Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 10/12/2018

“Isso vai dar onde? No caos!”

Ideia fixa

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou no final de semana que vai propor ao Congresso Nacional uma mudança no sistema de votação brasileiro, já no primeiro semestre de 2019.

 “Não estou aqui fazendo uma afirmativa. A desconfiança da possibilidade de fraude é uma coisa na cabeça de muita gente aqui no Brasil. Não é porque nós ganhamos agora que devemos confiar nesse processo de votação. Queremos é aperfeiçoar. Na verdade, nós temos sempre que nos aperfeiçoar porque eles (oposição) não dormem no ponto. Eles não perdem por esperar para mudar o destino do nosso Brasil”, justificou.

Anverso

Bolsonaro acrescentou uma frase emblemática: “Ou mudamos agora o Brasil, ou o PT volta, com muito mais força do que tinha no final do governo Dilma Rousseff”.

Escolha

Em sua homilia na missa que encerrou a procissão de Nossa Senhora da Conceição, sábado último, o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio, afirmou que “o cristão é chamado a escolher sempre a via da santidade em cada uma de suas opções de vida, tal como fez Maria”.

Comenda

A Assembleia Legislativa vai entregar, às 15h de hoje, o título de cidadania paraibana ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro André Carlo Torres Pontes, uma propositura do deputado Renato Gadelha (PSC).

No MPPB

Já o Ministério Público da Paraíba, realiza hoje uma sessão solene do Colégio de Procuradores que vai homenagear 17 personalidades com a Medalha Ministro José Américo de Almeida.

Programação

O evento faz parte da I Semana do Ministério Público, promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba.

O detalhe

Entre os homenageados estão o governador Ricardo Coutinho, o ex-deputado Rômulo Gouveia (já falecido) e o empresário Dalton Gadelha, chanceler da Unifacisa.

Quem chega

Será apresentado à imprensa amanhã o ´robô´ criado no Tribunal de Contas do Estado para facilitar a navegação nas informações existentes em seu imenso banco de dados.

O equipamento já foi até ´batizado´: “Turmalina”.

Conterrâneos

Na noite da última quinta-feira, a Câmara campinense promoveu a solene entrega do título de cidadania campinense aos procuradores de justiça Álvaro Gadelha e Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, esse último atual procurador geral de justiça.

Por antecipação

“O procurador Álvaro amou Campina Grande antes de ser amado por ela”, verbalizou o vereador Olímpio Oliveira (MDB), acerca da vinculação que Álvaro Gadelha tem com a cidade, onde atuou como membro do Ministério Público e professor universitário.

Vínculo

O vereador Alcindor Villarim (PMN) também tratou da passagem marcante do procurador Seráphico por Campina Grande, como membro do MP e docente.

Mais um

O terceiro homenageado da noite foi André Agra, ex-secretário de Obras e de Planejamento da PMCG, atualmente exercendo as funções de auditor concursado do TCE/PB.

Chamamento

Autor da propositura, o vereador João Dantas (PTN) fez um apelo público para que ele volte a atuar no governo municipal.

Hospitaleira

O procurador geral de justiça registrou na ocasião que Campina “é uma cidade acolhedora”, que cultiva “o ideal de servir”.

Facilidade

Álvaro Gadelha realçou a vocação “empreendedora e visionária” da cidade e confessou aos presentes que “amar Campina é fácil. Estou muito feliz”.

Aguarde

No seu discurso, André Agra foi logo respondendo a João Dantas: “Eu não posso voltar agora para Campina, mas voltarei um dia”.

Crenças

Ele abordou um pouco sobre a sua experiência como gestor público: “É preciso trabalhar a gestão pública com a mensuração da eficiência. É preciso o poder público se redesenhar”.

“Eu só acredito em mudança com eficiência, trabalho e paixão”, emendou.

Segunda filosófica

“A esperança é o sonho do homem acordado”.

Escritor grego Aristóteles, citado pelo professor e acadêmico Aílton Elisiário (UEPB), em recente solenidade da Academia de Letras de Campina Grande.

Da boca de…

“… Participarei de qualquer reunião, quando convocado, com o presidente da República…” (governador eleito João Azevedo, do PSB/PB).

Livre…

Durante a solenidade de inauguração da reforma na escola estadual Solon de Lucena, em Campina Grande, na última semana, Ricardo Coutinho comentou sobre a sanção, marcada para hoje, em João Pessoa, da lei da ´Escola Sem Censura´.

… Pensar

“As escolas precisam discutir ideias e pensamentos. Eu quero é democracia. Eu quero que os filhos do povo tenham acesso ao conhecimento, e para isto é fundamental ter educação com diálogos de ideias variadas. Cada um dos estudantes tem o direito de ter sua opinião. O fundamental é não tirar o acesso ao conhecimento”, discorreu o governador.

Problemas…

Em entrevista ao PARAIBAONLINE, Ricardo comentou sobre a fase de formação de equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), admitindo que se trata da ´crônica de um problema anunciado´.

… À vista

“Sinceramente, sim. Eu acho que tem muito amador no meio disso, e muita gente que anda falando simplesmente aos coisas que dizem respeito apenas os seus interesses particulares, não aos interesses de uma nação. Governar o Brasil não é coisa de amador”, comentou RC.

Desmontar o palanque

Para o governador, “o palanque tem que ser desmontado, porque daqui a poucos dias começa a realidade nua e crua, que é governar um país com um profundo fosso social, que se alastrou após o golpe que destituiu uma presidente para colocar outro”.

– Não creio que tudo isso possa trazer resultados bons e concretos para os interesses da maioria da população (…) Eu não estou dizendo com isso que torço contra, apenas não acredito nessa receita, que é contra o povo e a favor das elites (…) Isso vai dar onde? No caos! (…) Cabe ao presidente eleito buscar aprender as coisas, para que possa comandar, porque na política não existe falta de comando, alguém comanda. E quando não é quem governa, ai as coisas se tornam muito difíceis, porque vai ter alguma força, que não é sobrenatural, atuando e tirando os proveitos de um País já tão espoliado como é o Brasil –  concluiu o socialista.

Abalo no setor atacadista da Paraíba...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube