Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 27/06/2018

Gangorra salarial

Para tentar destravar

Por determinação (pressão) do Conselho Nacional de Justiça, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba vai tratar, na sessão de hoje, sobre a vacância existente no Colegiado há 10 meses, desde a aposentadoria compulsória da desembargadora Maria das Neves do Egito Araújo.

O impasse retrata uma ampla discórdia na Corte acerca dos critérios e dos nomes habilitados para ocupar essa vaga.

 

Recorrentes

Os juízes Alexandre Targino Gomes Falcão (14ª Vara Cível); Aluízio Bezerra Filho (6ª Vara da Fazenda Pública); Carlos Antônio Sarmento (1ª Turma Recursal Permanente); Eduardo José de Carvalho Soares (2ª Vara de Executivos Fiscais); Eslu Eloy Filho (5ª Vara Criminal); Inácio Jário Queiroz de Albuquerque (2ª Turma Recursal Permanente); João Batista Barbosa (1ª Turma Recursal Permanente); José Ferreira Ramos Júnior (2ª Turma Recursal Permanente); Ricardo Vital de Almeida (Vara da Justiça Militar) e Túlia Gomes de Souza Neves (2ª Turma Recursal Permanente), todos da Comarca de João Pessoa, impugnaram o relatório da Corregedoria Geral de Justiça sobre esse caso.

Faz tempo

A escolha do 19º desembargador paraibano está suspensa desde agosto do ano passado.

Trincou

Na verdade, a ´fratura´ no TJ-PB está exposta desse o processo de escolha da nova mesa diretora, que culminou com um litígio mediado pelo Supremo Tribunal Federal.

Passou o bastão

A suplente de deputada (e vereadora pessoense) Elisa Virgínia (PP) declinou de assumir interinamente uma cadeira na Assembleia Legislativa, substituindo ao deputado Antonio Mineral (PSB).

Ela alegou que iria se dedicar à sua campanha rumo à Câmara Federal.

Pendência

Em verdade, existe uma discussão processual em curso acerca da possibilidade legal de se licenciar de um mandato parlamentar momentaneamente, assumir outro provisoriamente e depois retomar o mandato efetivo.

O da vez

Dessa maneira, quem faz assumir uma cadeira na ALPB é o suplente Aníbal Marcolino (Avante).

Só faltava…

Três partidos – PSB, PT e PSOL – decidiram ingressar no Supremo Tribunal Federal com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a proibição de realização de showmícios e eventos similares.

… Essa

Essas legendas também querem abolir a proibição quanto à apresentação de artistas em comícios e reuniões eleitorais, quando feitas de modo gratuito, sem cobrança de cachê.

Agradando

O prefeito Luciano Cartaxo (PV-JP) declarou ontem que fazia uma “avaliação extremamente positiva” da evolução da pré-campanha de seu irmão Lucélio Cartaxo (PV), postulante ao governo estadual.

Interlocução

“É uma aliança com dois quadros novos na política paraibana (Lucélio e sua vice, Micheline Rodrigues)”, observou LC, para frisar que ambos possuem “capacidade de ter diálogo com a sociedade”.

Tangente

Ao ser questionado como está conduzindo o relacionamento político com o seu vice-prefeito, Manoel Júnior (PSC) – que deverá concorrer a uma vaga no Senado por outra coligação -, Luciano assinalou que “nós estamos alinhados, mas a composição da chapa será feita ouvindo todos os partidos que já estão na coligação que apoia Lucélio e Micheline. Esse é o grande objetivo: dialogar com todo mundo e com aqueles partidos que querem chegar perto, que querem compor essa coligação”.

Convergência

Ainda segundo o prefeito, “o que vai prevalecer é o entendimento para preservar o futuro da Paraíba, objetivando levar esperança ao povo para se fazer um governo mais humanizado, com mais resultado na qualidade de vida da população”.

Vergonhosa

A decisão de uma das turmas do Supremo Tribunal Federal (2ª), ontem, soltando o ex-superministro dos governos Lula e Dilma foi patética.

Tese sobre…

Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski atropelaram uma decisão do Plenário (soberano) do STF – que possibilita a execução da pena após a confirmação em 2ª instância -, sob o pífio argumento de que existem recursos que poderiam reduzir em alguns anos a pena de 30 anos imposta ao petista.

… O acessório

Ou seja, desconsideraram a confirmação da condenação para se agarrarem à possibilidade de eventual redução da pena.

Insinuação

“Cada um sabe a mirada que lhe pertence”, lamentou o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF e ´voto vencido´ nesse julgamento de ontem.

 Situando

´Mirada´ vem a ser “fixar os olhos em alguém”.

Dito de outro jeito: Fachin quis dizer que a decisão levava em conta o autor do recurso.

Da boca de…

“… O PT sabe de onde vem, onde está e onde quer chegar. O PT identifica muito claramente quem são os seus aliados e os seus adversários. O PSB é o nosso maior aliado aqui no Estado. Sabemos que o PDT é um aliado nosso aqui na Paraíba e em nível nacional. Que o PCdoB é nosso aliado aqui no Estado. Sabemos que o Democratas, o PP, o MDB, o PSDB e o PV são os nossos adversários…” (Jackson Macedo, presidente do PT/PB, ao responder às críticas à legenda feitas pelo governador Ricardo Coutinho).

Pode rolar

Diante do desgaste do governador Fernando Pimentel (MG), envolvido com denúncias ´até o pescoço´, começa a surgir um movimento no PT local para que a ex-presidente Dilma Rousseff desista de disputar uma cadeira no Senado e tente um mandato de governadora.

Desproporção

Pesquisa de dois economistas (André Gamerman e José Márcio Camargo), publicada no jornal O Globo, mostra que nove em cada dez servidores públicos ganham acima de R$ 2,5 mil mensais, enquanto oito em cada dez trabalhadores ganham menos de R$ 2,2 mil por mês.

Elite

Ainda conforme a publicação, entre os 10% mais ricos da população, agora estão 67% dos servidores civis federais; 45% dos estaduais, e, 20% dos municipais.

Desnível

A União paga salários 65% acima da média do setor privado.

Os estados remuneram 30% acima das empresas.

Cipoal de acréscimos

O Ministério do Planejamento elencou 532 formas de remuneração no governo federal, para 99 mil cargos e funções premiadas, passíveis de livre nomeação.

 

´Brecha´ que passa José Dirceu passa Lula?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube