Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 21/11/2019

´Namoro´ mexe com a Paraíba

Endereço certo

Como no antológico verso do inesquecível compositor Gonzaguinha, “não dá mais para segurar, explode coração”.

Em nova e intensa ação nas redes sociais, aliados e correligionários do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, divulgaram ontem uma mensagem subliminar (sem menção explicita ao nome dele), mas de destino e intenções inconfundíveis: “Chega de ator, Campina quer um gestor”.

Corporificação

A pré-candidatura do médico a prefeito no ano que vem, a cada dia eleva o seu grau de consistência – e de consolidação.

Unificação

Ainda ontem, o vereador Galego do Leite, presidente do Podemos na Paraíba, afirmou que “não podemos cometer o mesmo erro que nós cometemos nas últimas eleições. Nós precisamos nos unir para sairmos com um nome forte. Eu não defendo candidatura, a não ser única. Caso contrário, é um suicídio, assim como aconteceu em 2016”.

Plataforma

Mas Galego relatou um evento recente com a direção nacional do partido, do qual participou e onde “nós lançamos” a pré-candidatura de Ana Cláudia Vital do Rêgo à PMCG.

Vai à luta

A cervejaria Ambev (marcas Brahma e Skol, entre outras) anunciou ontem uma agressiva campanha de preços, em função de ter perdido um pedaço desse mercado para a concorrente americana Heineken.

A ´noiva´

Presidente do Democratas na Paraíba, o deputado federal Efraim Filho revelou ontem, em entrevista, que o partido “nunca foi tão procurado” por lideranças políticas e pré-candidatos como agora, porque estão vendo no DEM – segundo ele – uma espécie de porto seguro para a disputa de 2020.

Salto

A sua projeção aponta que o DEM sairá das urnas no ano que vem como um dos três maiores partidos da Paraíba.

Viés

Acerca da possibilidade de o governador João Azevedo (PSB) vir a cogitar uma filiação no seu partido, Efraim avaliou que “acho que João está muito preocupado com o campo ideológico que vai ocupar, inclusive, na disputa com o próprio ex-governador Ricardo Coutinho. É uma questão de estratégia”.

Tabuleiro

“Não é uma decisão simples, fácil, mas que está sendo avaliada e o governador tem pessoas que pensam isso junto com ele. Estamos acompanhando atentamente as mudanças das pedras no jogo de xadrez”, acrescentou o demista.

´De rombo´

O novo partido (Aliança pelo Brasil) do presidente Jair Bolsonaro escolheu o número 80 para uso na urna eletrônica.

“Representa o símbolo do infinito, duas alianças e é fácil de digitar”, justificou ´o capitão´.

Memória

Em recente artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, o professor Oscar Vilhena Vieira, da Fundação Getúlio Vargas, recorda que em 2011 o então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cesar Peluso, propôs ao Congresso Nacional a chamada ´PEC dos Recursos´ (emenda constitucional) que acabaria com o ´festival´ de recursos existentes na legislação brasileira, o que tornaria secundária a discussão sobre o momento de começar o cumprimento da pena.

 

Virou pó

A sua proposta obteve como destino os arquivos do Legislativo.

Deslocamento

Numa visita incomum e ainda não bem dissecada, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) compareceu ontem, pessoalmente, ao Poder Legislativo campinense para uma conversa com os vereadores.

A dois

Numa dessas rodadas de conversas, dialogou reservadamente com o vereador Rodrigo Ramos, que há um bom tempo anda distante ´do coração´ do PDT do deputado Damião Feliciano, e um tanto quanto desgarrado do bloco oposicionista na Câmara.

Já podem…

A prestação de contas de três gestores da Prefeitura de Bayeux do exercício de 2018 foram rejeitadas, ontem, pelo Tribunal de Contas do Estado.

… Pedir música

Por unanimidade, o TCE emitiu pareceres contrários às gestões do vice-prefeito Luiz Antônio de Miranda e do presidente da Câmara, vereador Mauri Batista da Silva, a quem foram imputados débitos, respectivamente, nos montantes de R$ 143 mil, e R$ 723 mil, face às irregularidades apontadas pela Auditoria.

O período de retorno do prefeito Gutemberg de Lima Davi foi julgado irregular.

Quando dezembro chegar

O Banco Central e a Federação dos Bancos do Brasil vão realizar, de 6 a 12 de dezembro, uma campanha nacional de renegociação de dívidas, com a dilatação do prazo de pagamento e a redução dos juros cobrados devido à inadimplência.

Reatamento

Em nível nacional, as direções nacionais do PSB (Carlos Siqueira) e do PDT (Carlos Lupi) retomaram os contatos visando a reaproximação entre as duas legendas para os próximos embates eleitorais.

Majoritário

O ponto de convergência para essa iniciativa foi o fato de o ex-presidente Lula ter avisado – renovadamente – desde que deixou a prisão que o PT não abrirá mão de seu protagonismo nos pleitos que se avizinham.

Vocação

O ex-presidente disse que o PT “tem mesmo é que polarizar” com o presidente Bolsonaro.

Noutra oportunidade, Lula afirmou que “o PT não nasceu para ser um partido de apoio. Nós vamos lançar candidaturas em todas as cidades que for possível”.

Sem recuo

“O PT polarizou em 1989, 94, 98, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, e vai polarizar em 2022”, grifou Lula.

Realinhamento

Se o leitor se permitir um rápido e descompromissado raciocínio em direção ao sempre insondável futuro, pode modelar um cenário no qual esse ´namoro´ do PDT com o PSB vira ´noivado´.

Estadualizando isso, eleva-se – como possibilidade – a chance de João Azevedo permanecer no PSB e Ricardo Coutinho (triunfalmente) retornar ao seu ´berço´ político: o PT.

João Azevedo e Ricardo apoiarão o mesmo candidato a prefeito em Campina?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube