Arimatéa Souza

quinta-feira, 23/08/2018

Mais uma do ´Cirocídio´

´Casas de aranha´

Nas principais casas legislativas da Paraíba, nos últimos dias, o pouco comparecimento dos parlamentares às sessões ordinárias tem sido uma constante.

Na Assembleia Legislativa e nas câmaras municipais de Campina Grande e João Pessoa contam-se nos dedos (de uma mão) a presença em plenário na maioria das sessões.

Punir o bolso

No caso da ALPB, o deputado-presidente Gervásio Maia (PSB) anunciou – mais uma vez – o ´corte no ponto´ dos faltosos, o que implicará a subtração de R$ 800 no contracheque mensal.

Atenção

A maioria dos ministros do TSE considerou que o pedido de votos durante ato religioso pode configurar abuso de poder econômico.

Palanque

“O que todo mundo quer é enfrentar o (Jair) Bolsonaro no segundo turno, porque ele perde para qualquer um”.

Presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).

Troca-troca

Foi consumado o que já era esperado. Os suplentes do candidato a senador Roberto Paulino (MDB) foram substituído.

Os indicados são os ex-deputados estaduais Mikika Leitão (MDB) e Ariano Fernandes (Patriota) – 1º e 2º, respectivamente.

Placar

O Supremo Tribunal Federal colheu ontem dois votos para declarar constitucional a possibilidade de empresas terceirizarem seus serviços tanto na atividade-fim quanto na atividade-meio.

Novos tempos

“Estamos vivendo a revolução tecnológica. Hoje, milhões de pessoas se intercomunicam pela internet. Vivemos sob uma nova ideologia, uma nova gramática. Não há setor da economia que não tenha sido afetado”, afirmou em seu voto o ministro Luís Roberto Barroso.

Sem fronteira

O ministro Luiz Fux enfatizou que “a dicotomia entre a atividade-fim e a atividade-meio é imprecisa, artificial e ignora a dinâmica econômica moderna, caracterizada pela especialização e divisão de tarefas com vista à maior eficiência possível, de modo que o produto final frequentemente é fabricado por agente distinto, sendo também comum a mutação constante do objeto social das empresas para anteder necessidade da sociedade”.

Situando

Estão em apreciação no Supremo ações que contestam uma súmula (intepretação majoritária de um tribunal sobre determinado assunto) do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que proíbe a terceirização da ´atividade-fim´ das empresas.

Por aqui

A pesquisa nacional do Ibope, divulgada esta semana, mostrou que no cenário eleitoral sem Lula (o mais provável) Marina Silva (Rede) lidera a intenção de votos na região Nordeste com 17%, vindo em seguida Ciro Gomes (PDT) com 14%, e Jair Bolsonaro (PSL) 13%.

´Lá atrás´, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad com 4% (cada um).

Faltou

O candidato a governador José Maranhão (MDB) não compareceu à rodada de entrevistas promovida pela ´Campina FM´ com os postulantes ao ´Palácio da Redenção´.

Cadeira vazia

Zé igualmente adiou (outra vez) uma reunião com empresários na sede da Associação Comercial de Campina Grande.

Versão

A sua assessoria alegou que surgiu um compromisso intransferível para o senador em Brasília.

Da boca de…

“… Nas redes sociais, Jair Bolsonaro já pescou todos os peixes do aquário…” (Mauro Paulino, diretor do instituto Datafolha).

Do outro lado…

Esta Coluna, na raia rasa de seus acanhados limites, periodicamente trata da inconveniência das chamadas ´cortes mistas´, formadas por juízes de carreira (togados) e advogados (mandatos temporários).

São os casos do TSE e dos tribunais regionais (TREs).

… Do ´balcão´

Mais um capítulo notório está em curso. A defesa do ex-presidente Lula na Corte – onde tramita o pedido de registro de sua candidatura – é embasada em parecer assinado por recentes ex-ministros do TSE:

Henrique Neves e Fernando Neves.

Espaço nobre

A direção de jornalismo da TV Itararé reúne hoje (15h), na sede da emissora, os representantes dos candidatos ao governo estadual para o sorteio das datas para a participação no programa ´Ideia Livre´, que vai ao ar semanalmente às terças-feiras (22h15).

Pedra no…

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro impugnou o pedido de registro de candidatura do senador paraibano Lindbergh Farias (PT), candidato à reeleição ao Senado.

… Caminho

O petista teve suas contas reprovadas quando era prefeito de Nova Iguaçu, o que levaria ao seu enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

´Prelo´

No próximo sábado – 10h, na sede da Furne, na avenida Floriano Peixoto 718, em Campina – será lançado o livro ´A solidão dos olhos e as vertigens do tempo´, do escritor José Edmilson Rodrigues.

1º da fila

O TRE-PB, mediante a relatoria do juiz Antonio Carneiro de Paiva Júnior, homologou a candidatura a governador de Tárcio Teixeira (POL).

Entre a cruz e a espada

Ao ser instado a falar, ontem, sobre um eventual 2º turno disputado entre os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), o concorrente Ciro Gomes (PDT) bradou: “Vale morrer?”

E justificou a expressão: “Precisamos desesperadamente dar uma saída que não seja extremista, que não seja demagógica, que não seja mentirosa, que não simplifique o problema, porque o nosso povo não merece sofrer mais do que já está sofrendo. Vou lutar com o que tiver, vou pedir a Deus toda a energia”.

Lula já deixou programas do guia eleitoral gravados...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube