Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 27/02/2021

Freio na desfaçatez

Aposta no desconhecido

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostram que, entre março e dezembro de 2020, a venda de azitromicina aumentou 43,6% no Brasil em comparação ao mesmo período de 2019.

A droga integra o chamado ´tratamento precoce´, que, apesar da defesa do presidente Jair Bolsonaro, não tem eficácia comprovada.

O levantamento, destacado no ´Estadão´, aponta a venda de quase 2,5 milhões a mais de caixas do antibiótico.

Desconexão

A pesquisa dos epidemiologistas foi feita com base em dados da Anvisa.

Segundo o estudo, os municípios que mostraram aumento no consumo do medicamento não tiveram redução na taxa de mortalidade da covid-19.

Proporção

O pico da venda do remédio no País foi em maio último, sete vezes a mais na quantidade de caixas do que em 2019.

Amazonas

Em Manaus (AM), onde a nova cepa do vírus já causou colapso mais uma vez no SUS, a venda de Azitromicina quase triplicou no período.

Autoria

A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto Mandacaru (reúne estudos sobre o coronavírus) e teve como autores Alexandre Medeiros de Figueiredo, Alberto Luiz Gerardi e Rômulo Kuenrath Pinto Silva, ainda segundo o jornal.

Hein?

“Eu nem cheguei a ouvir”.

Foi a reação do vereador Alexandre Pereira (PSD), ao ser indagado sobre a recente declaração da vereadora Ivonete Ludgério (PSD), segundo a qual ele não era seu líder.

A quem compete

“Cada companheiro (a) está livre para tomar qualquer posição e qualquer direção na Câmara. Quem me escolheu para ser líder foi o prefeito Bruno Cunha Lima”, acrescentou Alexandre.

Prioridade

A questão armamentista se constitui no assunto mais movimentado pelo presidente Bolsonaro desde que assumiu o governo.

São mais de 30 decretos e regulamentações.

Foco

Essas medidas têm como objetivo predominante ampliar o uso e o acesso a armas de fogo por parte do cidadão comum, bem como o relaxamento do controle que tradicionalmente era feito pelo Exército ou pela Polícia Federal, e que passa a ser
responsabilidade de clubes de tiros.

O detalhe

Alguém enquadrado na condição de colecionador já pode adquirir até 60 armas de maneira legal.

Retificação

Na edição de ontem, a Coluna publicou, equivocadamente, que o vereador Rubens Nascimento era o vice-líder do governo no Legislativo campinense.

Na verdade, Rubens é líder da bancada do Democratas. O vice-líder governista é o seu companheiro de legenda, Waldeny Santana.

Alô!

Os representantes de Campina Grande no Congresso Nacional precisam retomar a mobilização com relação às obras de duplicação da BR 230 rumo ao Sertão.

A propósito

O que têm feito os deputados federais ´made in Campina´ pela cidade em termos de pronunciamentos e de ações em prol do município, além das compulsórias emendas ao Orçamento Geral da União?

´Mais embaixo´

O imobilismo dos ´serranos´ também se reproduz em termos de Assembleia Legislativa.

O ´capitão´

“Não reclamo das dificuldades. Sofro ataques 24 horas por dia (…) Não me vão fazer desistir porque, afinal de contas, eu sou imbrochável”.

Em discurso, ontem, na inauguração de trecho da BR-222, no município de Tianguá (CE).

Boa noticia

Tem evoluído positivamente o quadro de saúde dos três membros da família Carlos (Grupo São Braz) que se encontram internados em São Paulo, devido à Covid-19: empresário José Carlos da Silva Júnior e os seus filhos Eduardo Carlos e Ricardo Carlos.

Recondução

O deputado federal Baleia Rossi (SP) foi reconduzido à presidência nacional do MDB até outubro do próximo ano.

Acéfalo

Segue pendente a definição sobre a presidência do diretório do MDB na Paraíba, diante do recente falecimento do ex-senador José Maranhão.

Obviedade

Todo mundo sabe que o senador Veneziano Vital vai mandar no MDB/PB.

A dúvida é se isso ocorrerá direta ou indiretamente.

A voz…

APARTE tem recolhido de seus leitores a resposta para a pergunta: ´Que música gostaria de ter composto?´

… Do coração

A indicação deste sábado é de Sérgio Farias, servidor público municipal campinense: “Vou me embora”, do cantor e compositor Paulo Diniz.

Uma ´canja´

“Vou-me embora/ Vou-me embora/ Vou buscar a sorte/ Caminhos que me levam/ Não têm Sul nem Norte/ Mas meu andar é firme/ E meu anseio é forte/ Ou eu encanto a vida/ Ou desencanto a morte…”

Serviço

Escute a música clicando aqui.

Recuo

O relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial, senador Marcio Bittar (MDB-AC), afirmou ontem que vai “aceitar a derrota” e retirar do texto a proposta de desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação.

A voz…

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), recuou da sua intenção de aprovar, com celeridade, a proposta de emenda constitucional (PEC) da imunidade parlamentar.

… Das ruas

Diante da incisiva reação de muitos parlamentares – e principalmente de segmentos da opinião pública –, Lira determinou a criação de uma comissão especial para analisar o texto.

Violação flagrante

Uma das vozes que se levantaram contra essa ´blindagem´ dos congressistas foi a do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto.

“Não se pode aprovar emenda a toque de caixa, a repique de sino. Isso é violar a solenidade que a Constituição estabelece para a processualidade das emendas (…) A Constituição é um todo lógico, concatenado. Saúde e educação são políticas públicas de Estados, permanentes.”

Quantos vereadores tem a oposição em Campina Grande?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube