Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 06/12/2016

´Lava Jato´ entre nós

O que nos espera em 2017

O diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, médico Geraldo Medeiros, antecipou ontem que a partir do dia 1º de janeiro o hospital só atenderá pacientes de trauma e emergências clínicas e pediátricas.

“O ´Trauma´ vive uma crise econômica, assim como vários outros setores. A falta momentânea de alguns insumos (como soro fisiológico) é resultado da alta demanda do hospital”, justificou.

Diagnóstico

O importante hospital campinense enfrenta problemas devido à dificuldade de renovação contratual com várias empresas prestadoras de serviço, como também em função do corte de pessoal determinado pela administração estadual.

TST

O carioca Alexandre de Souza Agra Belmonte, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que começa às 21h na TV Itararé – canal 18.1 (digital), 19 (analógico) e na internet – www.tvitarare.com.br

Boa…

O governo federal deverá conceder descontos de até 95% em dívidas contraídas no Banco do Nordeste por micro e pequenos produtores rurais.

… Notícia

As dívidas acumuladas desse segmento econômico passam de R$ 13 bilhões e 400 milhões.

E envolvem 1,5 milhão de produtores.

´Daqui não saio´

Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), o senador Raimundo Lira descartou ontem uma eventual saída do PMDB: “Nós temos parte do PMDB que não é aliada do governador. A minha saída do PMDB está totalmente descartada, até porque o partido está me dando muito prestígio em nível nacional. Sou muito valorizado pela minha bancada. Não há a menor possibilidade de sair do meu partido”.

´Afasta de…

Sobre as denúncias envolvendo o ex-senador Vital do Rêgo (a quem sucedeu no Senado), Lira derivou: “Não conheço ainda nenhuma detalhe dessa operação”.

… Mim esse cálice´

O peemedebista fez um acréscimo: “Tenho por Vital um apreço e respeito muito grande. É uma pessoa muito boa, tem um coração muito grande”.

Indigesto

Presidente do PMDB na Paraíba, o senador José Maranhão se limitou a declarar (sobre Vital) que “era um assunto desagradável para comentar”.

Retrovisor

Coluna do último sábado: “O que será? Chamou a atenção de alguns hóspedes de um hotel campinense a grande quantidade de policiais federais hospedados”.

Ebulição

A semana política começou abrasiva, com a nova fase da Operação Lava Jato afetando a Paraíba e o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

Prenúncio

Realisticamente, desde que o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT/MT) e, posteriormente, o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) revelaram os bastidores ´pouco republicanos´ das duas CPIs da Petrobras no Congresso Nacional, que se aguardava – ou, pelo menos, se presumia – uma investigação sobre esse núcleo das CPIs.

Devassa

Com a autorização do ministro Teori Zavascki, relator da ´Lava Jato´ no Supremo Tribunal Federal, foram cumpridos ontem mandados de busca e apreensão em endereços “pessoais, funcionais e empresariais” de Vital e do deputado Marco Maia (PT-RS), vice-presidente de uma das CPIs da Petrobras e ex-presidente da Câmara Federal.

 

Incógnita

Apesar da grande quantidade de policiais federais envolvidos, não se soube com precisão os locais que foram vasculhados em Campina Grande.

Fermento

A sensação foi potencializada com a declaração do ex-presidente da empreiteira OAS, Leo Pinheiro (em setembro), confirmando perante o juiz Sérgio Moro que foi vítima de chantagem pelos à época senadores Gim e Vital do Rego (PMDB), atual ministro do TCU.

 

Destinos

Os dois alvos presumíveis – apartamento no bairro da Prata e Fazenda Campo de Boi – não teriam sido visitados pelos policiais, até porque no 1º caso o imóvel não mais pertenceria ao ministro do TCU.

Por dedução

Além do mais, com o imenso hiato de tempo (maio último) entre as delações e acusações, seria pouco lógico imaginar que esses imóveis eventualmente ainda guardassem qualquer documentação relevante.

Ritual de…

A propósito, o site da revista Veja publicou que Vital “costuma fazer anotações num papel enquanto fala. Ao final da conversa, ele lança a folha num triturador e descarta os fragmentos numa lata de lixo posicionada embaixo de sua mesa”.

… Prevenção

“O intuito desse ritual, segundo pessoas próximas, é um só: evitar que os seus manuscritos caiam nas mãos erradas ou sejam coletados numa eventual operação de busca e apreensão da Polícia Federal”, ainda conforme a revista.

Intenções

Sobre a operação de ontem, a Procuradoria-Geral da República mencionou que o objetivo seria “coletar elementos probatórios comprobatórios da obstrução dos trabalhos da CPMI da Petrobras, mediante favorecimento de empresários que deixariam de ser convocados a depor”.

´Travador´

Ainda de acordo com a PGR, “no curso da investigação, foram colhidos elementos indicativos da atuação direta do presidente da CPMI da Petrobras, o então senador Vital do Rêgo, na obstrução dos trabalhos da Comissão em benefícios de empreiteiros potencialmente investigados”.

´Pedágio´

Segundo ´Veja´, “há indícios de que Vital tenha solicitado a empreiteiros 5 milhões de reais para a sua campanha ao governo da Paraíba (2014)”.

Modo…

A metade desse valor foi doada pela construtora OAS ao PMDB nacional, partido ao qual o ministro do TCU é filiado.

´Operacional´

A outra parte foi repassada por meio de ´caixa 2´, numa transferência feita pela empreiteira à empresa Construtora Planície, localizada na Grande João Pessoa, que também é alvo de busca e apreensão.

O detalhe

Além de Vital, Marco Maia e da Construtora Planície, a operação de ontem envolveu Luiz Gerber (pai do advogado de Maia), Light Engenharia, Empresa Fronteira, Nascer Comércio de Combustíveis LTDA., (RS) e o Posto Metropolitano (RS).

“Jamais tive qualquer participação”

Ao final da tarde de ontem, Vital Filho divulgou uma nota, através de sua assessoria, na qual “manifesta” o seu “respeito e compreensão ao trabalho das autoridades competentes no exercício de suas funções legais”.

– Tenho certeza que a medida, cumprida com eficiência e urbanidade, vai confirmar que jamais tive qualquer participação nos fatos em apuração.
Quero renovar meu compromisso de irrestrita colaboração com as autoridades, naquilo que for necessário, dentro do que determina o devido processo legal e as regras que regem o Estado Democrático de Direito – acrescenta o ministro do TCU.

“A arte existe, porque a vida não basta (poeta Ferreira Goulart, sepultado ontem)...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube