No ´apagar das luzes´
Oportuno e necessário
Muito relevante o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, de iniciativa da deputada Danielle Do Vale (Republicanos), que impõe critérios mais rígidos e maior transparência às entidades filantrópicas do Estado.
Origens
Radicada há muitas décadas em São Paulo, a deputada federal Luíza Erundina (Psol) destinou R$ 2 milhões à Paraíba, seu estado natal.
Quem vai à luta
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas, disse ontem no Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1) de Campina Grande, a maior audiência regional, que não está no seu radar a disputa da prefeitura campinense no ano que vem.
“A nossa candidata é a senadora Daniella Ribeiro”, enfatizou.
´Missionária´
Mas Rosália ressalvou que é uma militante do PSD, “com muito orgulho”.
Conversações
Na parte administrativa da entrevista, a secretária relatou que juntamente com o secretário executivo da Fazenda, Bruno Frade, já realizou quatro reuniões com executivos da empresa aérea Latam visando ampliar as ofertas de voos no Estado.
Rumo ao DF
Vai ser concretizado, por exemplo, um voo para Brasília saindo às 4 horas da manhã do aeroporto Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, com retorno no turno da noite.
Resgate
Rosália Lucas informou que o governo estadual, a prefeitura campinense e várias entidades representativas decidiram retomar o projeto Campina 2035, a partir da contratação de uma consultoria.
Cumprir a lei
Na sessão de ontem do Legislativo campinense, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) cobrou incisivamente a falta de cumprimento a uma legislação federal que determina ao gestor municipal do SUS (Sistema Único de Saúde) a apresentação no Legislativo de um relatório quadrimestral das atividades executadas.
Limbo
Ainda conforme a edil, no âmbito do Conselho Municipal de Saúde, desde o ano de 2021, não foi apresentado pela Secretaria de Saúde um plano, projeto ou ação.
“O (programa) ´Saúde de Verdade´ nunca foi discutido (no Conselho), como também os mutirões”, frisou.
´Carão´
“Estou chamando a ATENÇÃO do presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, porque é uma tarefa que lhe cabe”, discursou Jô, avisando em seguida que “vamos denunciar ao Ministério Público Federal, e quem quiser que responda”.
Na superfície
Boa parte da sessão de ontem na Câmara campinense foi dedicada à discussão técnica da obra de reconstrução do Parque Evaldo Cruz.
Mais ação
“É uma discussão sem fim e sem fundo”, lamentou o vereador Saulo Noronha (Solidariedade).
Ele apelou aos colegas: “Precisamos ser mais proativos”.
Da boca de…
“… O presidente Lula tem muita dificuldade de se reciclar…” (ex-ministro Ciro Gomes).
Caneta
O senador Efraim Filho (UB-PB) emplacou o seu ex-secretário parlamentar, João Evangelista Guedes Filho na Ouvidoria da Petrobras.
Ao que tudo…
… Indica foi produtiva a recente passagem de Efraim pelo Palácio do Planalto.
Frutos
Dias atrás, esta Coluna registrou que estava na base da reconciliação o clima entre o vereador-presidente Marinaldo Cardoso e o vice-líder do governo no Legislativo campinense, Alexandre Pereira (União Brasil).
Afago público
Alexandre ocupou ontem a tribuna para comentar a repercussão nesta Coluna de postagem de Marinaldo atinente ao ex-prefeito Romero Rodrigues.
Pequenez
“Vivemos num momento tão pequeno da política campinense, que até uma música em redes sociais é motivo de debate político”, comentou o edil.
Irrelevância
Na ótica do vereador, “querem colocar amigos de décadas um contra o outro, por conta de um detalhe, de algo que não tem nenhum significado”.
Reconciliados
Para exemplificar as suas palavras, o vice-líder do governo revelou que Marinaldo “chegou ontem (anteontem, num evento) no carro com o prefeito Bruno, mostrando que tudo isto não passa de intriga política”.
Silêncio
Durante a sessão, o vereador Marinaldo não se pronunciou sobre os ecos de sua postagem.
´Lobby´
O jornal Folha de São Paulo noticiou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mobilizou pessoalmente para tentar impedir a votação da reforma tributária no Senado.