Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 22/09/2020

Globo ´passa a faca´

Vento a favor

Em sua edição de ontem, o jornal Folha de São Paulo noticiou que em agosto a arrecadação em 12 Estados (RS, RJ, ES, PB, PI, BA, AL, AC, RN, RO, RR e SE) teve expressiva elevação, apesar das atividades parcialmente paradas.

Esse elevação deve-se à intensificação da compra de mercadorias (gerando recolhimento de ICMS), fruto do aumento do dinheiro circulante, oriundo do auxílio emergencial.

Espigas em alta

Ainda sobre essa ´explosão de consumo´ de produtos populares, no domingo o jornal O Globo informou que há uma nova ´bola da vez´, cujo crescimento da procura deverá provocar uma subida no preço da ordem de 15%: flocos de milho, para o fabrico do famoso cuscuz.

Impactante

Ouvido a respeito dessa nova realidade, o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A Cabeça do Eleitor”, afirmou que o impacto de R$ 600,00 na vida das pessoas mais pobres é brutal. A pessoa muda”.

Porta de entrada

Até o início da noite de ontem, seis candidatos a prefeito de João Pessoa já tinham protocolado os pedidos de registro de candidatura junto à justiça eleitoral: Nilvan Ferreira (MDB), João Almeida (Solidariedade), Anísio Maia (PT), Raoni (Democratas), Ruy Carneiro (PSDB), Pablo Honorato (Psol).

Na Serra

Entre os prefeitáveis de Campina Grande, apenas Inácio Falcão (PCdoB) já tinha protocolado o pedido de registro.

Tendência

É provável que haja uma impugnação ao pedido de registro do candidato a prefeito Artur Bolinha Almeida (PSL-CG).

Da boca de…

“… Bolsonaro é um Lula de direita. Nada contra ele pega. Tem proteção de teflon…” (Jonas Donizzette, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos).

Despedida

O executivo Ricardo Charbel, que há alguns meses havia assumido a presidência das empresas Energisa Paraíba (antiga Saelpa) e Energisa Borborema (antiga Celb) anunciou no dia de ontem o seu desligamento, por conta de aposentadoria.

Quem chega

Seu sucessor já está definido: Márcio Zidan, oriundo da Energisa Tocantins.

Vire e mexe

Temas recorrentes nas entrevistas e declarações do prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PV): debandada de ex-auxiliares e de partidos aliados às vésperas das convenções partidárias, devido à escolha da ex-secretária Edilma Freire (Educação) como candidata à prefeitura.

“Incoerentes”

“Na realidade, aqueles que deixaram a nossa gestão para serem candidatos estão fazendo críticas porque tinham o sonho de ser o candidato representando esse modelo de gestão. É de uma incoerência extrema você passar oito anos de gestão e, de repente, querer transformar o que foi feito em algo negativo”, vocalizou o prefeito.

´Pra cima´

Ato contínuo, Luciano foi mais enfático: “Não tememos nenhum adversário e vamos para o segundo turno com a certeza do que fizemos”.

´Nem te ligo´

Ao discorrer sobre a cutucada recente do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), segundo a qual Cartaxo e Edilma eram “insossos”, o prefeito respondeu que “nós não estamos preocupados com a candidatura de A, B ou C. Nós vamos fazer o bom debate”.

Evitar

“Não podemos deixar que haja um retrocesso de administrações de anos”, emendou Cartaxo.

Sem ré

“Quem já governou João Pessoa, já governou. Agora estamos em busca de novos projetos e o povo não vai retroceder”, reforçou o prefeito.

Educação

O reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, da TV Itararé, que começa logo após o Jornal da Cultura (22h) no canal 18.1.

Prego…

Giucélia Figueiredo, presidente do PT/JP, reafirmou ontem a manutenção da candidatura a prefeito de João Pessoa do deputado Anísio Maia.

… Batido

“Nada muda no nosso projeto. A deliberação municipal é de ter candidatura própria e estamos firmes no propósito”, ressaltou.

Rechaço

Giucélia repugnou a cogitação do advogado Antonio Barbosa para ser o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Ricardo Coutinho.

´Infiltrado´

“Esse movimento do senhor Antônio Barbosa para mim, e eu falo de forma muito serena, não é de se estranhar, porque há pouco tempo ele estava nas fileiras do PSB. Digamos que ele é um girassol no ninho petista”, alfinetou.

Disponibilidade

Barbosa não deu eco à dirigente partidária: “O meu nome está posto e aguardo que a (direção) nacional se pronuncie recepcionando a minha disposição e decidindo por meu nome”.

O filiado petista qualificou a reação de Giucélia como “uma declaração infeliz”.

Decantação

“O bom senso e a serenidade haverão de prevalecer para que ela mude de posição”, acrescentou Barbosa.

Usurpador

De sua parte, Anísio Maia usou uma expressão forte: Ricardo Coutinho estaria querendo “roubar” o partido.

Autoria

“Não fomos nós que indicamos um candidato no apagar das luzes para impor sem consultar os partidos”, adendou.

Bola rolando

A TV Brasil (emissora do governo federal) passará a transmitir partidas da Série D do Campeonato Brasileiro.

Restrição

A Rede Globo comunicou às suas afiliadas que os debates com os candidatos a prefeito serão limitados aos quatro mais bem colocados nas pesquisas (Ibope ou Instituto Datafolha).

Sem contemporizar

Caso haja impasse envolvendo os demais concorrentes, a ordem é pura e simplesmente cancelar o debate no 1º turno.

Talvez seja a situação típica de João Pessoa.

Nada de bancada

A emissora também determinou a supressão de todas as entrevistas com os prefeitáveis em seus estúdios.

Atenção aos prazos de desincompatibilização...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube