Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 11/05/2020

João e a gestão da crise

Sem trégua

Nem no domingo consagrado às mães a peleja política foi arrefecida.

Começou com o presidente Jair Bolsonaro, que postou um vídeo mostrando a abordagem policial em São Luís (MA), que se encontra em lockdown.

” ´Documento e declaração de que vai trabalhar”… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, escreveu Jair.

Revide

O governador maranhense Flávio Dino retrucou: “Bolsonaro inicia o domingo me agredindo e tentando sabotar medidas sanitárias determinadas pelo Judiciário e executadas pelo governo. E finge estar preocupado com o desemprego. Deveria então fazer algo de útil e não ficar passeando de jet ski para ´comemorar´ 10.000 mortos”.

Situando

O presidente da República, diante da repercussão negativa, cancelou o churrasco que havia agendado para o sábado no Palácio da Alvorada, onde reside, trocando por um passeo de jet ski.

Palpite

A opção de Bolsonaro pelo passeio náutico no lago Paranoá, de Brasília, suscitou um comentário do ex-presidente Fernando Collor de Mello: “Se continuar assim, vai afundar”.

Na ´casa…

Um momento de ´sincericídio´ do superministro da Economia Paulo Guedes, durante uma conferência promovida pelo banco Itaú, ao defender a concorrência na economia brasileira.

… Do inimigo´

“Em vez de termos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos, seis empreiteiras, seis empresas de cabotagem, seis distribuidoras de combustíveis; em vez de sermos isso, vai ser o contrário. Teremos centenas, milhares de empresas”.

Alcance

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a perda do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia.

Efeito…

Na última sessão do Legislativo campinense, o vereador Pimentel Filho (PSD) criticou – sem citar nome – o fato de um colega ter participado de uma ação da PMCG de distribuição de máscaras no distrito de Galante.

“Não é papel de vereador estar entregando máscaras”, verbalizou Pimentel.

… Bumerangue

Prontamente, a vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) disse que “eu tenho um áudio aqui (com você, Pimentel) convidando e dizendo que quem conseguiu uma higienização para (o distrito) São José da Mata foi você”.

´Não é bem assim´

“Eu não disse isso, disse que fiz o requerimento”, respondeu.

O detalhe

A menção de Pimentel era ao vereador Márcio Melo.

Retaguarda

Reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo informa que entre os organizadores da manifestação com pautas antidemocráticas, realizada dias atrás, em Brasília – e da qual participou o presidente Jair Bolsonaro -, havia o assessor parlamentar Evandro de Araújo Palma, lotado no gabinete da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

Paliativo

O governador paraibano João Azevedo (Cidadania) concedeu, no final de semana, uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, na qual registrou que o auxílio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional para estados e municípios (R$ 60 bilhões) é “muito importante”, mas não vai resolver todo o problema da queda de arrecadação dos entes federativos durante a pandemia do novo coronavírus.

Alívio

“Havia uma necessidade real de ter uma ajuda. Vai resolver? Não. Isso resolve talvez metade da queda de receita que os Estados terão, porque a exigência de investimentos na área da saúde será muito maior. Mas, ainda assim, é uma ajuda importante que vem para aliviar um pouco o que os Estados precisam para esse momento”, discorreu Azevedo.

Critérios

Azevedo declarou à publicação que é necessária uma mudança na forma de distribuição dos repasses da área da saúde do governo federal para os Estados durante a pandemia da covid-19.

Excepcionalidade

A liberação baseada em critérios de assistência de média e alta complexidade, na visão de João, funciona em condições normais, mas não em uma pandemia.

Transição…

Azevedo avaliou que houve perda de continuidade no Ministério da Saúde com a troca de comando durante a pandemia do novo coronavírus.

 … Confusa

“Houve solução de continuidade e era até natural que houvesse. Entretanto, esperávamos que aquilo que tinha sido definido anteriormente pudesse rapidamente ser retomado, e nós não estamos percebendo isso. Essa é a grande verdade”, verbalizou.

Dubiedade

O governador avançou no tema da troca de ministros na Pasta da Saúde: “A própria orientação, a fala do ministro (Nelson Teich) é dúbia, ‘mantém o isolamento, depois não, eu falo de afastamento’. Não, não tem essa coisa de afastamento. É isolamento mesmo… (dias atrás) ele falou de um plano para que algumas regiões promovam lockdown (fechamento total de cidades). Mas, cadê esse plano? Qual é a orientação do Ministério? Hoje, está faltando muito isso”.

Dificuldade

Ele informou que os governadores do Consórcio do Nordeste têm buscado comprar respiradores da China, Europa, e agora, a ideia é buscar também na Turquia.

Capital

Sobre a situação interna na Paraíba, João disse ao jornal que “estamos monitorando diariamente o número de casos e se houver necessidade nós vamos, sim, pedir autorização para promover lockdown, pelo menos na região metropolitana de João Pessoa. Mas, isso só será solicitado se números continuarem aumentando”.

À deriva

Azevedo disse ao ´Estadão´ que “é extremamente preocupante a situação hoje, não só dos Estados do Nordeste, mas do Brasil como um todo. Estamos diante de uma situação que é grave e ao mesmo tempo sem uma grande coordenação nacional que pudesse conduzir todo esse processo”.

É preciso recitar

“Provisoriamente não cantaremos o amor,

que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços.

Não cantaremos o ódio, porque esse não existe.

Existe apenas o medo, nosso pai e

nosso companheiro…”

(poeta Carlos Drummond de Andrade, reproduzido pela ministra Carmen Lúcia do Supremo Tribunal Federal)

“Só as mães são felizes” (compositor Cazuza)...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube