Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 07/06/2018

Grandes partidos estão mutilados

Reflexões pertinentes

Vale a pena destacar trechos de um recente artigo do jornalista Fernando Gabeira no jornal O Estado de São Paulo: “Sempre que examino o horizonte próximo das eleições presidenciais, não consigo dissociá-las dos rumos da Lava Jato num aspecto fundamental: a ruína dos maiores partidos brasileiros.

“O PT sofreu o maior impacto, com a prisão de Lula. PSDB e MDB arrastam-se em escaramuças jurídicas, sem perceber que também estão em decadência aos olhos dos eleitores.

 

Defensivo

“Ambos tiveram seus operadores presos pela Lava Jato e soltos por Gilmar Mendes. No futebol costumamos dizer que o juiz quando apita uma falta de ataque inexistente na grande área, apita perigo de gol. Gilmar apita perigo de delação premiada, tentando evitar a derrocada total dos dois grandes partidos.

Adequação

Ainda Gabeira: “Talvez o novo (nas eleições) não apareça com o frescor da pele de um bebê, mas se infiltre no que já existe, produza composições e mudanças imperfeitas que possam representar algum avanço”.

O dono…

A maior empresa distribuidora de energia elétrica do Brasil é… de origem italiana.

Por sinal, a Enel é controlada pelo governo da Itália.

… Mora longe

Essa Enel assumiu o controle acionário na Eletropaulo (por R$ 5,5 bilhões) e passou a contar com aproximadamente 17 milhões de clientes no País.

Além de São Paulo, atua em Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.

Luz amarela

O 1º turno da eleição para o mandato de governador ´tampão´ no estado do Tocantins registrou que 50% dos eleitores não votaram em ninguém.

´Dura na queda´

A deputada federal paraibana Luiza Erundina (Psol) decidiu concorrer a mais um mandato como parlamentar por São Paulo.

Ela está com 83 anos de idade.

Recepção

Na próxima segunda-feira, o deputado estadual Adriano Galdino (PSB) e seus correligionários na região de Campina Grande vão se reunir na cidade com o pré-candidato a governador João Azevedo (PSB).

Da boca de…

“… Não sei quem vai tirar sua candidatura para apoiar o outro. Espero que alguns, como Marina Silva, Álvaro Dias ou Geraldo Alckmin digam, daqui a alguns dias, que estão se suicidando e estamos levando o 2o turno para Bolsonaro e mais algum dos extremistas…” (senador Cristovam Buarque, PPS-DF).

´Mosca azul´

O professor da UEPB e renomado jornalista Gilson Souto Maior está propenso a disputar um mandato nas eleições deste ano.

Preparação

A 1ª dama de Campina Grande, médica Micheline Rodrigues, tem intensificado nas últimas semanas o seu condicionamento físico.

Quem sabe…

Talvez seja para encarar – pela 1ª vez como protagonista – o processo eleitoral que se avizinha.

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou nota, esta semana, sublinhando que “as eleições se aproximam”, e que “é preciso assegurar que sejam realizadas de acordo com os princípios democráticos e éticos, para restabelecer nossa confiança e nossa esperança”.

Pisca

Todas as sinalizações do deputado estadual Renato Gadelha apontam que o PSC vai se coligar com o MDB do senador José Maranhão.

O ´príncipe´

“O País precisa de renovação, mas esta não é apenas juventude e falta de prática político-administrativa. Para dar bom resultado ela precisa de conhecimento, visão, persistência, honestidade e esperança”.

Fernando Henrique Cardoso, no novo artigo disponível aqui no PARAIBAONLINE.

Emissário

Ainda sobre o ´príncipe´ da sociologia. E-mails encontrados pela Polícia Federal em um dos notebooks do empresário Marcelo Odebrecht revelam que o ex-presidente pediu doações ao empresário durante as eleições de 2010.

Destino

O destinatário da ajuda teria sido Antero Paes de Barros, candidato ao Senado por Mato Grosso nas eleições daquele ano.

Sem ´caneta´
Em nota publicada, FHC alega que as doações foram declaradas à Justiça Eleitoral e “não foram a troco de decisões minhas, pois na época eu estava fora dos governos, da República e do Estado”.

Expansão

Será inaugurada nesta sexta-feira em Campina Grande (começo da avenida Assis Chateaubriand, bairro Liberdade) o ´Atacarejo´, o novo empreendimento do empresário ´Deca do Atacadão Rio do Peixe´.

Consumação

Por falar no segmento de supermercados, foi oficializada a venda da rede de lojas do Walmart (antigo Hiperbompreço) no Brasil.

O novo controlador é o Advent International, um grupo americano de investimentos.

Da boca…

“… Seria um bom nome, para igualar o jogo em Campina Grande…” (ex-senador Efraim Morais, do Democratas, sobre a possibilidade de a deputada estadual Daniella Ribeiro, do PP, disputar uma vaga no Senado na coligação puxada pelo PSB).

Murcharam

As quatro principais legendas brasileiras – MDB, PT, PSDB e PP – perderam espaço para partidos surgidos a partir de 2006 e que hoje foram o Centrão – PRB, PSD, Pros e Solidariedade.

Fazendo sombra

Conforme o jornal O Globo, com base em dados do TSE, em 2002, os quatro grandes tinham 49,5% do total de filiados a partidos. Hoje, a participação deles é de 41%.

Na Câmara Federal, MDB, PT, PSDB e PP elegeram 285 deputados em 2002. Hoje, os quatro partidos somam 208 parlamentares.

Um vice sousense/campinense para Zé Maranhão?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube