Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 26/05/2017

Jobim ´cai fora´

Reforma inócua

Em palestra esta semana, para educadores da região de Campina Grande, o professor Moaci Alves Carneiro observou que a recentemente aprovada reforma no ensino médio é “inexequível”, ou seja, sem aplicação prática.

Ele publicou um artigo esta semana aqui no PARAIBAONLINE sobre o assunto.

Sem conexão

Em entrevista à TV Itararé, Moaci chamou a atenção para o descompasso entre a oferta de conteúdo que as escolas do ensino médio destinam aos alunos e as demandas do setor produtivo, praticamente inexistindo uma interação entre esses dois polos.

Chance para…

O Tribunal de Contas do Estado promove hoje (das 8h às 12h) em seu Centro Cultural Ariano Suassuna, na Capital, um debate sobre a reforma da Previdência.

O evento terá duas palestras, seguidas de discussões com o público presente.

… Aprofundamento

Os palestrantes convidados são Leonardo José Rolim Guimarães (a favor da reforma) – ele é consultor de orçamento da Câmara dos Deputados -, e Diego Wellington Leonel (contra a reforma) – professor de pós-graduação em Direito Previdenciário.

Detalhes

O mediador do debate será o subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Andrade Farias.

Haverá a transmissão através da internet.

Da boca de…

“… Se a regra for impedir no grito, no braço, acabou o Parlamento. Vimos atos de selvageria na comissão. Na democracia a única arma é a palavra…” (senador Cássio, PSDB, sobre o tumulto no Senado, anteontem, acerca da tramitação da proposta de reforma trabalhista).

De público

Quero agradecer ao amigo, jornalista e professor Gilson Souto Maior pelo registro que fez, acerca de minha trajetória na mídia paraibana, no livro ´História da Televisão na Paraíba´, que ele lança na noite de hoje, em Campina Grande, no Sítio São João.

Garimpeiro

Gilson tem realizado um profundo e meritório trabalho de prospecção – e até de ´exumação´ – na história da imprensa paraibana, suprindo um imenso vácuo que existia nesse segmento.

Comunhão

Como sublinha na apresentação da obra o jornalista Sílvio Osias, Gilson compartilha com os seus alunos o que aprendeu na prática da atividade jornalística.

Intergeracional

“O livro de Gilson apresenta aos mais jovens o que eles precisam saber. Os que já não são tão jovens assim farão uma viagem nostálgica pelos bastidores da televisão paraibana”, acentua Osias.

Extensão

No prefácio da obra, o professor e historiador José Octávio de Arruda Melo (UFPB) ressalta que Gilson, mediante os seus livros, “prolonga as próprias aulas”.

ACI

No mesmo local e horário (Sítio São João) ocorrerá a posse de Eliezer Aguiar e José Tadeu Pereira como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação Campinense de Imprensa.

 

Iniciativa

É preciso que alguém sob o sol – nem que seja preciso uma invocação ao papa Francisco – interceda com o uso do prestígio pessoal ou do arcabouço legal disponível para se sair desse impasse referente à paralisação na UEPB.

Pautar

Até onde a vista alcança, já passa da hora de o Judiciário apreciar a ação movida pela Reitoria da UEPB e definir sobre a discussão orçamentária que permeia esse litígio intragovernamental.

Acatamento

Quanto aos professores e funcionários, devem acolher a decisão a ser tomada na esfera judicial e se adequar ao que for julgado, tendo em conta que nas circunstâncias atuais a greve não aparenta ser o instrumento adequado de luta.

´Gambiarra´

Cabe registrar que uma instituição que tem mais de 400 professores substitutos, alguns deles com mais de uma década nessa condição, precisa reavaliar a sua trajetória.

O elementar

Igualmente faz-se necessário verificar o grau de assiduidade dos docentes efetivos nas salas de aula no período anterior à paralisação.

Voltagem

Na avaliação do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), o Brasil parece no momento atual “uma rede de alta tensão com os fios desencapados”.

´Carimbados´

“Todas as instituições estão sob suspeita”, assinalou o peemedebista, para lamentar o fato de, no plano nacional, muitos magistrados estarem “identificados” com legendas partidárias.

Transbordou

Paulino disse na ´Campina FM´ que na sessão de ontem da ALPB “ouvi tanto discurso hipócrita que sai chateado”.

Dianteira

Sobre o futuro do seu partido na Paraíba, em 2018, Paulino defendeu que “temos que construir o nosso projeto, que poderá coincidir com outros projetos”, mas ser perder o protagonismo.

Variável

Ele admitiu que a possibilidade de o PMDB ´herdar´ a Prefeitura de João Pessoa (com o vice-prefeito Manoel Júnior) – se o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) decidir disputar o governo – poderá levar o partido a agir “pragmaticamente” e abrir mão de ter candidatura própria ao governo.

Estaca…

Raniery afirmou que “não existe nada de concreto” sobre a especulada reaproximação de sua família com o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB).

… Zero

“Não dialoguei com Zenóbio, nem mesmo através de intermediários”, garantiu.

Leitura

Para Paulino, o gesto recente de Zenóbio – admitindo votar nele para deputado federal – foi “para quebrar minha resistência a uma possível aliança com o meu partido”.

Fora do páreo

Em almoço com representantes do mercado financeiro, o ex-ministro (do Supremo Tribunal Federal, e também dos governos FHC e Lula) Nelson Jobim negou disposição para participar de uma eventual sucessão presidencial, informou o site da revista Piauí (Editora Abril).

Ele alegou como motivos sua atual posição – sócio do (banco) BTG Pactual – e a resistência de sua mulher.

O controlador do banco, André Esteves, também não apoiaria a decisão, por levar o banco de novo para o centro da Lava Jato.

O ex-deputado Eduardo Cunha está escrevendo na prisão o prometido ´livro de memórias´?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube