Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 02/08/2017

Ministro ataca o ´espelho´

Ex-gestores punidos

É aquela velha história repetida aqui, periodicamente: as responsabilidades de secretários municipais de Campina Grande e de João Pessoa (e do governo estadual) perpassam o período no qual estão à frente dessas pastas.

Em decisão ontem, o Tribunal de Contas do Estado imputou um débito de R$ 3 milhões e 300 mil a três ex-auxiliares do Governo Veneziano: ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Gilson Lira; Júlio Cesar Câmara Cabral (Finanças); e Renan Trajano (ex-tesoureiro da PMCG), que chegou a responder pela Sefin interinamente.

Pressão

Os presidentes das três principais associações que representam os juízes brasileiros se reuniram esta semana com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, para… pedir um reajuste de 16,38% em seus salários.

Talheres

Líder do Democratas na Câmara Federal, o deputado paraibano Efraim Filho promoveria na noite de ontem um jantar, em sua residência brasiliense, para tratar da atração de vários parlamentares do PSB para o DEM.

Agenda

A prefeitura campinense informou que a UPA (unidade de pronto atendimento) localizada no bairro Dinamérca será inaugurada no dia 3 de outubro.

Recondução

O desembargador José Ricardo Porto deferiu, ontem, o pedido de efeito suspensivo da decisão do Juízo da 16ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, restituindo o deputado Janduhy Carneiro Sobrinho à presidência do Podemos (ex-PTN) na Paraíba.

Tem efeito provisório.

Musculatura

Secretário-geral do PSDB no Estado – e chamado de “oráculo” do partido, na expressão do senador Cássio– e prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano considerou ontem que é viável o lançamento de candidatura própria a governador no ano que vem.

Robustecido

Ao se reportar ao prefeito Romero Rodrigues, ZT frisou que ele faz “uma grande administração” em Campina, e que já se constitui “numa liderança estadual, sem sombra de dúvidas, que nos orgulha”.

Risco

Mas o prefeito guarabirense ressalvou que se a oposição marchar dividida nas eleições de 2018, “as chances de êxito serão muito menores”.

Eliminados

Zenóbio Toscano relatou na ´Campina FM´ que desde que assumiu o cargo, em 2012 (1º mandato), que a prefeitura local não tem linhas de telefonia celular para o prefeito e secretários municipais, muito menos carros locados ou próprios para esses mesmos agentes públicos.

Escancarou

Dias atrás, o vice-presidente da Câmara campinense, Márcio Melo, resolveu ´surfar´ na crise interna do PSDB/PB e declarou publicamente que “o PSDC está de portas abertas para receber Romero Rodrigues para disputar as eleições 2018 ao governo do Estado’”.

Desautorizado

No dia de ontem, polidamente, o presidente estadual partido, vereador pessoense João Corujinha, retificou as palavras do edil campinense: “Fazemos parte de um grupo de oposição que foi vitorioso em Campina e em João Pessoa. E acho que temos que estar unidos para 2018. Seria um grande prazer pra mim. Romero fazer parte do nosso partido e quero que as oposições estejam unidas para garantir essa vitória”.

Comedimento

“O grupo tem vários nomes e a escolha só será feita no próximo ano”, emendou Corujinha, apelando adicionalmente: “Vamos aguardar o momento de decidir o candidato”.

Cronologia

O secretário de Infraestrutura do Estado, João Azevedo, declarou que “já agora em agosto” Campina Grande “sairá desse racionamento tão forte que foi implementado nesses últimos anos. Aproximadamente dia 15 de agosto deve estar sendo equacionado isso”.

Sem onerar

Na abertura do semestre legislativo, ontem, em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) sublinhou que “nunca enviamos nenhuma matéria a esta Casa que aumentasse ou criasse novos impostos para nossa população”.

Passe livre

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba referendou, de forma unânime, decisão do conselheiro Arthur Cunha Lima indeferindo pedido de medida cautelar feito pelo Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado em denúncia contra licitação do Governo do Estado para contrato de gestão pactuada com Organização Social na área de educação.

Esmiuçado

O representante do Ministério Público de Contas, procurador Bradson Camelo, observou que “o edital foi minuciosamente analisado e cumpre as formalidades legais exigidas”.

Amanhecer

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do Governo na Câmara Federal, participou ontem de um café da manhã com o ministro da Fazenda, Henrique Meireles.

Agora é Lula

“Eu posso ser um bom cabo eleitoral”.

Ontem, ao admitir a hipótese de ter a candidatura impugnada pela justiça eleitoral.

Segue em frente

A 4ª Câmara Cível do TJPB referendou ontem o entendimento do desembargador João Alves, segundo o qual o aplicativo Uber é um “serviço de transporte de passageiros individual privado, não se confundindo com o serviço realizado pelos taxistas, que se configura como um transporte de passageiros individual público, nos termos da Lei nº 12.468/2011”.

´Malandro´

O incontido ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, requentou ontem a sua briga com o procurador geral da República, Rodrigo Janot: “(Se vai) criando direito constitucional criado na rua ou inventando direito constitucional criado na malandragem e a reboque de quem? Da Procuradoria da República. Muito estranho tudo isso”.

Intocável

Seguiu Mendes: “Obstrução de justiça virou fórmula mágica. Não se pode falar mal da Lava Jato que é obstrução de justiça. Não se pode falar mal de ação ou aprovar lei que abre-se um inquérito. Nós entendemos que o Ministério Público é o líder do País? É isso que estamos pensando?”

Suprema incoerência

“Nos tornamos tão exóticos que liberamos recentemente o aborto na 1a Turma (do STF) para quem tivesse até 3 meses (de gravidez) e proibimos no plenário a vaquejada. É esse o direito que estamos produzindo. Uma coisa exótica” – desabafou o ministro do STF.

Temer deve escapar. Mas sangraremos todos...
Simple Share Buttons