Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 26/03/2019

Luta para sobreviver

Pra casa

Conforme era previsto nos meios jurídicos, o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi liberado ontem da prisão.

O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), tomou uma decisão monocrática (sozinho), apesar de na última 6ª feira ter informado que levaria para o Colegiado.

O ex-ministro Moreira Franco e o coronel PM Lima, apontado como operador do emedebista em supostos esquemas de corrupção, também foram beneficiados.

 

Assopra…

No seu despacho, o magistrado sublinha que não é contra a Operação Lava Jato: “Ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola”.

… E morde

Mas faz prontamente uma ressalva: “Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga”.

Sem ´fato novo´

O desembargador argumenta que “mesmo que se admita existirem indícios que podem incriminar os envolvidos, não servem para justificar prisão preventiva, no caso, eis que, além de serem antigos, não está demonstrado que os pacientes atentam contra a ordem pública, que estariam ocultando provas, que estariam embaraçando, ou tentando embaraçar eventual, e até agora inexistente instrução criminal.”

Frágil

“A decisão (do juiz federal Marcelo Bretas) não se sustenta, em face da ausência de contemporaneidade dos fatos”, entende o desembargador.

Sem poderes

Em seguida, ele reforça a sua tese: “Eles não mais ocupam cargos públicos, sob os quais teriam praticados os ilícitos. Assim, o motivo principal da decisão atacada – cessar a atividade ilícita – simplesmente não existe”.

Pijama

Ivan Athié explicou porque decidiu reavaliar o despacho anterior e tomar uma decisão solitária, sem o Colegiado: “Neste último fim de semana, no recesso do lar, pude examinar com o cuidado devido as alegações, a decisão combatida, os documentos que fazem parte dos processos”.

Retrovisor

O desembargador Ivan Athié, em 2017, chamou propina de “gorjeta”.

Eis a sua ´tese´: “Nós temos que começar a rever essas investigações. Agora, tudo é propina. Será que não é hora de admitirmos que parte desse dinheiro foi apenas uma gratificação, uma gorjeta?

Etimologia

Ainda o magistrado: “A palavra propina vem do espanhol. Significa gorjeta. Será que não passou de uma gratificação dada a um servidor que nos serviu bem, como se paga a um garçom que nos atendeu bem? Essas investigações estão criminalizando a vida”.

´Dar uma geral´

O médico Geraldo Medeiros, secretário executivo de gestão hospitalar da Paraíba, anunciou ontem para os próximos dias uma “grande reforma” nas dependências do Hospital de Trauma Dom Luís Fernandes, em Campina Grande, notadamente “nas enfermarias e unidade de queimados”.

Desmistificar

Sobre a visita do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ontem, o deputado Efraim Filho (DEM), seu principal anfitrião no Estado, avaliou que ela “quebra mitos, como o de que o palanque ficaria armado e que haveria qualquer tipo de retaliação”.

Sem cacife

Efraim disse que o governo federal ainda “não tem base” para aprovar a reforma previdenciária.

Pressa

“A gente espera que o governo tenha a capacidade de construir, porque a agenda econômica é importantíssima. O Brasil precisa voltar a crescer e retomar o rumo do desenvolvimento, recuperar os empregos perdidos com a crise econômica que enfrentamos nos últimos quatro anos”, acrescentou o demista.

Em pauta

O ministro admitiu que está em discussão a possibilidade de construir mais uma maternidade pública em Campina Grande.

Tilintar

Mandetta liberou na sua visita recursos da ordem de R$ 27,7 milhões, sendo que pouco mais de R$ 5 milhões foram para o Hospital Napoleão Laureano (JP), que atende pacientes oncológicos.

Aplicação

Com o dinheiro será adquirido um equipamento PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons), que fornece diagnóstico preciso da localização de tumores e doenças de alta complexidade.

Mesma tecla

Quando da visita do ministro, o prefeito Romero Rodrigues reafirmou que “o sucateamento da Cagepa é do conhecimento de todos”.

Plim…

A Rede Globo foi autuada pela Receita Federal pela falta de recolhimento da contribuição entre os meses de abril e dezembro de 2010.

… Plim

Segundo a fiscalização, o canal de televisão mantinha em seu corpo funcional dezenas de profissionais trabalhando com todas as características observadas nas relações entre empregadores e empregados segurados pela Previdência Social.

Alcance

De acordo com o site jurídico J, a autuação envolve 408 profissionais contratados.

Usurpação

Conforme a defesa da emissora, a Receita Federal teria adentrado na competência da Justiça do Trabalho ao produzir a autuação

´Caranguejo´

Uma Portaria publicada ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, determina que não haverá avaliação neste ano do nível de alfabetização das crianças brasileiras.

A medida, portanto, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais.

Bye

O secretário de Agricultura de Campina Grande, Fábio Agra Medeiros, se despediu ontem da gestão municipal, durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Sala de aula

Fábio vai retornar às suas atividades acadêmicas na Universidade Estadual da Paraíba, a partir de mês de abril.

Convidado

O fisioterapeuta e mestre em bioengenharia Adgildo dos Santos Pereira é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre´, às 22h15 na TV Itararé – canal 18.1 e pela internet – www.tvitarare.com.br

Instinto de sobrevivência

Os Correios planejam entrar no mercado de entregas compartilhadas, serviço em expansão e disputado atualmente por empresas de tecnologia como Uber, Rappi e iFood.

A estatal deseja firmar uma parceria societária com o setor privado para criar uma espécie de “Uber das encomendas”.

 

Tirado o sigilo judicial da Operação Xeque-Mate...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube