Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 15/01/2021

Futuro em pauta com o ´capitão´

À deriva

A pandemia nos converteu de despretensiosos estudiosos das tragédias que marcaram a humanidade, nas aulas muitas vezes enfadonhas de História, em protagonistas à deriva de dramas pessoais ou vítimas compulsórias de amputações sentimentais.

Vivenciamos com intensidades e frequências distintas e oscilantes, os dolorosos efeitos nefastos de um vírus ainda pouco conhecido, e que apesar de sua ação voraz, surpreendentemente está sendo incorporado à rotina de fatia expressiva da população, que o subestima em que pese a escalada de dezenas de milhares de vítimas fatais no País.

Mudas

Para um recorte de pessoas, o vírus é uma abstração distante.

É como se esse grupo estivesse despossuído dos ouvidos, ignorando peremptoriamente a catequese sistemática que tem sido feita no campo da prevenção.

Ocaso

O dia de ontem foi novamente marcado por despedidas indesejáveis e antecipadas.

O corpo do amigo e jornalista campinense Fernando Soares quedou-se à ação devastadora do vírus. Foram muitas dias de resistência e de apego à vida.

Síntese

Talvez uma simples expressão resuma a trajetória de Fernando no plano pessoal e profissional: um agregador; um artesão no genuíno ofício de semear amizades e de regá-las a cada aurora.

Além da vida

Na hora da despedida, resta vivificar as conversas de tantos anos e a gratidão pela longeva convivência.

Podemos chamar isso de saudade, a “presença dos ausentes”, na preciosa definição do escritor Olavo Bilac.

Cientes

Uma surpresa desagradável, mas previsível, para alguns vereadores da nova legislatura na Câmara Municipal de Campina Grande: foram notificados, dias atrás, acerca das ações que tramitam na Justiça relacionadas a possíveis candidaturas ´laranjas´ de mulheres.

Rumo

“Caminhar na direção de um Tribunal 5.0, atual, moderno, vigilante e justo”.

A frase é do conselheiro Fernando Rodrigues Catão no arremate de seu discurso, ontem, ao assumir, pela segunda vez, a presidência do Tribunal de Contas da Paraíba.

Corregedoria

O procurador de justiça Álvaro Cristino Pinto Gadelha Campos foi empossado ontem no cargo de corregedor-geral do Ministério Público da Paraíba, sucedendo a procuradora de Justiça Vasti Cléa Lopes.

Retaguarda

Álvaro vai liderar uma equipe formada pela procuradora de Justiça Kátia Rejane (sub-corregedora-geral) e pelos promotores-corregedores, Anne Emanuelle Malheiros Costa, Rodrigo Silva Pires de Sá e Clístenes Bezerra Holanda, que serão empossados hoje.

Da boca de…

“… Não há como aplaudir um governo que gosta do cheiro da morte…” (governador João Doria Júnior, PSDB/SP, sobre o governo Bolsonaro).

´Ponto morto´

O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) descartou, no curto prazo, autorizar a atualização da tarifa de ônibus urbano em Campina Grande.

Premissa

Segundo ele, será preciso estabelecer uma discussão mais aprofundada sobre o setor, e também a volta plena da frota fixada para a cidade.

Diário Oficial

Cássio Murillo Galdino de Araújo (irmão do deputado-presidente Adriano Galdino) foi elevado da condição de secretário executivo para secretário titular da Secretaria de Articulação Política do Estado, diante da recente exoneração do antigo titular, o hoje deputado Jutay Meneses (Republicano).

Outro…

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa poderá ficar ainda mais ´encolhida´ com a morte do deputado João Henrique (PSDB).

… Desfalque?

É que a nova titular do mandato, Jane Panta (PP), poderá ´embarcar´ na relação ´vento a favor´ entre o seu partido e o governo João Azevedo (Cidadania).

Conduta

“Quem conhece Veneziano, quem sabe da minha postura. Quem sabe toda a história política e pessoal, tendo aprendido com meus pais, tendo aprendido com os amigos, com os eleitores, sabe muito bem como eu me comporto”.

Reingresso

A afirmação é do senador Veneziano Vital, ao ser indagado se o seu retorno ao MDB estaria vinculado à sua ascensão ao comando da legenda no Estado.

´Namoro antigo´

“Eu não entro, nem nunca entrei, para ter propósito de comando. Eu sou um colaborador, como fui no PDT, como assim fui no MDB durante 15 anos, como fui no PSB durante dois anos. O convite foi feito desde 2019, quando se ventilou a minha saída do PSB por força daqueles estremecimentos existentes entre o ex-governador Ricardo (Coutinho) e o governador João Azevêdo”, acrescentou o ´V´.

Da boca de…

“… Ter medo da vacina é ridículo e, sendo um pouco rude, é burrice…” (médico Dráuzio Varella).

Próximos capítulos

O ex-prefeito Romero Rodrigues, presidente do PSD na Paraíba, teve um encontro ontem com o presidente Jair Bolsonaro, na sua passagem por Brasília.

“Tratamos de assuntos relacionados à Paraíba”, disse (genericamente) Romero após a conversa.

À coluna APARTE, Romero acrescentou que a política paraibana e nacional também transitou no diálogo.

Mudança no secretariado...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube