Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 14/05/2022

Paciência no ´cheque especial´

Ciranda-cirandinha

A vereadora campinense Dona Fátima (Podemos) anunciou ontem que vai se licenciar do mandato por 121 dias, abrindo espaço para o segundo suplente, o advogado Moises Morais, uma vez que o primeiro suplente, ex-vereador Galego do Leite, foi convidado para assumir por conta da licença do titular Anderson Almeida (MDB).

E, ao que tudo indica, não vai parar por ai. Galego do Leite cogita pedir licença.

´Cidade eterna´

Bispos, arcebispos e administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2 – PB, AL, PE e RN) estão na Itália para a Visita ´ad Limina Apostolorum´, que é obrigatória e feita a cada cinco anos.

Escolha pessoal

Daniel Pereira, que era assessor especial do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, é o novo secretário-executivo da Pasta.

Resgate

Esta semana (3ª feira), em prestigiada solenidade, o advogado Harrison Targino foi solenemente formalizado na presidência da OAB na Paraíba.

A seguir, trechos de seu pronunciamento.

Hesitação

“Quem me conhece, sabe que eu resisti a esta posse, porque dizia que todos já haviam se acostumado conosco na gestão.

Agrupamento

“Aqui estou para reiterar compromissos e reafirmar a nossa missão. Aqui não fala um presidente de Ordem; fala um colega conselheiro estadual desta plêiade de guerreiros e guerreiras que representam as mais diferentes regiões; as mais distintas áreas de atuação; as mais diferentes visões de mundo, que se agregaram em um movimento em favor da democracia.

Bandeiras

“Não falo, pois, em meu nome, mas em nome de um movimento, que se outrora não foi unanimidade, como é próprio na democracia, mercê da confiança dos advogados e advogadas, estamos nós a buscar a representar a todos, indistintamente, com a missão de lutar pela valorização da advocacia, pela defesa das prerrogativas e também pelos valores sociais que justificam o prestígio desta instituição.

Postulados

“Mas, por estarmos eleitos, não devemos esquecer dos compromissos de outrora, porque aqui não chegamos pelo prestígio individual de um ou de outro, mas graças à unidade de um coletivo.

Sequência

“Chegamos com a pretensão de dar continuidade a um modelo de gestão implantado na gestão do presidente Paulo Maia (antecessor), nosso líder; modelo que se mostrou exitoso por garantir a horizontalização das relações na OAB e, sobretudo, a integração de toda a advocacia da Paraíba em torno dos mesmos propósitos.

Um passo à frente

“Este modelo foi posto à prova num momento de democracia, e nós todos nos comprometemos a manter os mesmos prumos, aprofundando e ampliando as perspectivas, reconhecendo o muito que foi feito, mas nos impondo o dever de ir mais além.

Conquista

“(queremos) uma OAB em que a mulher advogada efetivamente tenha vez, voz e comando; em que ela sinta-se não abertas as portas para si, mas exercendo o papel que lhe é devido e garantido, mercê de seus próprios méritos.

Nada incomum

“Não nos é estranho partilhar perspectivas, sonhos e poder com as mulheres advogadas.

Interiorizar

“Não nos espanta o dever de buscar garantir que a OAB não seja uma OAB encastelada na Capital, voltada tão somente aos interesses da região de sua sede.

Ligação umbilical

“A OAB não pode, não deve e não fará esquecer de suas atribuições institucionais e sociais, porque esta instituição quase centenária caracterizou-se na luta e no itinerário do povo brasileiro como uma instituição absolutamente comprometida com a democracia. Na democracia – e só nela – pode vicejar a advocacia liberta.

Onde floresce

“Nas ditaduras não existem direitos, existe força. O primado do direito só se garante no efetivo estado democrático de direito.

Vinculação

“Nestes tempos em que parece haver questionamento ao processo democrático, a OAB proclama em alto e bom som o seu comprometimento, a sua natural simbiose com a própria democracia, porque sabe bem que nos momentos tenebrosos de ditaduras a cidadania não se efetiva.

Respeito

“Nós vamos estar vigilantes, o tempo todo, para que as instituições sejam respeitadas. Possam ser questionadas – quais não podem? -, mas que sejam respeitadas as suas decisões; respeitadas as suas posições.

Evolução

“Temos a firme certeza de que as urnas eletrônicas representaram e representam sensível avanço no processo de apuração e de realização da democracia.

Retrovisor

“Devo testemunhar a quantidade de equívocos, de erros, maldosos ou não, ocorrentes nas apuração (eleitorais) manuais.

Indeclinável

“Esta pauta foi a que nos trouxe até aqui: luta pela advocacia e compromisso com a sociedade. Esta pauta é reafirmada neste instante.

Colegiado

“Não poderia escolher diretoria melhor, que foi composta pelas circunstâncias do destino. Até aqui esta diretoria divergência alguma teve. Temos olhares diferentes, somos distintos, e que bom que assim sejamos. Dizia Dom Hélder Câmara (ex-arcebispo de Olinda e Recife) que a nossa diferença nos enriquece.

Imponderável

“De repente, o destino quis que eu estivesse na presidência. Quem conhece a história e os meandros sabe que eu não lutei para isso. Eu nem acreditava nesta perspectiva.

Prece

“Agradeço a Deus a graça da oportunidade de estar com vocês nesta odisseia e nesta empreitada.

Berço

“Agradeço particularmente à minha família. Meu pai, que aqui já não está, certamente se orgulharia do filho. Minha mãe, cujo Alzheimer não permite entender o momento, certamente aqui estaria, alegre e feliz com a realização de minha alma e de meu momento. A eles, o registro.

Mulher

“(agradeço) Aos irmãos, à toda família, e também, particularmente, à minha esposa (Magnólia). Sabe ela, que sem ela eu nada seria. Não há vitória sem você (…) E aos três filhos, três pérolas que Deus nos deu, o agradecimento pela construção coletiva.

Sucessores

“São eles (filhos) que me corrigem, e me corrigem muito, já se dão a esse direito porque observam que o pai já cansado pelo tempo, às vezes não vê, não tem a sensibilidade ou a paciência. São eles que me ajudam a buscar ser melhor enquanto projeto de vida (…) O desejo que aprendam os meus acertos e esqueçam os erros, para que possam ser muito melhores do que eu consegui ser até agora na vida.

Afinidade

“Presidente Beto (do Conselho Federal da OAB) é uma imensa alegria ser comandado por uma pessoa de sua magnitude, com a sua perspectiva de vida. É uma felicidade particular ser presidente de uma seccional quando o presidente nacional é Vossa Excelência, porque Beto pensa absolutamente em sintonia como eu penso deva agir um presidente nacional”.

Liturgia
A referida solenidade na OAB/PB ocorreu sob o comando do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

Confira alguns trechos de seu pronunciamento.

Representação

“O que dizer depois deste talento que é Harrison Targino? Discurso percuciente, inteligente, consciente. Devo bradar para toda a advocacia brasileira: Harrison Targino me representa!

Dedicação integral

“Harrison é um cidadão exemplar, dono de um currículo respeitado no círculo jurídico. Sua trajetória é inspiração para todos nós (…) Dedicou a sua vida a aprender, a praticar e a ensinar direito. Os advogados e advogadas da Paraíba não poderiam estar em melhores mãos.

Sem recuo

“Nós levaremos em frente o compromisso com a luta da advocacia, porque a nossa gestão vai levar em frente este sonho.

Ramificação

“São as nossas subseções que enraízam a nossa instituição em cada canto deste país.

Utopia

“Sou um realista esperançoso, que vive no galope dos sonhos. Eu tenho um sonho: impor na ordem do dia a importância e a relevância da advocacia para a sociedade.

Despesas

“Atuaremos também contra os aumentos injustificáveis das custas judiciais. Esta é uma realidade bastante conhecida pela advocacia paraibana, que é submetida a aumentos irrazoáveis nos valores de tais custas.

Pacificação

“Livres sim das paixões ideológicas, tomaremos partido apenas da advocacia e da Constituição (…) Venceremos e conseguiremos pacificar o Brasil”.

Sábado é dia de poesia

“Me mirando/ No fundo dos teus olhos/ Vou trilhando/ O caminho que Deus me deu/ No balanço/ De uma rede no quintal/ Com o vento/ No rosto, nas palhas do coqueiral…” (Cátia de França, cantora e compositora paraibana, de quem o presidente nacional da OAB se declarou fã).

Serviço

Escute a música aqui.

Por tabela

“É necessário que quem seja candidato esteja devidamente convencido de todas as condições para poder participar do processo”.

Apesar de impessoal, a declaração acima, do governador João Azevedo (PSB), denota que o seu nível de tolerância com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) caminha para a exaustão.

O PCdoB topa indicar o vice de João Azevedo?...
Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube