, Montes Claros e Holcim.

Polêmico

A direção nacional do PDT contratou o marqueteiro João Santana (ex-Lula e ex-Dilma) para atuar na campanha do partido (presidenciável Ciro Gomes) no ano que vem.

Só lembrando

Santana foi investigado e condenado na Operação Lava Jato, por ter recebido dinheiro ´não declarado´ (´caixa dois´) nas campanhas eleitorais do PT.

União…

Quatro partidos de esquerda anunciaram ontem a criação da ´União Democrática pela Paraíba`: PT, UP, PSOL e PSB.

… Pela vida

“A crise de saúde pública que o Brasil está vivendo é o principal resultado de um governo federal sem uma estratégia clara de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, assinala o documento de lançamento do ´movimento´.

Convergências

“Lutar pela vida, combater a fome, construir um plano estratégico que garanta emprego e renda, fortalecer a democracia e o respeito à diversidade, são alguns princípios que levaram várias organizações partidárias a baixarem os muros das suas diferenças e construírem uma Unidade Democrática pela Paraíba”, pontifica o documento noutro trecho.

Em preparação

Foi anunciada pelas legendas acima citadas a “construção” de um “Plano Estratégico e Democrático da Paraíba”.

Violência

Líder do governo na Câmara campinense, o vereador Alexandre Pereira (PSD) denunciou durante sessão esta semana a “invasão de uma unidade da PMCG: a cozinha do restaurante popular do bairro de Jeremias”.

Na ´porrada´

Segundo o edil, a referida invasão foi “orientada por agentes políticos”.

“É algo gravíssimo”, emendou, asseverando que “houve uma invasão aos pontapés”.

Identificação

Alexandre avançou e disse que “quem motivou essas invasões são os mesmos que deram motivos e fizeram questão de deixar os restaurantes quebrados, sucateados (2012), com uma dívida quase impagável”.

´Rombo´

Ainda de acordo com o parlamentar, o ex-prefeito Romero Rodrigues assumiu em 2013 – sucedendo o ex-prefeito Veneziano – “e herdou uma dívida de quase R$ 8 milhões”.

Por que não cobraram?

Na mesma sessão, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) comentou que “cada gestão tem os mecanismos legais para fazer as devidas cobranças”, numa menção às dívidas atribuídas aos restaurantes e cozinhas comunitárias.

A caminho

O secretário de Articulação Política do Estado, ex-vereador campinense Murilo Galdino, informou ontem que deverá se filiar ao Avante – legenda controlada no Estado, indiretamente, por seu irmão, deputado Adriano Galdino -, “reforçando o quadro de filiados da legenda e devendo ser candidato a deputado estadual ou federal”.

Intramuros

Nota publicada no jornal O Globo: história que circula no chamado Forte Apache, como é conhecido o Quartel General do Exército, em Brasília: num encontro recente, o ex-comandante do Exército Edson Leal Pujol comentou com Eduardo Pazuello, o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro:

“Pazuello, quando o Bolsonaro lhe proibiu de comprar vacinas, você deveria ter pedido demissão. Obedecendo, você se ferrou e nos ferrou junto”.

Tem gente de olho no Podemos/PB...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube