Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 30/01/2019

Missão para Zé

O risco da espera

O inesperado vendaval ocorrido na segunda-feira em Campina Grande reforça as preocupações com a crítica área da feira central, um cartão de visitas da cidade e insuperável ponto turístico que espera há décadas a devida atenção – e revitalização.

Para o bem ou para o mal, parece que a cidade tem um encontro marcado com sua feira. O poder público precisa atuar com firmeza para implementar as obras inadiáveis, porque o consenso com os feirantes lá instalados continuará sendo uma espécie de utopia, revestida de bom argumento para a protelação dos serviços.

Em tempo

O Serviço Geológico do Brasil divulgou um novo boletim, ontem, no qual informa que os dejetos oriundos de Brumadinho (MG) não chegarão ao leito do Rio São Francisco.

Tilintar

No ano passado, a empresa Vale do Rio Doce distribuiu mais de R$ 7 bilhões de dividendos (lucros) com os seus acionistas.

Espelho

É bom lembrar que ainda temos na Paraíba formas arcaicas (e perigosas) de extração das riquezas minerais.

Formatação

Ao que se informa, o governo federal já definiu as principais mudanças na aposentadoria para os militares, batizada de ´regime de proteção social dos militares´: aumento de 30 para 35 anos do tempo da ativa; cobrança de contribuição previdenciária dos pensionistas; e cobrança de contribuição dos alunos em formação na carreira militar.

Fissura

Os sinais indicam que está em crise o relacionamento político entre o deputado federal (diplomado) Ruy Carneiro (PSDB) e o prefeito Luciano Cartaxo (PV-JP).

Trio

Um dos assessores do presidente Jair Bolsonaro na área da economia, disse ontem ao jornal O Globo que apenas três estatais são consideradas imprescindíveis: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

O que houve

A gerência do estádio ´O Amigão´ – a respeito de nota publicada ontem neste espaço – esclareceu que o problema no gramado (manchas amarelas) decorreu de falhas no sistema de irrigação e de um hiato de tempo no processo de substituição da empresa encarregada da conservação, escolha feita através de processo licitatório.

As providências já foram tomadas e a recuperação já está em curso, conforme a gerência.

Meio…

O setor de açúcar encara duas realidades crescentes: o despencar nas vendas e a concentração nas mãos de poucas empresas.

… Amargo

No ano passado, as vendas mundiais caíram cerca de 25%.

Três grupos controlam 60% das vendas globais: Cargill/Copersucar, Raizen/Wilmar e Sucden.

Equidistância

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) não cogita ´colocar a sua colher´ na briga entre os membros de sua bancada envolvidos na refrega inerentes à nova mesa diretora da Câmara campinense.

Só lembrando

A atual mesa do Legislativo está com três cargos de secretário vagos: Márcio Melo (DC), Saulo Germano (DC) e Sargento Neto (PRTB).

Da boca de…

“… O governo nunca vai interferir no trabalho dos investigadores ou no trabalho com promotores…” (ministro da Justiça, Sérgio Moro).

Bisturi

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem indicado que pretende propor um corte entre 30% e 50% dos recursos atualmente repassados ao chamado ´Sistema S´ (Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, entre outros).

O detalhe

Esse Sistema recebe anualmente, tendo como base de financiamento a folha de pagamento das empresas, aproximadamente R$ 18 bilhões.

Acirrada

A disputa pela presidência do Senado é coisa para profissionais.

Faltando poucas horas para a eleição, existem nove candidatos.

Sem consenso

Uma das disputas mais radicalizadas reside na bancada do MDB, apesar de seu ´emagrecimento´ para a próxima legislatura – serão 13 senadores.

Há dois candidatos no partido: o ´poliprocessado´ Renan Calheiros (AL) e Simone Tebet (MS). A escolha ocorrerá nesta quinta-feira.

Renúncia

Nessa refrega partidária, a senadora sentiu o poder de articulação de Renan e, parcialmente, jogou a toalha ontem ao renunciar à liderança da bancada.

Gota d´água

O argumento por ela utilizado para largar a liderança foi a recusa do apoio ao voto aberto: “Há uma maioria que acha que a votação é fechada. Eu, num processo de democracia, não tenho problema de externar o meu voto e declarar voto aberto. Consequentemente, como a maioria pensa de um jeito e eu penso de outro, renunciei à liderança do MDB por não comungar com a maioria”, justificou Simone.

Conterrâneo

Nesse ambiente conflagrado na bancada do MDB, a solução foi elevar à condição de líder um senador que se faz respeitar principalmente pela condição de mais velho integrante do Senado: José Maranhão é o novo líder do MDB.

Flex

Mas é importante igualmente registrar o ´jogo de cintura´ de Renan para conquistar o apoio do governo visando presidir novamente o Senado.

Repaginado

Ele tem se referido ao “novo Renan”, que seria diferente do “velho Renan”: “O velho era sobrevivente, mais estatizante. Este novo é mais liberal, está querendo fazer as reformas do Estado. Quero colaborar com este momento excepcional que o Brasil está vivendo e fazer as mudanças e reformas”.

Em tempo. Por imposição de Lula, o PT de Alagoas teve que apoiar a reeleição de Renan no ano passado.

 

A bancada do PSB sairá inteira da eleição na ALPB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube