Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 25/05/2018

Não estou entendendo…

Resistências à ´dobradinha´

Poucos dias após a prematura morte do ex-deputado Rômulo Gouveia, começa a crepitar uma crise no PSD no Estado, legenda que será comandada pela suplente de deputada Eva Gouveia.

O que houve de consenso – e de estímulo – ao lançamento da pré-candidatura de Eva à deputação federal, em contrapartida surge a resistência ao cogitado nome do empresário Robson Gouveia (irmão de Rômulo) à deputação estadual, uma decisão lançada ao ar para avaliação da reação no ambiente político.

Calado

O deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), que tem se mantido em silêncio ao longo da semana, é um das lideranças que deverão reprovar essa ´parceria´ na disputa proporcional.

Lápis na mão

Conforme o jornal ´Estadão´, os governadores de Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Acre, Mato Grosso e Paraíba ameaçam entrar com ação no Supremo Tribunal Federal, caso o Congresso Nacional zere a cobrança da Cide (´imposto´ sobre os combustíveis) para reduzir o preço dos combustíveis.

Escala

O vice-procurador-geral da República, o paraibano Luciano Mariz Maia, profere palestra na noite de hoje (19h) na sede do Ministério Público Federal, em João Pessoa.

Da boca de…

“… Entre o entusiasmo e a realidade existe um descompasso…” (Luiz Fernando Pereira, especialista em direito eleitoral, ao prognosticar que a eleição deste ano deverá ter o menor índice de renovação política da história).

Prontuário

As longo dos últimos dias, o deputado federal Wellington Roberto, presidente do PR na Paraíba, chegou a ser internado duas vezes na Clínica Santa Clara, em Campina Grande.

Sob…

Um dos ´calos´ do presidente Michel Temer é o chamado ´Decreto dos Portos´, editado em maio do ano passado.

… Suspeição

O texto foi interpretado, pela própria Advocacia Geral da União, com um risco relevante ao setor público por prorrogar por 70 ANOS as concessões e arrendamentos portuários.

Quem diria…

Até aí são fatos já de domínio público.

A novidade é que a empresa Rodrimar – que é a mais associada ao nome de Temer – contratou para a sua assessoria jurídica o ex-ministro da Justiça do Governo Dilma, José Eduardo Cardozo.

Não rolou

A greve dos caminhoneiros inviabilizou o encontro (previsto para ontem) entre o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT-SP) e o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Da boca de…

“… O governo tenta colocar no colo dos Estados, que não aumentaram o ICMS, a responsabilidade pelo aumento da gasolina…” (Ricardo Coutinho sobre a crise de abastecimento).

Para evitar…

Sem muito alarde, o presidente Michel Temer assinou um decreto que flexibiliza o uso das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que continuam fechadas pelo País (são 148), devido aos custos de manutenção.

… O mofo

O texto permite que essas instalações sejam utilizadas para outras finalidades, desde que destinadas à assistência em saúde.

Alento

O balanço consolidado do movimento no comércio durante o Dia das Mães mostra um aumento de 5,7% nas vendas em comparação ao ano passado, em termos de Brasil.

O detalhe

Os itens mais vendidos foram roupas, calçados e cosméticos.

Acelerando

Já inteiramente incorporado ao figurino de pré-candidato ao Senado pelo PSC, o vice-prefeito pessoense Manoel Júnior externou expectativas de que aposta na simpatia do prefeito Luciano Cartaxo (PV-JP) à sua postulação.

Pacto

“Nós tínhamos lá atrás, quando aceitei a condição de ser candidato a vice-prefeito de João Pessoa (2016), um acordo (eu e Luciano) – quando ele tinha todas as possibilidades de disputar o governo -, e acertamos o compromisso de, em ele não estando numa chapa majoritária, ele (Luciano) apoiaria o meu nome, obviamente não dizendo onde e em qual a colocação”, discorreu o vice.

Fatos novos

“Quando Cartaxo desistiu – prosseguiu o vice – e veio a minha filiação ao PSC, eu coloquei o meu nome à disposição dele e das oposições, na condição também para o governo estadual. Logo em seguida veio o nome de Lucélio (Cartaxo, como pré-candidato a governador). E José Maranhão manteve o nome. Nós entendemos que poderíamos contribuir sendo pré-candidato ao Senado. Foi uma decisão não somente minha, mas do PSC”.

Quase lá

Com a ressalva de que “eu não sou detentor da decisão que o PSC vai adotar”, Manoel Júnior admitiu que “a lógica” aponta para uma aliança do seu partido com o MDB.

Mesmo assim – observou – “eu espero obviamente a ajuda do prefeito da Capital”.

Impasse…

O vice pessoense enfatizou que “eu tinha e mantenho um posicionamento, que é justamente da unidade das oposições”.

… Superado

Ele frisou que “a minha divergência maior com Maranhão era essa”.

Declive

Manoel Júnior avaliou na ´Campina FM´ que a oposição dividida não teve prejuízos eleitorais porque “parece-me que o projeto que está aí (PSB) entrou em decadência e envelheceu rapidamente”,

O ´suprapartidário´

O compromisso do vice pessoense após a conversa com o colunista foi sintomático: ele se reuniu com oito vereadores da base do prefeito Romero Rodrigues (PSDB).

Só faltou um ´apagão´ para coroar...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube