Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 14/09/2020

Guerra declarada

´Alado´

O Partido Verde, comandado na Paraíba pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ainda não se posicionou acerca da sucessão em Campina Grande.

A ser decifrado

O PDT decidiu ontem apoiar, em João Pessoa, a prefeitável Edilma Freire, do Partido Verde.

Institucional

O Podemos hipotecou, no sábado, o apoio à candidatura de Raoni Mendes, do Democratas, à Prefeitura de João Pessoa, em reciprocidade ao apoio à prefeitável Ana Cláudia, em Campina Grande.

Desgarrados

Mas os deputados estaduais da legenda estão – há muitos dias – incorporados à campanha do ex-senador Cícero Lucena Filho (Progressistas): Branco Mendes, Edmilson Soares, João Gonçalves, Trócolli Júnior e Lindolfo Pires.

Decisão

O Solidariedade anunciou ontem o apoio à prefeitável Ana Cláudia.

“Tomamos a decisão alinhados com a direção estadual do partido (vice-prefeito de JP, Manoel Júnior), que externou a simpatia por essa aliança”, ressaltou o presidente do SDD na cidade, professor Odenilson Medeiros.

O detalhe

O único vereador do SDD na atual Câmara campinense, Saulo Noronha, integra a bancada governista na Câmara Municipal.

´Batismo´

Com um discurso ´apimentado´ de Ana Claudia, o Podemos de Campina fez ontem a sua convenção.

A seguir, um resumo do que foi dito pelos oradores.

Crença

Deputado Wilson Filho (PTB): “O PTB acredita, confia e torce para que Campina Grande conheça, cada vez mais (Ana), a sua capacidade, a sua força capacidade de trabalho, o seu leque imenso de ideias e de propostas.

Na partida

“O PTB percebeu isso lá atrás, em novembro do ano passado. Foi o primeiro partido a abraçar a pré-candidatura de Ana Claudia. Estamos aqui hoje construindo e concluindo esse momento histórico.

Autonomia

“Ana tem luz própria e história própria. E é isso que está conquistando Campina.

Quer a vice?

“O PTB já está muito feliz, porque a participação do partido na chapa é com a própria Ana Claudia na cabeça.

Inimaginável

“Eu tenho certeza, Ana, que você vai fazer um trabalho extraordinário (…) Não dá para imaginar Campina Grande nas mãos de quem não tem condições de administrá-la”.

Diagnóstico

Secretário de Saúde Geraldo Medeiros (que representou o Cidadania): “O que observamos é que a saúde em Campina está em ruinas.

Campina

“Uma cidade que teve grande aporte financeiro e não fez o que deveria ter sido feito pela saúde.

Interrogação

“Se não fosse o Hospital de Trauma, o que seria da população de Campina?

“Trampolim”

“Temos um caos institucionalizado no ISEA (…) Temos um hospital municipal infantil que é um trampolim para o ´Trauma´ de Campina. Essa é a realidade das saúde do município.

Inaptidão

“O descaso é tão grande que nomearam profissionais não da saúde para gerir a Secretaria; pessoas sem o mínimo de experiência e envolvimento em saúde.

Cuidado

“O momento de eleição é potencialmente capaz de proporcionar a propagação desse vírus. Recomendamos manter o distanciamento social. É fundamental num momento como esse”.

Gerações

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP) acentuou que “vamos escolher aqueles que vão cuidar do futuro dos nossos filhos nos próximos anos”.

Olhar diferenciado

“E quando falamos em cuidados, nada melhor do que uma mulher, uma grande mulher: Ana Claudia Vital, a nossa candidata a prefeita. Uma mulher de fibra, dedicada, que conhece os problemas de sua cidade”, avançou, acrescentando que Ana “tem a força da mulher, o olhar humano dentro da política”.

Falha…

Igualmente por intermédio de um vídeo, o senador (e ex-presidenciável) Álvaro Dias (Podemos-PR) discorreu que “às vezes nos questionamos: por que as nossas cidades são mal administradas?”

… Nossa

Ele prosseguiu: “A resposta é simples: somos vítimas dos erros que cometemos. Por isso, não podemos errar”.

Desejo

Dias externou a sua “esperança de que Ana Claudia será uma grande administradora de Campina. Que Deus ilumine os seus passos na direção da vitória”.

Na tela

O governador João Azevedo também teve a sua mensagem exibida por intermédio de um vídeo.

Casal

“Ana Cláudia é uma amiga e companheira de grandes lutas. O estimado senador Veneziano é um incansável defensor das causas de nossa Rainha da Borborema. É um grande benfeitor que esta cidade tão querida já teve e tem.

Confiante

“(temos) Uma grande aliança pelo bem de Campina, na certeza de que venceremos o atraso e teremos dias melhores pela frente.

Obras

“O governo do estado tem realizado e garantido ações estruturantes para Campina (…) Não nos limitamos a discursos bonitos. Preferimos ações efetivas que atendam as demandas do povo, que é o nosso patrão.

Apelo

“Pedimos a confiança de todos e de todas na candidatura de Ana Claudia, essa mulher corajosa, respeitada e humana, que reúne todas as qualidades de uma excelente gestora”.

Expansão

Vereador Galego do Leite, presidente do Podemos/PB: “Tenho a alegria de ter organizado o partido em mais de 60 municípios da Paraíba.

Gratidão

“Veneziano é alguém que me escuta, me espelha e me inspira. Se aqui estou como candidato à reeleição e como presidente do Podemos, devo muito a Deus, à família, aos colaboradores e a Veneziano.

´Desatolar´

“Ana tem uma equipe eficiente e qualificada para apresentar um plano de governo para realmente fazer com que Campina se desenvolva e sai da mesmice, do mais ou menos”.

Recuo

Senador Veneziano Vital: “(é uma) Mediocridade administrativa que estamos a vivenciar (…) Nós demos passos para trás, retrocedemos.

Estancar

“Campina não pode continuar a ter uma gestão voltada para o nepotismo.

Atributos

“Ana tem coragem e a sensibilidade de saber que políticas públicas e sociais precisam voltar a estar na pauta do dia, como prioridade.

Livre arbítrio

“Ana não é a esposa de Veneziano nesse instante. Ana é a mulher; Ana é a cidadã, que como qualquer um outro cidadão ou cidadã tem o direito de exercer a sua vocação e o direito de participar da política. Não seria eu a impedir.

Confiança

“Tu carregarás uma grande confiança sobre os vossos ombros. Responsabilidade tremenda, mas que a tua competência, o teu arrojo, a tua capacidade de perseverar, de determinar-se; a sua sensibilidade de mulher, haverá com muita garra de saber levar isso adiante. Eu confio plenamente em você!

Campanha

“Vai ser um pouco sem graças, mas vai ser feito assim. Eu não vou me negar a estar nas ruas de Campina. Vai ser diferente, vai. Mas nós vamos fazer.

Transgressão

“Nós não estamos transmitindo nas redes ou em quaisquer outras plataformas (a convenção). Ontem (sábado) vocês observaram exatamente o contrário (convenção PSD/PP). Nós estamos atendendo rigorosamente a legislação eleitoral. Esperamos o que vai acontecer com relação aos que assim não procederam.

Pronome

“Quero saudar o meu Podemos, porque eu sempre fui muito bem tratado pela presidente Renata Abreu.

Sem extremismo

“(o Podemos) é o partido do centro, do equilíbrio, das discussões mais amadurecidas. Nós não somos dos extremos, nem de lá nem de cá.

Rechaçado

“Quando nos preteriram (movimento Pro-Campina) em determinado momento, sob justificativas absolutamente não plausíveis, hoje é absolutamente o inverso.

Incoerentes

“É a incoerência naquilo que é o pragmatismo de direita e de esquerda. O interesse quando prepondera termina sendo, por esses extremos, sendo levado em consideração.

Participação

“Sou um colaborador, não mais do que isso. A articulação se deveu ao (vereador) Bruno Faustino (PTB), a Ana, ao (vereador) Galego do Leite e demais outros.

Questão de…

“O que vamos discutir são os modelos. Se Campina quiser continuar com o modelo da ´Famintos´, tem a opção, que não é Ana Cláudia.

… Escolha

“Se Campina quiser continuar com o modelo das obras inacabadas, tem a opção, que não é Ana Claudia. Se Campina quiser continuar com o modelo do nepotismo, tem lá a opção.

Futuro

“Passamos oito anos sem inovação e sem futuro. Que futuro é esse? Dos desvios, dos escândalos, da inação, da omissão? Não! Nós representamos um futuro diferente!

Não à aparência

“O time aqui está. Está preparado. Temos uma técnica competente. Para Ana, a mulher de Campina não vai ser aquela que vai correr atrás de candidato, porque o candidato é bonitinho. Não é dessa forma que se valoriza.

Pioneira

“Vai ser a primeira oportunidade que a mulher campinense terá de ter uma mulher eleita diretamente. Não vamos perder. Vamos com Ana à vitória!”

Instante vivido

Ana Claudia: “Vou tentar transmitir através de palavras tudo aquilo que tenho sentido nesse instante. Não foram poucas as vezes que os meus olhos lacrimejaram, e eu me contive na emoção. É um filme que passa pela nossa cabeça.

Sensações

“Olho para cada um de vocês e percebo uma história de vida que vocês têm conosco. Mas percebo, acima de tudo, a esperança por dias melhores. Percebo que vocês acreditam que dias melhores virão para nossa Campina grande.

Gesto

“(Geraldo Medeiros, ex-prefeitável) deu uma demonstração de compromisso com o povo de seu estado; de compromisso com a sua função, com aquilo que o senhor escolheu fazer na sua vida: salvar vidas. O senhor disse que esse não era o seu momento

Em boas mãos

“Somos gratos a Deus por tê-lo conduzindo a secretaria da melhor e mais segura forma que o governo poderia fazer.

Sem radicalismos

“Nós (Podemos) não queremos a bandeira da direita nem a da esquerda. Isso traz estratificação (…) Não é isso (segregação) que as pessoas querem. As pessoas querem trabalho, seriedade, compromisso e ação.

´V´

“Quero fazer um agradecimento especial a você, Veneziano, que tem sido o nosso condutor e tem se dedicado, há muito tempo, à causa da política.

Exemplar

“Você fez da sua vida uma vocação para servir ao próximo. A sua história muito nos honra e que deve servir de exemplo para as pessoas. O homem é a medida de todas coisas (…) Temos uma história. São mais de 27 anos juntos.

Sem disputar

“Você (Veneziano) não poderia deixar as pessoas órfãs, porque você está lá (no Senado) defendendo os direitos das minorias. As pessoas precisam ser vistas nas suas individualidades.

Por vir

“Vamos apresentar, no momento oportuno, um plano de governo que pensa uma Campina Grande melhor para todos nós.

Parentada

“Há um nepotismo desenfreado na cidade de Campina Grande.

Operação…

“Temos pessoas do prefeito de Campina envolvidas no maior de escândalo de corrupção que a história política da cidade já registrou. Foram mais de R$ 2 milhões desviados dos cofres públicos por servidores da gestão, por secretários, por um vereador que tenta a reeleição.

… Famintos

“Os alimentos que foram tirados das bocas de nossas crianças, por aqueles que estão lá, escolhidos por Romero Rodrigues e por Enivaldo Ribeiro, foram escolhidos para roubar e para desviar, para tramar como esse dinheiro seria roubado.

Propagação

“Aguardem, nós teremos ainda muitas novidades. E não se choquem, porque essa prática ela se implantou também em outras secretarias. O tempo dirá e a justiça irá comprovar o que eu estou dizendo.

Restrito

“Um projeto para todos é algo que não perpassa pela atual gestão, que quer se suceder em Campina. É um projeto de grupo; é um projeto de família; um projeto de famintos, lamentavelmente.

Medidas

“(vamos) Otimizar as ferramentas que trazem transparência pública. Não se sabe como o dinheiro de Campina é aplicado.

Construção

“Eu sou fruto de um projeto de várias mãos (…) Vocês terão uma gestora que saberás ouvir todas as vozes.

Caminhada

“Vamos estar nas ruas de uma forma diferente, dizendo que Campina tem jeito e tem solução (…) Acredito numa Campina mais justa e mais digna”.

Esquentando

A coligação liderada por Ana Cláudia anunciou o protocolo de uma representação na Justiça Eleitoral contra a coligação de Bruno, em função da transmissão pelo canal no Youtube do PSD da convenção de sábado último, o que foi interpretado como flagrante desobediência às recomendações estabelecidas para a atípica eleição de 2020.

É o descortinar da batalha jurídica que está por vir.

Ainda há espaço para desistências...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube