Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 14/01/2021

Junto com ´a pamonha´

´Não sou camaleão´

O senador Veneziano Vital do Rêgo, já vestido com o ´figurino´ do MDB, declarou que nada muda com relação ao pleito de 2022 para o governo estadual, em decorrência de sua migração partidária.

“Eu mantenho a coerência. Na minha história não tem procedimentos camaleônicos que têm na política brasileira hoje em dia (…) Eu nunca fiz isso, minha história não permitiria. Minha postura é de continuar colaborando com o governo do estado e o governador João Azevêdo. E, se ele se apresentar como postulante a uma reeleição, terá em mim um amigo, um colaborador, uma palavra de reconhecimento”, discorreu o ´V´.

´Tábua de graxa´

Devido ao fato de ter anunciando um programa de ajustes no Banco do Brasil – fechamento de agências, demissões voluntárias – sem avisar previamente ao presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, deve ser ´rifado´ nos próximos dias.

Sangria…

Reportagem do jornal O Globo mostrou que apenas três dos projetos que tramitam no Congresso Nacional direcionados a melhorar o caixa de governos estaduais e municipais impactam os cofres do governo federal em R$ 589 bilhões ao longo dos próximos 10 anos.

… Em gestação

As propostas aumentam os repasses aos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM), como também reduzem os juros cobrados pela União no refinanciamento de dívidas dos demais entes federativos.

Batendo a porta

O presidenciável (Câmara Federal) Arthur Lira (PP-AL) chegou ontem à Paraíba para um jantar com parte dos deputados federais paraibanos.

Ponto fora da curva

Sobre o fato de não contar com o apoio do paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) à sua postulação, Lira respondeu que Ribeiro “é exceção no partido”.

Mirando o padrinho

Mas o epicentro de suas declarações é o atual presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): “Não há a condição de a outra chapa (deputado Baleia Rossi, MDB/SP, apoiado por Maia) de viajar sozinho pelo país. É sempre capitaneada pelo presidente atual, que não tem o desprendimento de saber que daqui a 15 dias, independente do resultado das eleições, deixará o cargo”.

Retaguarda

No contato que teve com a imprensa regional, Lira estava acompanhado dos deputados paraibanos Julian Lemos (PSL), Hugo Motta (REP) e Wellington Roberto (PL).

Visita

Na companhia do deputado Efraim Filho (PB), líder do Democratas na Câmara Federal (e aliado de Rodrigo Maia), Arthur Lira esteve com o governador João Azevedo (Cidadania).

Estribilho

Na sua passagem por Recife (PE), antes de se deslocar para a Paraíba, Lira bateu na mesma tecla: “Nem a Câmara tem dono, nem muito menos eu. Nós vamos votar o que for necessário e for importante para o país, apoiado por deputados e por partidos que acreditam nessa nova dinâmica de conduzir a Câmara”.

Ponto final

Em entrevista à ´Correio FM´, o suplente de senador (no exercício do mandato) Ney Suassuna (REP) anunciou que não mais disputará mandato eletivo.

Em tempo

O presidente da subseção da OAB em Campina Grande, Jairo Oliveira, está em convalescença e, por essa razão – e também em função da pandemia – reduziu o ritmo de suas atividades no cargo.

Funil

As nomeações que têm sido feitas na Prefeitura Municipal de João Pessoa, desde o começo do ano, têm passado – quase que invariavelmente – pelas mãos da 1ª dama, Lauremília Lucena, e de um dos filhos dela e de Cícero (Mercinho), vice-prefeito de Cabedelo.

Deslocamento

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, está em Brasília para contatos partidários.

´Me engana…

O deputado federal Wilson Santiago (PTB), que teve uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira, garante que o ´capitão´ não tratou na conversa da eleição para a presidência da Câmara Federal.

… ´Que eu gosto´

Talvez, até o espelho dele renegue essa versão.

Cronologia

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), anunciou ontem (Correio FM) que só em abril deverá receber a proposta de reforma administrativa a ser desenvolvida por uma comissão especial que vai designar este mês.

Tramitação

A proposta oriunda da comissão será apreciada – e eventualmente ajustada pelo prefeito -, que a remeterá para o crivo do Legislativo até o final de junho.

Pulsação

Deverá ser o grande teste de governabilidade do novo prefeito.

Torneira (quase) fechada

O que o prefeito não disse, mas pode ser deduzido nas entrelinhas, é que até esse desfecho da reforma o volume de nomeações para a PMCG ocorrerá no ritmo do estritamente essencial.

A distância de João para o PP pode ser medida em ´palmos´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube