Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 12/01/2019

Lucélio surpreso com João

Sem diálogo

Os reitores das universidades federais ainda não tiveram uma conversa com o novo ministro da Educação, o filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodriguez.

O reitor da UFCG, professor Vicemário Simões, disse ontem na Rádio Caturité FM que as instituições de ensino vivem “um momento de vigilância” no que diz respeito à autonomia universitária.

“Toda precaução é bem-vinda, mas é preciso interlocução”, observou.

Contingenciamento

A UFCG (como as demais universidades federais) deverá ter a mesma verba de custeio destinada no ano passado e também uma contenção acentuada nas verbas de capital (para investimentos), da ordem de 50%.

Novo serviço

Mesmo assim, através do Hospital Universitário Alcides Carneiro, será colocada em pleno funcionamento, em breve, a Unidade de Saúde da Mulher na rua Carlos Chagas (mesma rua do HUAC), onde funcionou a Escola Estadual de Enfermagem.

Aporte

A UFCG conseguiu, em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para este ano, cerca de R$ 32,5 milhões, sendo R$ 25 milhões para a construção do HU de Cajazeiras e o restante para o HU campinense.

Ajustes

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado publicou a nova regulamentação do programa Gol de Placa, que oferece ajuda financeira aos clubes profissionais no Campeonato Paraibano (1ª Divisão), Copa Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Cacife

Uma medida provisória recentemente editada pelo presidente Jair Bolsonaro (e pouco divulgada) ilustra o poder concentrado pelo ministro Paulo Guedes (Economia): a sua Pasta terá um representante em todos os conselhos de administração das empresas estatais, nas quais a União seja sócia majoritária, incluindo-se as empresas subsidiárias dessas companhias.

CMN

A outra MP confere dois votos (maioria) nas decisões do Conselho Monetário Nacional – o terceiro (e minoritário voto) é o do presidente do Banco Central.

Da boca de…

“… A questão do PSDB já está formalizada. Fiz ver ao prefeito Romero Rodrigues e ao deputado Tovar Correia Lima que vou dar entrada na minha desfiliação…” (vereador campinense Nelson Gomes Filho, ao anunciar que decidiu concretizar a sua saída do partido).

Passar…

Ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz disse ao jornal ´Estadão´ que esclarecerá “em breve” as movimentações atípicas em sua conta, apontadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

… A limpo

“Após a exposição de minha família e minha, como se eu fosse o pior bandido do mundo, fiquei muito mal de saúde e comecei a evacuar sangue. Fui até ao psiquiatra, pois vomitava muito e não conseguia dormir”, disse o ex-assessor, que também é policial militar da reserva.

 

Sábado é dia de poesia

“A mão que toca um violão/ Se for preciso faz a guerra/ Mata o mundo, fere a terra/ A voz que canta uma canção/ Se for preciso canta um hino/ Viola em noite enluarada/ No sertão é como espada…” (música Viola Enluarada, do compositor Marcos Valle).

Linha de frente

Novo chefe de gabinete da prefeitura pessoense, o ex-candidato a governador Lucélio Cartaxo (PV) concedeu entrevista ontem ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1), 1º lugar em audiência no horário, de acordo com a pesquisa de rádio em Campina Grande feita pelo instituto 6 Sigma.

´Maestro´

Sobre o novo cargo, ele disse que terá o “papel de aglutinar as ações do governo, ajudando a afinar e unificar o trabalho das secretarias e criando as condições para gerar mais resultados”.

Também atuará “na interlocução com o Legislativo”.

Sem…

No tocante ao cenário estadual, Lucélio afirmou que “vamos fazer oposição ao governador João Azevedo (PSB), não temos dúvidas disso”.

… Radicalizar

“Mas uma oposição de respeito à população e sem ser intransigente e sectária. Não vamos torcer pelo ´quanto pior melhor´, até porque isso seria um desastre para a população”, ressalvou.

“Vamos cobrar o que foi prometido”, reforçou.

Expansão

O dirigente do Partido Verde informou que a partir de fevereiro a direção estadual intensificará as ações para ampliar o número de filiados e fazer a legenda presente numa grande quantidade de cidades paraibanas.

Cético

Cartaxo avalia que “não deve ocorrer” a adesão de quatro deputados estaduais eleitos pela oposição para a base governista, como tem sido especulado pela imprensa.

Desgaste

“Se isso vir a acontecer, vai ser objeto de diálogo com a população. Quem assim procede, sentirá um revés lá na frente. Espero que os eleitos mantenham a coerência, porque o eleitor está cada vez mais atento. Cada trajetória será levada em consideração quando o eleitor for novamente às urnas”, analisou.

Sem trégua

Lucélio Cartaxo revelou aos ouvintes que estava “surpreso com a posição” do governador paraibano de defender (em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, repercutida em APARTE) oposição imediata ao presidente Jair Bolsonaro.

“Causou-me estranheza. Nem a Paraíba nem o Brasil merecem uma oposição desse tipo”, sublinhou.

O que andará fazendo Ricardo Coutinho?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube