Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 26/09/2018

Meandros da pesquisa

Transbordou

O ex-governador e candidato a senador Roberto Paulino (MDB) anunciou ontem, na ´Arapuan FM´, que está encerrando nas eleições deste ano a sua carreira política

“Vou encerrar a minha carreira nessa eleição. Nunca mais eu subo em palanque. Não quero mais”, proclamou.

O que restou

Assertiva do ex-governador: “O MDB na Paraíba se restringe atualmente a três pessoas: José Maranhão, Roberto e Raniery Paulino”.

É de corar

Ainda Paulino: “Eu tenho vergonha do MDB nacional!”

Boa notícia

Estudo divulgado pelo Hospital Sírio Libanês (SP) mostra que a radiocirurgia destrói o câncer de pulmão em 89% dos casos.

É um procedimento não invasivo.

Palanque

“Sou o único candidato desses que têm competitividade capaz de proteger o Brasil dessa confrontação odienta do antipetismo e do petismo religioso. Essas eleições não são normais, o Brasil está dançando à beira do abismo”.

Presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Na TV

Mais um debate entre os presidenciáveis. Será às 17h45 de hoje, no SBT.

Que horário!

Ajuste

Por falar em debate, a Rede Globo alterou o critério de participação no debate presidencial, agendado para 5 de outubro, o que também vale para os debates estaduais com os candidatos a governador.

Quem vai

Além dos candidatos com participação garantida pela legislação eleitoral (com representação no Congresso Nacional), serão convidados todos aqueles que tiverem 6% de intenções de voto na última pesquisa Ibope ou Datafolha divulgada até a sexta-feira anterior aos eventos (dia 28/9).

Mediação

O debate na Paraíba, que ocorrerá nos estúdios da TV Cabo Branco, terá a mediação do jornalista global Ernesto Paglia.

Retrucou

No debate promovido pela TV Diário do Sertão (Cajazeiras), na noite de segunda-feira, o candidato João Azevedo (PSB) replicou o mote segurança comumente esgrimido por seu concorrente Lucélio Cartaxo (PV).

´Espelho´

“A Prefeitura de João Pessoa sequer paga o salário mínimo à Guarda Civil Municipal. Tiveram (os guardas) que entrar com um processo no Ministério Público. A Guarda precisa de 1.800 pessoas e tem apenas 628 (…) Deus queira que ele (Lucélio) não implante o modelo (de segurança) de João Pessoa”, contra-atacou João.

Da boca de…

“… Não tente tomar decisão quando está nervoso, pois você nunca toma decisões acertadas…” (Bill Clinton, ex-presidente americano, aconselhando os brasileiros às vésperas do processo eleitoral).

Roda viva

A candidata a deputada federal Tatiana Medeiros (MDB) estabeleceu uma ´dobradinha´ com Moacir Rodrigues (PSL), candidato a deputado estadual e irmão do prefeito Romero Rodrigues (PSDB).

Quem sabe

Só falta anunciar o apoio a Cássio para o Senado.

´Irmandade´

Outra mudança na Câmara campinense, formalizada ontem: o vereador Álvaro Farias (PSC), suplente que estava no exercício do mandato, afastou-se do plenário para assumir a presidência da Urbema, empresa vinculada à prefeitura campinense.

Assumiu o 3º suplente – Sargento Regis (PSC).

Tchau

Os deputados estaduais paraibanos foram liberados, pela mesa diretora da ALPB, para ficarem ausentes do plenário até a realização do 1º turno das eleições deste ano (7 de outubro).

Pauta limpa

O presidente da Casa, deputado Gervásio Maia (PSB), alegou que não existem matérias urgentes para deliberação.

´Me dê motivos´

Os candidatos petistas na Paraíba ainda aguardam explicações da direção nacional do partido acerca das doações feitas a aliados políticos no Estado, a exemplo do Pros e do PDT.

Larga escala

Entre janeiro e agosto deste ano foram constatados no Brasil 920 mil golpes pela internet envolvendo cartões de crédito.

Avalanche

Deve sair hoje mais uma pesquisa do Ibope acerca da eleição para presidente.

Trata-se da pesquisa mensal contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Ainda sobre pesquisa. É importante destacar alguns dados relevantes da pesquisa que o Ibope realizou para a TV Globo/Estadão, publicada na noite de 2ª feira.

Desabou

Jair Bolsonaro (PSL) caiu entre a pesquisa anterior do Ibope a do começo desta semana 8 pontos percentuais na região Sul.

Contraponto

O citado candidato tem 59% das intenções de voto dos que se declaram antipetista.

Geraldo Alckmin (PSDB) tem apenas 10%.

Contra

Bolsonaro é o candidato como maior índice de rejeição – chega a 46% nessa última pesquisa.

O partido mais rejeitado é o PT, com 30%. A rejeição do PSDB é de apenas 8%.

A ´ilha´

O candidato Bolsonaro lidera em todas as regiões do País, conforme o Ibope, exceção feita ao Nordeste, onde tem uma rejeição de 60%.

Na região

O placar aqui das intenções de voto é 34% Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro (17%).

Ciro Gomes tem 18% no Nordeste (que concentra cerca de 24% do eleitorado nacional). Alckmin 4%

Extremos educacionais

No ´corte´ da pesquisa atinente ao grau de instrução, Bolsonaro tem 33% de intenção de votos entre os que possuem ensino superior. Haddad 16%.

Por outro lado, Bolsonaro é o mais rejeitado entre os que têm até a 4ª série (ensino fundamental): 41%.

Triste sina: vai dar ´cadeia´ ou dará ´hospital?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube