Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 13/08/2019

João ´bota o dedo´ no suspiro

Baixa no INSS

De acordo com o jornal O Globo, o governo federal deseja o fim do monopólio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cobertura dos chamados benefícios de risco não programados (como auxílio-doença, acidente de trabalho e salário-maternidade).

Já está em elaboração um projeto de lei para abrir esse mercado ao setor privado.

Tilintar

O volume que o INSS gasta com esse tipo de benefício chega a R$ 130 bilhões por ano, o equivalente a 22% da despesa anual do instituto.

Diga aí

O secretário de Saúde do Estado, médico Geraldo Medeiros, foi instado pelo colunista a falar sobre como tem recebido as periódicas menções ao seu nome como uma alternativa do PSB para a sucessão campinense.

Sem fechar…

“Nós ficamos envaidecidos com a lembrança do nosso nome. Isso retrata que a sociedade campinense reconheceu o trabalho árduo à frente do Hospital de Trauma, quando assumimos uma função que ninguém queria. Todos diziam que era uma bomba chiando. Conseguimos transformar uma estrutura hospitalar que era abominada numa referência no Estado. Acho que isso contribuiu para que o nosso nome esteja sendo lembrado”, discorreu o secretário.

… A porta

Ainda conforme Geraldo, “quando a gente está à frente de uma Secretaria complexa, como essa da Saúde, e como nós assumimos, essa Secretaria me absorve completamente, e não seria agora que nós iriamos pensar em outra alternativa. Seria até deselegante perante o governador, que nos convidou”.

´Laudo´

Dá para sentir que Geraldo Medeiros admite discutir uma eventual candidatura.

Baú da…

Na sua participação, na noite de ontem, na abertura da Semana da Indústria 2019, na sede da FIEP, em Campina Grande, Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, invocou o célebre discurso inaugural do estadista Winston Churchill como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940.

… História

“Não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”, proclamou Churchill.

Contexto

A menção foi para sublinhar um aspecto: aqui no Brasil a palavra “trabalho” é recorrentemente suprimida nas traduções e/ou citações dessa frase.

Novo batismo

A rede de varejo Walmart Brasil​ decidiu mudar sua marca no país para Grupo Big.

10 hipermercados serão adaptados à rede de atacarejo Maxxi, que já tem 43 unidades pelo País.

O detalhe

As lojas no Nordeste passarão a se chamar Big Bompreço (hipermercados).

Tamanho

A rede americana Walmart – o leitor de Aparte há de recordar – há alguns meses vendeu a sua estrutura no País ao grupo de investimentos chamado Advent: são 550 lojas e 50 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal.

Imperdível

Vale a pena o leitor assistir ao programa Ideia Livre de hoje (22h15) na TV Itararé – canal 18.1 ou pela internet: www.tvitarare.com.br

O entrevistado é o advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O poeta

“A morte é uma coisa balsâmica. Ela coloca a finitude em perspectiva. Atenua os efeitos da continuidade”.

Gilberto Gil, em entrevista ao Canal Brasil (de TV).

Expansão

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, planeja para os próximos meses aumentar 10 leitos de UTI (adulta) em sua estrutura.

Ou seja, duplicar a quantidade atualmente existente.

Da boca de…

“…Tenham um pouco de paciência…” (ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a retomada do crescimento no País).

Demorado

Conforme informações chegadas à Coluna, durou seis horas e meia o recente depoimento prestado pelo ex-secretário de Administração da PMCG, Paulo Roberto Diniz, à Polícia Federal, acerca da ´Operação Famintos´, que apura irregularidades na compra de merenda escolar em várias cidades do Estado.

Não sabia

Paulo teria dito no depoimento que desconhecia o fato de os empresários Frederico Brito Lira, Luiz Carlos de Brito Lira e Flávio Souza Maia serem administradores de empresas consideradas ´fantasmas´.

Emissário

O motorista do ex-secretário, José Lucildo da Silva, declarou ao ser ouvido, conforme o site do JP, que levava documentos para o marchante Rosildo de Lima da Silva assinar, na cidade de Massaranduba, a mando de Hélder Giuseppe, ex-presidente da comissão de licitação da PMCG.

Reconhecimento

Ele também teria declarado que conhece os empresários Frederico de Brito Lira e Flávio Souza Maia.

O motorista disse ainda que desconhecia o conteúdo dos documentos que transportava.

O detalhe

Rosildo é considerado um ´laranja´ nesse caso.

Defesa

Em recente declarações à imprensa, o advogado do ex-secretário, Félix Araújo Filho, disse que o seu cliente “está completamente tranquilo, ciente de sua atuação dentro da legalidade, e que sempre agiu com uma conduta ilibada ao longo dos anos“.

Breque

Diante dos ´murmúrios´ nos bastidores no sentido de que Edvaldo Rosas abdicasse da presidência do PSB/PB – por ter assumido a chefia do Gabinete Civil do governador -, o próprio João Azevedo, ontem, de viva voz, tratou de estacar a sugestão advinda das deputadas Estela Bezerra e Cida Ramos.

Ele fica

“O PSB, hoje, tem outra história. E isso diante da participação de Edvaldo nesses anos, no partido. Logo, eu não vejo, absolutamente, nenhuma necessidade dessa saída. Não é incompatível com o cargo de secretário”, afirmou o governador.

Ele frisou ainda que “estou colocando isso publicamente, por já ter conversado internamente”.

Ricardo Coutinho gostou da ideia de tirar Rosas da presidência do PSB/PB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube