Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 20/03/2017

Lula: “Criem vergonha”

PDT segue na oposição

O PDT segue fugindo das tentações governistas, que vez outra rondam a sua bancada na Câmara Federal, em boa parte acostumada à comodidade do guarda-chuva palaciano.

Mantido

No final de semana, na XXIII convenção nacional, o PDT renovou o mandato do presidente nacional Carlos Lupi – aquele que Dilma torcia o nariz quando ele era ministro do Trabalho -, e reafirmou a disposição de lançar o ex-ministro Ciro Gomes à Presidência da República em 2018.

Estilo

“Ciro representa a nossa esperança de restituir ao país a justiça social, o desenvolvimento e a soberania nacional. Quando falam negativamente do fato de Ciro ser franco e direto, eu digo que são poucos os homens que podem fazer isso. Só os honestos, os que não têm rabo preso, falam a verdade, doa a quem doer”, entoou Lupi.

Sem medo

Ciro, de sua parte, afirmou que “estou preparado para enfrentar o que vier”.

Precisão

O deputado Anísio Maia (PT) estava certo ao conceder uma entrevista dias atrás: o evento deste domingo, em Monteiro, com o ex-presidente Lula foi um comício.

Limite

Por questão de espaço, abordo hoje os três principais discursos e fico devendo uma passada nos  demais oradores.

Pronome

Dilma Rousseff começou a sua fala com uma referência ao governador paraibano, “esse guerreiro, que é o nosso Ricardo Coutinho”.

Descarado

“Hoje o Rio São Francisco está nos ajudando a lavar a alma do povo brasileiro”, verbalizou, para registrar que o governo de seu sucessor (Michel Temer) teve “a cara de pau de dizer que a obra da transposição, do tamanho dessa, poderia ser feita, resolvida, em seis meses”.

“Golpe”

Noutro momento, a ´ex´ tratou de seu afastamento do cargo, sublinhando que foi vítima de “um impeachment sem crime de responsabilidade”. “Deram um golpe baseado numa mentira”, acrescentou.

“Até as pedras desse País sabem que eu não cometi nenhum crime”, exclamou.

Pronta

Dilma disse à multidão presente que “essa obra (transposição) estava praticamente concluída quando eu deixei o governo”.

Rumo às urnas

Ao lançar os olhos para o futuro, a petista disse que “todos nós temos um encontro marcado com a democracia, que será em outubro de 2018, quando vamos discutir o destino deste País. 2018 está logo ali”.

Alerta

A ex-presidente alertou para a tentativa de impedir que “candidatos populares sejam colocados à disposição do povo. O Lula é um desses candidatos”.

“No tapetão, não”, bradou.

Em curso

A petista comentou que “estamos vivendo um momento difícil desse País. Eu sou obrigada a dizer que o golpe não acabou ainda. Está em andamento”, citando em seguida a proposta de reforma da Previdência Social.

“O projeto de aposentadoria é mais um golpe”, insistiu.

Vermelhão

Ricardo Coutinho fez um discurso próprio de um militante petista, uma espécie de desagravo incondicional ao líder Lula.

Leia alguns trechos.

Saudação

“Aos brasileiros que se unem nesta tarde histórica, dia de São José, para poder expressar o mais verdadeiro sentimento do povo brasileiro, que é o sentimento de reconhecimento e de gratidão aos que fizeram bem ao nosso povo e à nossa alma.

Fermentando

“Lula é igual àquela história do bolo com fermento, que quanto mais bater, mais ele cresce. E vai crescer mais. A política precisa ser feita com verdade. A politica tem que fazer bem aos interesses maiores de nosso povo.

Destemor

“Sou uma pessoa que aprendeu a ter lado. Eu não tenho medo. Tenho coragem para enfrentar as coisas que a vida coloca diante de nós. E eu não titubiei, em nenhum momento, de estar ao lado da democracia e de quem fez e faz pelo nosso povo, particularmente o povo nordestino.

 

Transposição

“É mais um duro golpe no coronelismo no  Nordeste. O povo está derrotando aqueles que não prezam pela democracia.

´Pai e mãe´

“Essa transposição tem a assinatura do presidente Lula e a inestimável contribuição da presidente Dilma, porque pagou 72% dessa obra.

Ataques a Lula

“Ninguém vai enterrar esse sentimento. É muito fácil para alguns achar que fazem a cabeça do povo, dizendo pela manhã, à tarde e à noite que alguém não presta. Apresente provas. Não adianta fazer justiça seletiva, ou por convicções. Justiça é com provas e com fatos.

Embate

“Façam disputa política, porque nós também vamos fazer disputa política no meio da rua, na consciência do povo.

Resgate

“O desespero está tomando conta daqueles que achavam que seria de uma forma, e as coisas estão completamente diferentes. É preciso resgatar a nossa democracia. É preciso fazer com que o nosso povo possa expressar e dizer claramente aquilo que quer.

Indireta

“É o atraso que vai ali no canal (transposição) e bate uma foto com a cara mais safadinha do mundo, dizendo que é também pai da obra. Mas o homem era contra a obra?! Não tem coragem de assumir aquilo que era (…) Chega de falsidade na política”.

Enfoques

O discurso de Lula foi a reedição dos fatos e frases que ele pronuncia quando se encontra com grandes massas populares, exceto a parte derradeira, na qual tratou objetivamente da precoce discussão sobre as eleições de 2018.

O resumo de sua fala é o que segue.

Parentesco completo

“Tenho muito orgulho de ter tido a coragem de iniciar esse projeto. Se eles têm vergonha, nós não temos. Dilma e eu, nós temos orgulho de dizer: somos pai, mãe, irmão, primo, tio e sobrinho da Transposição das águas do São Francisco.

Complemento

“O fato de a água estar aqui não significa que o problema está resolvido, porque está cheio de gente morrendo de seca na beira do São Francisco e do açude. Agora é preciso levar para a adutora, tratar a água e levar para a torneira. Esse projeto tem compromisso com 290 comunidades.

Acesso à água

“Esse País teve um crescimento extraordinário e pela primeira vez esse povo pobre começou a ter esperança. Eu sabia que o povo do Nordeste tinha que ter direito a uma coisa elementar, que o povo precisava de água limpa para se tratar.

Reforma da…

“Eu acho que a esperança é a coisa que mais mobiliza uma sociedade. Não é possível um homem ou uma mulher sobreviver se não tiver esperança.

… Previdência

“Esse governo (Temer), que não deveria estar aí, não tem noção do que significa a aposentadoria rural para o povo do Nordeste; não tem noção do que representa a pensão e a aposentadoria das mulheres pobres.

Caminho…

“Eu queria dar um conselho pra eles: só tem uma solução para resolver o problema da Previdência. Ao invés de tentar cortar os benefícios dos pobres, eles têm que saber que de 2004 a 2014 a Previdência e a Seguridade Social foram superavitárias.

… Único

“Se quiser criar vergonha e resolver o problema da Previdência, só tem um jeito: gerar emprego e aumentar salário. Se eles não sabem fazer, pede um conselho que eu sei como é que faz.

Disputa nas ruas

“Vocês sabem o que eles estão tentando fazer comigo. Eu só queria avisar pra eles: se quiserem brigar comigo, eles vão brigar comigo nas ruas desse País, para que o povo possa ser o senhor da razão nessa disputa.

Cadê as provas?

“Eu estou à espera de um empresário me denunciar; que eles digam se tem 1 real na minha conta, porque, se tiver, eu não preciso nem me defender.

Ereto

“Eu aprendi a andar de cabeça erguida, de pescoço esticado, venci os preconceitos. Se querem me prejudicar, criem vergonha e não prejudiquem 204 milhões de pessoas”.

E 2018?

Ainda Lula: “Nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018 (…) Eu sei que o que eles querem é impedir que eu seja candidato. E tá muito longe para decidir candidato”.

O que a direção nacional do PSB está achando da postura do ´mago´?...
Simple Share Buttons