Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 22/08/2019

Gestos inesperados

À espera do relator

Apesar de o julgamento ter sido concluído no dia 30 de julho último, ainda não foi publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba o ´acórdão´ relativo à ação batizada de ´Empreender Paraíba´, que tramita na referida Corte desde o 2º semestre de 2010.

A publicação, ao que se informa, está na dependência do relator do processo, desembargador José Ricardo Porto.

Rito

Somente com a referida publicação é que as partes envolvidas no caso poderão apresentar os chamados ´embargos de declaração´ – questionando eventuais partes obscuras no julgamento – e/ou remeter possível recursos para o Tribunal Superior Eleitoral.

´Já subiram´

Na ´fila´ do TSE já existem dois recursos acerca de eleições majoritárias na Paraíba: um sobre possíveis atos administrativos na PB-Prev com fins eleitorais, e outro sobre nomeações em ano eleitoral.

Como estão

Nos dois casos os pareceres do Ministério Público Eleitoral são pelo acatamento dos recursos propostos pela Coligação A Vontade do Povo e Procuradoria Regional Eleitoral.

Padrinho

O jornal ´Estadão´ informou que o chefe do setor de Inteligência da Receita Federal, Ricardo Feitosa, é uma indicação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Outra plataforma

Estamos lançando um novo espaço de informação e de análise para os que acompanham há muito tempo a coluna Aparte: é no YouTube.

Tema inicial: reforma previdenciária.

Acesso

É simples visualizar. Clique aqui.

´De volta pra casa´

O vereador Josemar Henrique (PRB – agora chamado de Republicanos) informou ontem que só ficará na presidência da Urbema até 30 de setembro próximo, e que já informou essa sua opção ao prefeito Romero Rodrigues.

Migração

O ex-vereador campinense Murilo Galdino (irmão do deputado Adriano Galdino, PSB, presidente da Assembleia Legislativa) deverá transferir o seu domicílio eleitoral para a cidade portuária de Cabedelo.

O detalhe

Murilo cogita disputar um cargo majoritário em 2020.

Imortal

Será às 19h desta sexta-feira a solenidade de posse do empresário Roberto Cavalcanti na Academia Paraibana de Letras.

A solenidade será na própria sede na entidade, que fica na rua Duque de Caxias, centro de João Pessoa.

Garimpo

O jornal O Globo (RJ) deu uma cutucada na senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). “A senadora do PP da Paraíba abriu as portas do gabinete para a família: contratou Marina Ribeiro Barbosa Gaudêncio, filha de sua prima, para trabalhar como assessora parlamentar, com salário de cerca de R$ 22,9 mil”.

Propriedade

A vereadora Sandra Marrocos (PSB-JP) deu, anteontem, uma ´espanada´ no governador João Azevedo (PSB): “O que eu disse e reafirmo é que esse governo não é só dele. É dele, é meu, é de quem construiu ao longo da história, é do PSB, da população”.

Desencanto

Ainda a socialista: “João, com todo respeito, apesar de caminhar conosco, nunca havia sido candidato a nada e Ricardo, num gesto de grandeza, que só as pessoas grandes e que pensam coletivamente podem ter, retirou sua candidatura ao Senado. Estou sim desencantada com a postura de João, estou desencantada com a postura de muita gente que estava ao lado de Ricardo nesta construção”.

Cadeira vazia

Dias atrás, o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma audiência aos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

Apenas uma ausência: o paraibano Vital do Rêgo Filho.

Da boca de…

“… Essas questões que dizem respeito aos partidos que nós não fazemos parte, elas precisam ser resolvidas no interior deles…” (prefeito Luciano Cartaxo, PV/JP, evitando botar a colher na crise do PSB).

Duro na…

O ex-senador Aécio Neves (MG) mostrou que continua com densidade no PSDB, apesar do desgaste que acumula há muito meses perante a opinião pública.

… Queda

Na votação da executiva nacional acerca do seu processo de expulsão, ele teve 33 votos a seu favor e uma abstenção.

Você…

Se você não acredita em coincidências na atividade política, tire as deduções no tocante ao que você vai ler a seguir.

… Decide

A assessoria do prefeito Romero Rodrigues informou que ele cumpria no dia de ontem uma agenda administrativa em Brasília.

Entre os compromissos, “ele se empenhou pela liberação de recursos para o setor de Saúde (…) até mesmo o Hospital de Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, do governo do Estado”.

Ampliação

“No caso do Trauma – acrescenta o texto – o empenho de Romero é no sentido de que sejam publicadas portarias pelo Ministério da Saúde assegurando a ampliação de leitos no hospital regional do governo do Estado em Campina”.

Destravamento

Em Campina Grande, o vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Alexandre do Sindicato (PHS), declarou em entrevista que “depois de oito anos de intensa perseguição por parte do ex-governador Ricardo Coutinho, recebi a confirmação de que recursos dos anos 2018-2019 destinados a Campina já começaram a ser discutidos pelo governo Azevêdo.

Discurso de louvor

Alexandre foi ainda mais enfático (e surpreendente): “Com certeza, é motivo para que eu vá à tribuna (da Câmara) e reconheça o trabalho do secretário Geraldo Medeiros (Saúde), bem como o do governo do Estado”.

Só para contribuir com as deduções do leitor, cabe citar uma frase do jornalista e escritor Caio Fernando Abreu: “O mundo, apesar de redondo, tem muitas esquinas”.

O PCdoB está com quem nessa confusão do PSB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube