Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 24/04/2019

Haja suplentes!

A luz do sol

Um dia após ser anunciada uma mudança na assessoria jurídica da ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Maria da Silva Farias – desligamento da causa do advogado Solon Benevides (por motivo de “foro íntimo”) -, ela obteve o seu alvará de soltura.

Se, eventualmente, existe conexão entre os fatos, o futuro dirá com precisão.

Por enquanto, pipocam especulações dando conta de (eufemisticamente) que a ex-secretária ajudou na apuração dos fatos.

Entrelinhas

A decisão da juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, em substituição na 5ª Vara Criminal de João Pessoa, divulgada na tarde de ontem e convertendo a prisão preventiva em medidas cautelares propicia tênues indicativos para a elucidação da exponencial dúvida.

Anuência

A magistrada enfatiza em seu despacho que o Ministério Público, através do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), “emitiu parecer pela substituição da prisão preventiva por outras medidas cautelares, alegando desnecessidade da permanência da constrição da acusada”.

Etapa vencida

“Não mais subsistem os motivos autorizadores da medida extrema, notadamente porque as investigações imprescindíveis já foram encerradas”, assinala a juíza.

Resiliência

“A acusada não oferece nenhum tipo de resistência a eventuais novas acusações em seu desfavor”, menciona a juíza.

Emblemático

Outro trecho da decisão é demarcador: “Ela (Livânia) reconheceu perante o órgão acusatório as imputações apuradas nesse processo”.

Sob…

Para fundamentar a decisão de impor limites à liberdade da investigada, a juíza observa que “as circunstâncias indicam a gravidade dos fatos, que envolvem o próprio Governo da Paraíba, em sentido amplo”.

… Monitoramento

À sua ótica, é “necessária a imposição de outras medidas cautelares que impeçam ou dificultem comportamentos que ponham em risco a ordem social”.

Unilateral

Ainda sob os ecos da decisão judicial, o outro advogado de Livânia, Sheyner Asfora, divulgou um ´comunicado à imprensa´ na noite de ontem informando que “não mais patrocino a defesa da senhora Livânia”.

Silêncio

“Declaro que não irei me pronunciar sobre processo-crime objeto do presente comunicado de renúncia”, acrescentou.

Espera

Em declarações dadas ontem na Assembleia Legislativa, a deputada Estela Bezerra (PSB) comentou as investigações em torno de sua ex-colega de secretariado estadual: “Estou aguardando os fatos. A (ex) secretária tem o direito ao contraditório, e não tenho dúvida que a gestão de Ricardo Coutinho foi transformadora em todo o Estado, principalmente na área da Saúde”.

Dois pesos…

A socialista lembrou que “nos governos anteriores nós tínhamos os (funcionários) codificados e, até hoje, carregamos essa mazela das relações trabalhistas, que vieram de governos anteriores. O Tribunal de Contas e o Ministério Público não atuavam como deveriam. Hoje atuam, mas não cobram o passivo dos gestores”.

Colóquio

Estela e a deputada Cida Ramos (PSB) conversaram reservada e prolongadamente, ontem, numa sala anexa ao plenário da ALPB, enquanto se desenvolvia a sessão ordinária.

Uma ´floresta´

O processo do ex-presidente Lula no Superior Tribunal de Justiça já passou das 330 mil páginas.

Ontem, só reforçando, a sua pena foi atenuada no julgamento de um recurso.

Retrovisor

Na edição do último dia 11, APARTE revelou que o prefeito Romero Rodrigues (CG) estava a poucos passos do PSD, por força dos problemas internos no PSL (sua opção inicial para troca de partido) e pelo cerco constante do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e do ex-senador Raimundo Lira.

Bateu as asas

Romero comunicou ontem o seu desligamento (depois de três décadas) do PSDB, através de uma carta divulgada no final da tarde.

Leia alguns trechos.

´Batismo´

“Ao longo da maior parte da minha vida, fui filiado ao PSDB. O fato de que a legenda foi a primeira, em minhas três décadas de carreira pública, pela qual militei, disputei mandatos e alcancei vitórias expressivas naturalmente significa muito para mim e minha história.

Ambientado

“Na maior parte do tempo, senti-me em casa e um inequívoco sentimento de irmandade me estimulou a permanecer na sigla, ainda que eu tenha também vivenciado muitos embates internos e conflitos de ideias.

Ex-senador

“(Com) Cássio Cunha Lima sempre mantive e certamente manterei uma relação respeitosa, transparente e sincera.

Crepúsculo

“Mas meu ciclo no PSDB chega ao fim, de forma serena, ponderada e consciente, mas não sem a tristeza que marca todas as despedidas sinceras.

Mudou o rumo

“Felizmente, assim como um dia entrei pela porta da frente do partido, deixo com a mesma postura o ninho tucano, com a sensação de que, mesmo tendo a legenda em nível nacional se afastado dos postulados que nortearam seu nascimento, mantenho a fidelidade ao meu espírito público na perspectiva perene de servir, colaborar e me fazer instrumento da Política sadia, exercida com ética e comprometida com o bem estar coletivo.

Motivação

“Esse mesmo espírito é o que me motiva, agora, a ingressar no Partido Social Democrático, o PSD. Legenda que já integra minha base parlamentar na Câmara Municipal de Campina Grande.

Vinculação

“Destaco que meu ingresso no PSD ocorre numa expectativa segura de que, mesmo mudando de legenda, a conexão sentimental e política com o grupo do qual historicamente fiz parte se mantém, indelével, firme, sem máculas. Muito pelo contrário.

Convergência

“No que depender de meu esforço pessoal, abre-se apenas mais uma trincheira em favor dos projetos e sonhos marcaram nossas trajetórias. Haveremos, sob o mesmo arco de alianças, de nos manter unidos, fortes e seguros de nossos objetivos.

À vontade

“Sinto-me em casa. E esta sensação é determinante, não só para os primeiros passos de uma longa caminhada que agora se inicia, mas também para manter acesa em meu coração a energia e disposição de acordar todo dia com a sensação de dever cumprido e a convicção de que ainda há muito a avançar em favor do povo de Campina Grande e da Paraíba”.

Da boca de…

“… O PSD está de braços abertos para receber a maior autoridade política de Campina Grande, que é o prefeito e que é muito bem avaliado. Só vai aumentar a qualidade dos filiados do PSD…” (vereadora-presidente Ivonete Ludgério).

Rumo a…

Na sessão de ontem da ALPB, o deputado Moacir Rodrigues (PSL) confirmou que estão avançando as conversações para que em junho próximo ele assuma a presidência da ANA (Agência Nacional das Águas), quando vencerá o mandato do atual ocupante do cargo, César Pinheiro.

… Brasília

Conforme Moacir, essa articulação tem passado pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), por Romero Rodrigues e pelo vereador pessoense João Almeida, que é o seu suplente da vez na ALPB.

Desejo interior

“Eu sempre demonstrei o desejo de ocupar um cargo nacional, no caso na ANA. O meu projeto é a segurança hídrica do Nordeste”, comentou o deputado.

Vaga aberta

A ALPB virou a ´meca´ dos suplentes. O deputado João Gonçalves (Podemos) anunciou ontem que aceitou o convite – ou teria sido uma ´intimação´ do governador? – e vai assumir hoje (10h, em solenidade no Centro Turístico de Tambaú) a Secretaria de Articulação Política.

Apêndice

É uma Pasta meio ´mambembe´ do governo estadual, que sequer tem orçamento próprio que mereça essa denominação.

Retorno

No lugar de João volta à ALPB o ex-deputado Lindolfo Pires (Podemos), ao que tudo indica uma promessa assumida desde o período pós-eleitoral pela cúpula governista no Estado.

Estrela

Ainda ontem, foi também avisada a volta ao plenário do ex-deputado Anísio Maia (PT), substituindo a Genival Matias (Avante), que tirou 121 dias de licença.

Trata-se de uma pressão petista sobre o ´Palácio da Redenção´.

Outro ´vagão´

E ainda ontem o líder governista, Ricardo Barbosa (PSB), informou que em maio próximo poderá ocorrer outra ´dança de cadeiras´, com o ´ressurgimento´ de outro ex-deputado: Trocolli Júnior (Podemos).

Na Paraíba tem ´calvário´ até na Páscoa...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube