Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 03/06/2020

Junho 2020: ´Qui nem jiló´

Já na cadeira

O administrador Alexandre Borges Cabral, indicado pela bancada do PL na Câmara Federal, já foi empossado (ontem) na presidência do Banco do Nordeste.

Na solenidade de posse (virtual), ele declarou que a “missão do Banco é essencial enquanto existirem disparidades inter-regionais e intrarregionais”.

“A ação do BNB se torna fundamental, cobrindo as falhas de mercado, chegando onde os bancos privados não chegam”, emendou.

 

Prioridade 

O novo dirigente antecipou que pretende “acelerar a transformação digital, reduzindo prazos do processo de concessão de crédito com objetivo de atender as demandas de forma segura e ágil”.

Rápida…

Já foi definido o novo secretário de Planejamento de Campina Grande, sucedendo ao deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que reassume o seu mandato na Assembleia Legislativa.

… Transição

O secretário executivo da Seplan, ex-deputado e ex-prefeito de Alcantil, Carlos Dunga Júnior, foi efetivado no cargo.

´Por gravidade´

“Trata-se de uma escolha natural, porque Dunga Jr., com seu talento, experiência e profundo conhecimento da máquina da Seplan, nos garante um tento: continuar avançando com os projetos da secretaria, no mesmo ritmo”, justificou Romero.

Da boca de…

“… Traidor da Constituição é traidor da Pátria…” (ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal).

´Vai que é tua´

O partido Avante liberou os vereadores da legenda em João Pessoa para que escolham o candidato a prefeito da preferência de cada um.

Em aberto

A direção do partido ainda vai definir qual prefeitável receberá o apoio – digamos – institucional da legenda.

´Casamento´

“Acredito que o Avante será o fiel da balança nesse pleito eleitoral. Ninguém vence eleição sozinho” comentou o deputado estadual Felipe Leitão, da cúpula do Avante, acrescentando que “você̂ não pode chamar parceiros somente para vencer a eleição. É preciso ter pessoas ajudando no início e durante a caminhada.

O detalhe

O Avante tem a maior bancada (6) de vereadores na Câmara pessoense: Chico do Sindicato, Dinho, Raissa Lacerda, Professor Gabriel, Tanilson Soares e Renato Martins.

Tirar a…

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autoriza os tribunais de todo país a retomarem a atividade presencial a partir de 15 de junho, ainda que sob determinadas condições.

… Poeira…

O documento ressalva que o funcionamento presencial deve guardar sintonia com as decisões dos poderes executivos locais, e “se constatadas condições sanitárias e de atendimento de saúde pública que a viabilizem”.

… Da toga

Em uma primeira etapa, orienta adicionalmente o CNJ, devem ser retomadas audiências e sessões do júri envolvendo réus presos; adolescentes em conflito com a lei em situação de internação; e crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e familiar.

O detalhe

A Resolução autoriza também a retomada de prazos nos processos que tramitam em papel, suspensos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Contenção

A Assembleia Legislativa aprovou, dias atrás, o projeto do deputado Cabo Gilberto Silva (PSL) que estabelece “penalidades para a subida abusiva de preços dos insumos, produtos ou serviços utilizados no combate e prevenção à contaminação do novo coronavírus”.

Agregados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu mais seis exames, que ajudam no diagnóstico para covid-19, como procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelas operadoras de planos de saúde.

Cutucada

O senador Veneziano Vital (PSB) criticou, ontem, a postura do prefeito Romero Rodrigues (PSD) com relação à Cagepa, diante do acordo firmado para que a empresa estadual prossiga explorando o serviço de abastecimento d´água e coleta de esgoto em Campina Grande.

Pragmatismo

“Há menos de um ano o prefeito achincalhava, ou, me perdoem o termo, esculhambava a Cagepa, desconhecendo os investimentos e os serviços prestados pela empresa. Num curto tempo, mudou de opinião. À resposta, não cabem dúvidas: pelo fato de a Prefeitura estar a receber R$ 45 milhões pelo convênio celebrado”, afirmou o ´V´.

Garimpo 

A cantora Elba Ramalho concedeu ontem uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, na qual falou sobre a singular experiência que viverá este ano, na véspera de São João, em Campina Grande, com uma ´live´ presencial, inteiramente diferente do apoteótico Parque do Povo.

Leia trechos de suas declarações.

Origens

“Para mim o São João é a grande festa da família. É a festa dos santos da tradição católica. A fogueira foi o sinal de Santa Isabel para Maria, mãe de Jesus.

Alto…

“É a festa da fartura, do milho, das comidas típicas, da dança, das quadrilhas e principalmente da música, do forró e dos ritmos nordestinos.

… Astral

“Definitivamente, uma festa que envolve muitos aspectos culturais e movimenta a economia de determinadas cidades durante o mês inteiro.

De berço

“A minha primeira referência musical, da minha infância, vem justamente das festas juninas. Eu e meus irmãos esperávamos o ano inteiro pelo mês de junho.

Longe do palco

“É muito difícil sob todos os aspectos. O carnaval dura quatro dias, os festejos de São João duram o mês inteiro. O Nordeste vive e respira São João, mas a pandemia é maior que tudo no momento. É claro que vai ser diferente, mas vou fazer o meu São João do jeito que for possível e vou tentar compartilhar ao máximo.

Mutação

“Tenho 41 anos de carreira e 35 anos de São João em Campina Grande. As nossas vidas mudaram, o mundo está mudando e a festa também vai ter de mudar.

Quarentena

“Eu diria que estou passando por este momento de forma bastante serena. É triste constatar as mortes, os problemas financeiros e até a fome que se tornou parte da nossa realidade. Por outro lado, agradeço aos céus pela minha casa, pela minha estrutura e pela minha família saudável perto de mim.

Ocupações

“Estou valorizando muito mais cada pedacinho do meu jardim, aprendendo a fazer sobremesas, conversando muito com as minhas filhas e curtindo imensamente a chegada da minha netinha. Sim, tenho cantado muito, tenho escutado muito forró e estou até gravando algumas coisinhas para o futuro.

Mais adiante

“Tomara que possamos nos abraçar e celebrar o São João em outubro (…) Pretendo participar dos festejos em outubro. Tomara que possamos nos abraçar e celebrar o São João em outubro.

Indissociáveis

“Não existe Campina Grande sem São João, nem São João sem Campina Grande”.

É preciso recitar

“O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados”.

(Arnaldo Jabor, cineasta)

Estamos ladeira abaixo...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube