Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 22/07/2021

João ´cerca´ o MDB

Hesitante

O jornal O Globo noticiou que o ex-ministro (e ex-juiz) Sérgio Moro pediu um prazo até novembro, ao (partido) Podemos, para decidir se aceita disputar a Presidência da República ou uma cadeira de senador pelo Paraná no próximo ano.

Recordando

Arremate da coluna na última terça-feira: “Com o Centrão ´ajoelhou, tem que rezar´…”

Mais…

No dia de ontem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai ´quitar´ outra fatura com esse agrupamento suprapartidário.

 … Concessões

Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI) assumirá o estratégico cargo de ministro da Casa Civil.

Alcance

Essas concessões deverão avançar no ´latifúndio´ do ministro Paulo Guedes (Economia), com a recriação do Ministério do Trabalho.

Retrovisor

Em entrevista à revista Veja, o mesmo Paulo Guedes afirmou: “É evidente que não quero (o desmembramento do ministério). Isso é decisivo, não pode”.

Lembrete

Bom lembrar: o ´Centrão´ é insaciável e sobe o preço da ´governabilidade´ à medida que um presidente se enfraquece política e eleitoralmente.

´Fórmula 1´

A Câmara Municipal de Campina Grande fará na sessão ordinária de hoje o chamado ´esforço concentrado´ para votar um grande volume de projetos.

Bola de…

Na sessão ordinária de ontem, o vereador Alexandre Pereira (PSD-CG), líder do governo na Câmara, registrou que alguns colegas “estão enchendo a casa (Câmara) de projetos”, apenas para dizer que apresentam projetos “para chegar ao final do ano e dizer que foi campeão (na apresentação) de projetos ou de requerimentos (…) Depois vamos vendo a ´qualidade´ dos projetos”.

… Neve

Ainda conforme o líder, “há projetos repetitivos, de outros companheiros, de outras legislaturas”.

“(Não vou dizer os nomes) para não criar constrangimento com alguns companheiros”, ressalvou o vereador.

Nivelar por baixo

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) fez uma invocação filosófica ao abordar o assunto citando Montesquieu, lendário político e filósofo francês: “Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias”.

O detalhe

Campina Grande conta atualmente com cerca de 8 mil leis, um absurdo que salta à vista.

´Fala que…

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) opinou que o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deverá ter uma ativa participação no processo eleitoral do ano que vem, no âmbito das oposições, sendo ou não candidato.

… Eu te escuto´

“Cássio é uma liderança, tem o respeito de todos, tem experiência, que nesse momento é muito importante”, comentou a parlamentar.

O detalhe

Camila revelou que CCL tem enviado mensagens aos aliados, conversando com todos.

Pronto

De sua parte, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) acentuou que “Cássio está apto a disputar qualquer eleição. Ele tem sido escutado pelos nossos aliados”.

Se…

“Cássio é um bom nome e aparece nas pesquisas para o Senado em primeiro lugar. Agora, saber se ele quer participar do processo eleitoral é outra coisa”, acrescentou Ruy.

Dinheiro…

Cerca de 1.600 servidores municipais de Campina Grande, filiados ao Sintab (sindicato que congrega a categoria), começam a receber o ressarcimento inerente a uma ação protocolada no Judiciário, no já distante ano de 1997.

… Na conta

A decisão judicial abrange cerca de 3 mil servidores e implicará numa reposição total da ordem de R$ 13 milhões, a ser concluído até meados de 2022.

Situando

Na origem, o pagamento de parte dos salários por intermédio de ´abono´, na gestão do ex-prefeito Félix Araújo Filho.

Exclusão

A parcela inerente ao abono não foi computada para o pagamento de encargos sociais (férias, 13º salário, entre outros).

Quem sai…

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DO) publicou a exoneração, ´a pedido´, de Joria Viana Guerreiro do cargo de diretor geral da Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária.

… Quem chega

A mesma publicação trouxe a designação do novo ocupante do cargo: Geraldo Moreira de Menezes.

Semanas…

Ainda no DO de ontem, a nomeação do ex-governador Antonio Roberto de Sousa Paulino, vice-presidente do MDB/PB, para o cargo de secretário-chefe de governo, cargo que vinha sendo acumulado pelo chefe de gabinete (e presidente do Cidadania na Paraíba) Ronaldo Guerra.

… Depois

A nomeação de Paulino estava ´incubada´ há muitos meses.

Foi acertada na audiência que o governador João Azevedo concedeu à direção partidária, pouco tempo depois de o senador Veneziano Vital ser formalmente entronizado na presidência estadual.

Filho…

Essa reunião ocorreu no começo de maio último.

À época, o deputado Raniery Paulino declarou que “tratamos dos mais diversos temas, mas a pauta foi voltada para a saúde pública”.

… E pai

Roberto Paulino (seu pai) antecipou, após a citada audiência, que não disputaria as eleições de 2022.

“Vou dar um tempo”, proclamou o ex-governador.

Movimento…

Inegavelmente, a nomeação feita por João Azevedo visa deixar o MDB mais perto de sua administração, estreitar as conversações para o respaldo à sua reeleição em 2022.

… No tabuleiro

Mas a ´canetada´ contempla particularmente o MDB de Guarabira, controlado pela família Paulino e que propiciou a ´ponte´ para que o governador se aproximasse da legenda nas eleições do ano passado.

Efeito limitado

Agora, imaginar que o MDB vai se contentar com um cargo no secretariado e, eventualmente, abdicar de espaço na chapa majoritária e/ou aceitar com resignação a presença do Progressistas na chapa, seria muita pretensão ou exagerado otimismo, algo que não calha com o ´modo racional´ de atuação de Azevedo.

Noutra perspectiva, seria subestimar o ´DNA´ emedebista.

O que anda fazendo o ´mago´?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube